quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O SAAE TEM JEITO - ALGUMAS SUGESTÕES PARA RECUPERAR O SAAE


Maués, quarta-feira, 02 de janeiro de 2013

Aldemir Bentes.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, uma autarquia municipal, sofreu nestes últimos 12 anos, um verdadeiro bombardeio de péssimas gestões.

A autarquia e seus bravos funcionários, cujos salários estão em condições de igualdade com a mesma, não têm reajuste salarial durante todos esses anos, mesmo assim, aos troncos e barrancos, fazem o que podem para fornecer água potável a população, mesmo de forma precária.

Essas precariedades se refletem na escassez no fornecimento contínuo de água,  em muitos bairros de Maués. Em outros, a água chega,  mas sem pressão suficiente para o fornecimento adequado nas residências, isto é, a água nas torneiras é fraca.

A irresponsabilidade do último gestor foi tamanha que hoje, o SAAE deve, só de energia elétrica, mais de 1 milhão de reais.

Se isso não bastasse, a luz do prédio administrativo foi coratada por falta de pagamento. Todo o complexo administrativo está em completo abandono, verdadeiro capinzal misturado ao lixo. O prédio necessita urgente de pintura e o telhado requer reparos urgentes.

As bombas de água que servem para impulsionar água para as residências, estão obsoletas e funcionam à base do improviso e “maquiagem”.

Nesses anos todos, a autarquia não pôs em prática nenhum cronograma de metas e ações, visando manter a autarquia sempre competitiva e atuante no mercado a qual pertence que é o fornecimento de água potável.

Tudo sucateou, e a motivação aos funcionários não existe.

O novo gestor, senhor Edmilson Rocha, vai ter que aplicar um choque de gestão, elegendo prioridades, a curto, médio e longo prazo, visando a recuperação patrimonial e financeiro-administrativo, saneando os problemas encontrados, para que a mesma possa oferecer um serviço de qualidade e  confiabilidade à população de Maués que atingiu mais de 52 mil habitantes, segundo dados do IBGE.

Conhecedores do problema crônico de gestão do SAAE, propomos algumas ações de curto prazo, visando amenizar alguns problemas mais urgentes, evitando  penalizar ainda mais a população que já sofre as consequências da irresponsabilidade de um gestor incompetente como foi o da última administração.

Assim, apresentamos algumas sugestões que acreditamos que irá contribuir para a recuperação do SAAE de Maués.

1.       Promover o recadastramento de todos os consumidores ativos;

2.       Propor, após, ampla divulgação junto a população, o fornecimento de água até às 0 horas nos dias de segunda, terça, quarta e quinta-feira, retornando às 5 horas. Nos finais de semana, a partir de sexta até domingo e nos dias de eventos, 24 horas até a autarquia se equilibrar financeiramente.

Com esta ação, serão economizados 04 horas diárias de consumo de energia elétrica em todas as bombas hoje em atividades;

3.       Promover junto aos consumidores inadimplentes (devedores) ampla negociação para quitação de suas dívidas:

a)      Implantação, caso não haja, da modalidade de parcelamentos de débitos.

b)      Ampliação de prazos para a quitação da dívida – Parcelamento, com um percentual mínimo de entrada.

c)       Dispensa ou diminuição de multas e juros para a quitação de dívidas, com pagamento a vista.

 

Com esses procedimentos, recursos entrarão no caixa da autarquia, podendo inclusive, efetuar novos investimentos, como a automatização de seu sistema operacional.

Essa é a nossa contribuição como cidadão de Maués e que acreditamos que com responsabilidade na gestão da coisa pública, os serviços podem melhorar para a população que paga por um serviço que deve ser sempre de qualidade.

 

Um comentário:

  1. Bateu FORTE no rasalvo...+ ao mesmo tempo JUSTO, pq o cara foi imcompetente mesmo!

    ResponderExcluir

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG