quinta-feira, 21 de março de 2013

ONG CURUMIM QUALIFICA PARTEIRAS TRADICIONAIS INDÍGENAS


 

Quinta-feira, 21 de março de 2013 –

Divulgação – 13:11
 

A ONG CURUMIN de Recife /PE com o apoio do Ministério da Saúde, do Governo do Estado e da Secretaria Municipal de Saúde de Maués, DSEI/Parintins, estão no período de 18 a 23 de março de 2013 no Museu do Homem de Maués realizando o Curso de Qualificação e Inclusão das parteiras tradicionais da etnia Sateré Maué no SUS.

Devido às dificuldades geográficas naturais da nossa região, essas parteiras num gesto de generosidade além da tradição, dedicam-se a auxiliar mulheres durante sua gravidez, parto e pós-parto, dentro de seus saberes culturais.


Neste momento partilhamos esses conhecimentos para fortalecer a gravidez e o nascimento seguro e assim, evitar em conjunto, mortes maternas e neonatais para o bem da população de Maués.

Ressaltamos a defesa na realização do parto domiciliar, evento que acontece desde sempre em todo Brasil, uma vez que, não há unidades de Saúde, nem profissionais em todos os lugares do território nacional em tempo integral.

Construímos o conhecimento através da realidade das indígenas Sateré Maué de como fortalecer o trabalho que já fazem, aproximando-as do Sistema de saúde local, e intensificando as ações de humanização, todos juntos contribuírem para o sucesso da gravidez e do parto.

EQUIPE

Grupo Curumim (Recife - PE) - Paula Viana (Coordenadora) - Andréia Freitas –

Coordenação Estadual de Saúde da Mulher - SUSAM - Suzana Costa Representante do Ministério da Saúde - Luciana Fonseca

Secretaria Municipal de Saúde de Maués - Francisca de Lima Ribeiro Hospital D. Mundiquinha - Adriana Gomes

Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena de Parintins - Terezinha Pereira

Representante das Parteiras Tradicionais - Marcelina da Silva Batista (Pólo Santa Maria)

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG