quarta-feira, 27 de março de 2013

ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MAUÉS RESGATA CIDADANIA


Rafael Michiles - ASCOM

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Maués (Semas) termina esse primeiro momento emergencial do governo com uma árdua missão: resgatar a cidadania do povo maueense. O objetivo da nova secretária Ruth Ana Góes é realizar mudanças significativas, com atendimento das necessidades básicas e a promoção do desenvolvimento pessoal, familiar e social da população, contando com uma equipe multiprofissional de assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e técnicos, todos envolvidos nessa tarefa.


Ruth Ana - Secretária da SEMAS
De acordo com a secretária, a Semas estava totalmente desprovida de informações e material de trabalho, no sentido de dar continuidade aos programas, alguns, inclusive, que o município estava prestes a perder por falta de relatórios e informações corretas. “Mas graças a Deus e a dedicação de toda essa equipe técnica, administrativa e voluntária, que se comprometeu de fato, conseguimos a permanência de todos os programas”, desabafou.

Inclusive algumas ações já foram desenvolvidas, mesmo face às dificuldades. Entre elas a comemoração do Dia Internacional da Mulher, que aconteceu em todos os Centros de Referência da Assistência Social, no último dia 08, com a participação do prefeito Pe. Carlos Góes, onde houve divulgação dos programas e serviços ofertados nos CRAS, bem como palestras sobre a Lei Maria da Penha, ministradas por técnicos e policiais civis e militares, distribuição de brindes e cartilhas sobre benefícios, além de serviços de manicure e cabeleireiro.


PROGRAMAS E SERVIÇOS

Dentre os programas de maior destaque estão o Renda Cidadã; Minha Casa, Minha Vida; Bolsa Família, Projovem, Peti, CCI, CRAS E CREAS.O Renda Cidadã é um programa de inclusão social de famílias de baixa renda e vulnerabilidade social. O recadastramento encerrou em fevereiro. Atualmente está em fase de triagem para verificação dos cadastros. Segundo Francimara Lira, coordenadora do programa, o “Renda” perdeu a essência em atender somente pessoas de baixa renda. Na última edição, em dezembro passado, 1224 famílias foram atendidas. No novo banco de dados da Semas, até agora 850 famílias estão com cadastro atualizado. “O motivo da diminuição de beneficiários é que muitos que recebiam a bolsa não se encaixavam no perfil do programa”, alertou Mara.

A secretaria obedece os critérios sociais de avaliação para inclusão no cadastro. Assim como é feito no Bolsa Família (programa federal que está em fase de atendimento do público para inclusão de crianças e verificação de cartão, bem como triagem desses cadastros), cada família vai receber o benefício de acordo com sua realidade social, resgatando, então a natureza do programa.

O Minha Casa, Minha Vida, que dá o acesso ao financiamento da casa própria, está em fase de execução, com reunião entre as famílias beneficiadas, cadastro e análise do cadastro e auxílio moradia do programa. A Semas disponibiliza técnicos para verificação dos 600 cadastros, sendo que 500 serão contemplados nas unidades habitacionais que estão sendo construídas próximo ao Bairro Senador José Esteves.

Os programas Projovem, Peti e CCI têm como foco trabalhar a proteção social básica de jovens, crianças, adolescentes e idosos, respectivamente. O Projovem, que trabalha com pessoas de baixa renda de 15 a 17 anos, está na fase de busca ativa para a montagem de coletivos por coordenadores, orientadores sociais e facilitadores de oficinas. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil está fazendo atualização cadastral e planejamento socioeducativo entre os coordenadores. O Centro de Convivência do Idoso é um dos mais animados. Os senhores e senhoras que participam se sentem à vontade nas oficinas, atividades físicas, passeios e danças que são apresentadas pelos alunos da melhor idade. Todos os programas têm previsão de retorno das atividades para o início de abril.

Há ainda o serviço do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, que oferta serviços de proteção básica, grupos de convivência (mulheres, grávidas, crianças, jovens e idosos). A psicóloga Raika Dameane, do CRAS II salienta ainda, as orientações sobre  benefícios previdenciários, visitas domiciliares, atendimento psicossocial, e inserção dos usuários na rede das políticas públicas de cidadania, “com o foco totalmente voltado para o fortalecimento dos vínculos familiares de cada participante”, observa.

COMPROMISSO COM O CIDADÃO

Todo esse acerto nas atividades da Semas, segundo Ruth Ana, é fruto do esforço de uma equipe engajada, voltada a fazer um trabalho coerente e correto. “Hoje contamos com uma equipe comprometida com a mudança, com seriedade nas nossas ações para que sejam diminuídos os processos excludentes na nossa cidade”, pontua.

Ela também atribui a responsabilidade do prefeito Pe. Carlos, que “tem dado apoio e incentivo para que nosso povo tenha seus direitos respeitados” e assume o compromisso de direcionar a assistência social com seus programas às pessoas que realmente necessitam. “Só assim iremos acabar com o mero assistencialismo, um dos responsáveis pelas desigualdades sociais. É nesta perspectiva inclusiva que a Semas vai traçar suas ações, de forma que todos os cidadãos sintam-se responsáveis pelas mudanças”, finalizou.

2 comentários:

  1. Ha muito tempo nossos vereadores nao trabalhavam.Hoje estou lendo esta denuncia,trabalho de nossos representantes.Falta mais.
    A construcao das casas do Ingra que estao inacabadas.No entanto parabens vereadora.

    ResponderExcluir
  2. Sera que na pr�tica isso funciona de fato?

    ResponderExcluir

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG