segunda-feira, 30 de abril de 2012

PCdoB lança pré-candidatura de Paxico à Prefeitura de Maués

O PCdoB-AM aprovou a pré-candidatura de Francisco de Assis Almeida, o Paxico, para a prefeitura de Maués, no Encontro de Dirigentes Estaduais da legenda, realizado no último sábado (28), na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). A atividade reuniu dirigentes municipais comunistas de mais de 40 municípios e serviu para o partido definir estratégias eleitorais em todo estado.

O nome surgiu com as reviravoltas da política na terra do guaraná. A impossibilidade da pré-candidatura do Padre Carlos Góes (PT) fez com o grupo que se formava em torno dele indicasse Paxico como alternativa para manter o campo de oposição unificado. O pré-candidato busca na confiança depositada pelos apoiadores o estímulo para entrar na disputa. “Com o impedimento do Pe. Carlos, um grupo forte que vinha se formando em torno dele e que tem o objetivo de resgatar a beleza de Maués, tão arranhada pela administração atual, indicou meu nome. Sei que é uma responsabilidade muito grande, mas o apoio de pessoas e famílias idôneas e respeitadas do município fizeram com que eu aceitasse o desafio”, afirmou. O presidente em exercício do PCdoB-AM, Antonio Levino, definiu como o partido encara o cenário em Maués. “Para o PCdoB é uma boa notícia, ainda mais porque a decisão nasce de um grupo amplo. Isso demonstra que o nosso partido é visto como uma força política interessante no município e nos permite sair da condição de coadjuvante para nos tornamos protagonistas. E para o Paxico, fica claro que é um nome com densidade eleitoral e que tem condição de reunir o sentimento da população local de encontrar uma alternativa que não os frustrem”, avaliou. Membro da direção estadual do PCdoB e destacado para acompanhar as articulações do partido com o grupo que deve dá sustentabilidade à candidatura, Miguel Pacheco, demonstrou-se entusiasmado com a disputa municipal. “O Paxico representa algo novo em meio à crise de ética que Maués vive há alguns anos, com as últimas administrações. Queremos transformar essa campanha numa onda de cidadania e elevar a auto-estima da população. Colocar Maués numa agenda positiva”, disse.
Com isso, o bloco de oposição e que apresenta o fervor mudancista na terra do guaraná retira o nome de um padre para apresentar Francisco de Assis, que não é santo, mas, segundo ele próprio, “vamos trabalhar para colocar a cidade num bom caminho”. Pré-candidatos em Maués Além de Paxico (PCdoB), três outros pré-candidatos formam o cenário da disputa pela prefeitura de Maués: Alfredo Almeida (PMDB), Sidney Leite (DEM) e Andreia Nascimento (PSD). O primeiro foi candidato várias vezes, o segundo já teve mandato de prefeito e atualmente, está inelegível e a última representa o grupo que está à frente do executivo municipal.

Anderson Bahia Secretário de Comunicação do PCdoB-Manaus 9228-6663

Farofa de ovo (Conversa com meu pai III)

(Artigo publicado na edição de 30/04/12)
Por Marcelo Ramos

Ei pai. Tá por ai? Lembra a farofa de ovo que você fazia pra mim? Você ia jogar dominó na casa do seu Zé Cordeiro e eu adorava ir junto, mesmo sem ter nada pra fazer lá. Ficava tomando todo o café, brincando de sinuca e peruando o dominó. Pensava no dia que sentaria na mesa com o senhor. Não deu tempo, né pai?! Deus te levou antes que eu pudesse pra fazer dupla contigo. Mas já falamos sobre isso. Eu quero mesmo é falar da farofa de ovo. Na volta, parávamos no Popeye pra fazer um lanche, mas eu preferia quando você fazia comida pra mim. Lembrei disso porque eu estava aqui na sala e o Gabriel pediu pra eu fazer farofa de ovo. Engraçado, pai, como eu senti orgulho disso. De levantar e fazer farofa de ovo pro Gabriel. Ele comeu, foi dormir e eu fiquei aqui na sala pensando como essas pequenas coisas tornam-se imensas quando chegam ao coração. Será que um dia ele vai lembrar da farofa de ovo, como eu lembro da que você fazia pra mim? Acho que a única forma que tenho de ter certeza de que ele lembrará é sendo um bom pai, alguém de quem ele sinta orgulho e que lhe dê a segurança necessária na caminhada. Pai, você foi isso pra mim nos 12 anos que estivemos juntos, por aqui – digo: por aqui, porque, na verdade, sinto que estamos juntos sempre – foi meu exemplo e meu porto seguro. Pai, tio Fernando deve está ai com você. Lembrei dele também, quando peguei o feijão gelado na geladeira e misturei com a farofa de ovo. Ele sempre comia feijão gelado quando ia jogar dominó lá em casa. Ele apronta muito por ai? Porque aqui, o Boquita, era uma grande figura, sempre alegre e espirituoso. Mande um beijo pra ele. Pai, eu vivo uma fase especial da minha vida. Mais maduro, mais perto da minha família e muito mais feliz. Engraçado como são essas coisas simples da vida que ficam guardadas pra sempre na lembrança e no coração. As vezes, em algumas famílias, sobra dinheiro, sobra poder, mas falta farofa de ovo com feijão gelado. Vou fechar os olhos pra sentir teu abraço...Obrigado pai. Boa noite.

BAIRRO SENADOR JOSÉ ESTEVES, ALAGADO E ABANDONADO



O Bairro senador José Esteves, o mais novo da cidade, sofre agora com alagações e abandono por parte da atual administração. Os erros começaram desde a fundação do Bairro. Primeiro, a área escolhida era área de alagação, por existir pequenos igarapés na região que em época de cheia, apareciam. Desta forma, não foi feito um aterro eficiente e não colocaram esgoto para as águas pluviais, deixando as ruas do bairro, a mercê das chuvas e das enchentes anuais. Em 2009, muitas ruas e casa sofreram com a enchente, ficando debaixo d´água, no entanto, a atual administração, que só funciona no rádio, nada fez para sanar os problemas e evitar novas situações de alagamento. Agora, com as fortes chuvas e a enchente anormal, os problemas voltaram à tona. O poder público, esse mesmo que quer continuar no poder, nem por lá apareceu para socorrer os moradores, e se eles, quiseram, tiveram que escavar valas para o escoamento das águas. Segundo eles, "o pessoal da prefeitura" só prometeu que daria um cano para que a rua não ficasse intransitável, mas, ficou somente na promessa e são eles (moradores) que estão arcando com tudo, inclusive, cavando na estrada dos Moraes para se evitar a formação de um rio.
Chamado de bairro aristocrático, os moradores amargam a falta de investimento em infra estrutura para que de fato, o bairro possa ser propício para a habitação das pessoas.

50 Casas

Ultimamente, foram distribuídas 50 casas, fruto de convênio com o Governo Federal, mas, a administração municipal resolveu doar somente para amigos e pessoas do poder, deixando famílias que realmente precisam, de fora do programa. Agora, existem cerca de 19 famílias desabrigadas, morando nas dependências da escola municipal Jandira Mc Comb, o que gera outro problema, a falta de aula naquela escola, prejudicando centenas de alunos. Enquanto isso, a administração Ilha da Fantasia, se rasga pelo interior tentando enganar nossos ribeirinhos, prometendo o que não podem cumprir, pois foram incapazes de resolver muitos problemas que já duram anos, como exemplo, as alagações no Bairro senador José Esteves.

domingo, 29 de abril de 2012

ENCONTRO DO VEREADOR EDILSON NEGREIROS COM O SENADOR EDUARDO BRAGA.


Acaba de ser realizado na direção regional do PMDB em Manaus encontro do vereador EDILSON NEGREIROS do PMDB com o Lider do Governo Dilma no senado, o Senador EDUARDO BRAGA, na qual o vereador entregou nas mãos do senador, abaixo assinado da população maueense que reivindica a ampliação da pista do aeroporto de Maués, bem como, a iluminação para que o município seja servido com vôos regulares da empresa aérea TRIP. Durante o encontro o vereador Edilson Negreiros tratou também de assuntos relacionados ao Linhão de Tucuruí e do programa luz para todos que atenderá várias comunidades do município de Maués. Após o encontro, o senador Eduardo Bragra concedeu uma entrevista a Rádio Guaranópolis de Maués onde prometeu viabilizar todas as revindicações feitas pelo vereador Edilson Negreiros. Acompanhem a entrevista que será veiculada no início da semana na Rádio Guaranópolis.

PT DE MAUÉS REALIZA ENCONTRO DE DEFINIÇÃO DE TÁTICA ELEITORAL



Os filiados do Partido dos Trabalhadores - PT Maués, realizaram agora a pouco, na sede dos Pescadores Z-16 de Maués, o Encontro de Definição de Tática Eleitoral, em cumprimento ao Calendário Eleitoral para as Eleições de 2012.
Ficou definido que o Partido continuará buscando candidatura própria, cujo processo se encerrará no dia 30/06/2012. Caso não seja concretizado até a data limite, o partido, através de seu diretório municipal, buscará alianças com outros grupos políticos. Até o momento, existem dois nomes concorrendo a pré-candidatos do PT. Por outro lado, o partido está buscando os nomes para o cargo de vereadores, cujos nomes, serão submetidos a convenção do dia 30 de junho de 21012.





















sábado, 28 de abril de 2012

Reunião realizada pelo PMDB acaba sem anúncio de pré-candidato

sexta-feira, 27 de abril de 2012


O senador Eduardo Braga se liminou a orientar grupos políticos do interior na ocasião, já que, durante o encontro, estiveram representadas todas as prefeituras do Estado, de acordo com ele A primeira reunião realizada oficialmente em Manaus pelo PMDB para tratar das eleições municipais deste ano serviu para que o senador Eduardo Braga, presidente regional da sigla e líder do governo Dilma Rousseff no Senado, orientasse as lideranças do interior quanto à manutenção das alianças com os partidos que apóiam a legenda. Para tanto, estiveram presentes representantes das seguintes siglas: PCdoB, PP, PSD, PT, DEM, PTB e PSC. O evento ocorreu na tarde desta sexta-feira (27/04), no Conjunto Morada do Sol, Aleixo, Zona Centro-Sul da capital. Eles estiveram representados pelo secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Eron Bezerra; pelos deputados federais Pauderney Avelino, Sabino Castelo Branco (PTB) e Rebecca Garcia (PP), pelo ex-senador João Pedro (PT), pelo governador Omar Aziz (PSD) e pelo deputado Francisco Souza (PSC), mostrando mais uma vez que a tendência é que o grupo escolha, para a capital, um único candidato para prestar apoio. Durante a reunião foi definido, ainda, que serão realizados três outros encontros – um deles na tarde de hoje – com grupos formados pelos 25 prefeitos e os representantes das demais prefeituras do interior que participaram da reunião, hoje. As outras duas reuniões ocorrem na tarde deste sábado e na próxima segunda-feira (30/04). A expectativa de que fosse anunciada a pré-candidatura do deputado estadual Marcos Rotta (PMDB) não foi correspondida até o momento.

Fonte:ACRITICA.COM
Postado por Portal Terra das cachoeiras às 23:

sexta-feira, 27 de abril de 2012

SIDNEY LEITE E AVELINO EM PÉ DE GUERRA NO DEM

Matéria extraída do Portal em Tempo
Abr 27 |09:03
Apesar de serem presidente e vice-presidente regionais do DEM, os deputados federal e estadual Pauderney Avelino e Sidney Leite, respectivamente, não estão em sintonia e, sequer estão tendo um bom relacionamento interpartidário.
Leite está inelegível, condenado pelo TCU

 “Não temos diálogo. Isso dificulta o crescimento do partido”, revelou Leite. Ele acrescentou que, apesar de ser um dos dirigentes da sigla, este ano ainda não foi convidado para nenhuma reunião do diretório. Procurado pela reportagem, o deputado federal Pauderney Avelino afirmou que quem cuida da agenda do partido é o secretário-geral do DEM, o responsável por enviar os convites para todos os filiados. Mesmo tentando disfarçar a rivalidade, ao ser perguntado se apoiaria a candidatura de Sidney Leite à Prefeitura de Maués, Avelino demonstrou em seu tom de voz uma ‘rincha’ com Sidney. “Isso é uma questão local e será definido pela executiva de Maués”. Nos bastidores, especula-se que Avelino estaria mais simpático à candidatura do ex-deputado federal Humberto Michiles (PR), inclusive, oferecendo apoio do DEM. O vice-presidente declarou que as decisões na agremiação são tomadas de formas unilaterais pelo presidente, que, por sua vez, rebateu afirmando que o partido sempre esteve aberto para todos os filiados, inclusive para Sidney. “Hoje o DEM não tem nome para lançar uma chapa de vereador em Manaus. Vejo, que a forma como está sendo conduzida, a tendência é o partido diminuir, sair menor nas eleições”, projetou Leite. O deputado Sidney Leite não esconde de ninguém que almeja retornar à Prefeitura de Maués, onde já foi prefeito por três vezes e que, segundo ele, sua pré-candidatura está sendo aclamada por muitas pessoas do município, que não querem mais o atual prefeito, Miguel Belexo (PSD). “Ele (Belexo) é o meu único adversário político e para o qual faço oposição”, disse. Leite acredita que, por não concordar com a prática administrativa da atual gestão e também pelo trabalho que desenvolveu no município durante as três vezes em que foi prefeito, ele seja o candidato que represente uma força política, com o apoio de várias lideranças, vereadores e a população. “Eu fico feliz com a gentileza que meu povo tem me oportunizado, por entender também, que a população quer se opor ao prefeito atual”, acrescentou. Quanto o apoio de seu partido, Sidney alega estar conversando enquanto grupo político, pois o DEM “não funciona como uma estrutura”. Atualmente, a legenda não tem nenhum vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e, sequer tem nome para lançar uma chapa de vereadores na capital. Segundo ele, a sigla só tem chances reais de fazer um prefeito em Maués.

“DANÇA DO GUARANÁ” DO IFAM

Por Marcello Cardoso.

Integrantes do Grupo de Dança
“DANÇA DO GUARANÁ” DO IFAM Campus Maués tem participação confirmada no II – Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica em Florianópolis, Santa Catarina. A Dança do Guaraná, manifestação cultural e folclórica do município de Maués será apresentada pelos alunos do IFAM Campus Maués no II – Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que acontece no período de 28 de Maio a 1° de Junho de 2012 em Florianópolis, Santa Catarina. A Dança é parte de um Projeto Cultural de dança e artes cênicas desenvolvidas pelo IFAM Campus Maués, caracterizando-se como um projeto de extensão no instituto, coordenado pela Diretora Geral do Campus Leonor Ferreira Toro. A Dança do Guaraná é uma dança regional que fala da origem e da cultura do guaraná e faz referência a cidade de Maués e ao estado do Amazonas. Com um figurino original onde as moças representam o fruto do guaraná e os rapazes representam os caboclos que cultivam o guaraná. A Dança do Guaraná é uma apresentação artística de teatro e dança idealizada e coreografada pelo artista mauesense Djalma Cardoso, com duração de aproximadamente 10 minutos. A apresentação será composta por 10 alunos, que irá fazer parte da programação cultural do Fórum, representando o IFAM Campus Maués.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

PAXICO ESTÁ SENDO COGITADO COMO PRÉ-CANDIDATO

O jovem Francisco de Assis Leite Almeida, o Paxico, está sendo cogitado para ser pré-candidato pelo PC do B e outros partidos que buscam alianças e apoio para sua indicação. Alguns caciques da política de Maués, promoverão encontro com as principais lideranças do PC do B para fecharem acordo em torno do nome de Paxico. Se os acordos forem fechados, Paxico será apresentado aos partidos que compõe esta aliança para que o seu nome seja homologado e apresentado a população de Maués. No seio da população, a sua possível indicação foi bem aceita. Dia 27 deste mês, os Democratas e lideranças de outros partidos, se reunirão em Maués para que seja de fato, consumado a indicação de Paxico como pré-candidato do grupo.

JOVENS – ABANDONADOS NA PRÓPRIA SORTE!

*Por Marcello Cardoso

Quase todos os dias morrem jovens e adolescentes em nosso estado. Essas informações não são de nenhum país em guerra no Oriente Médio ou de uma nação africana em situação de miséria. Esses dados são do Amazonas! Isso mesmo, um verdadeiro genocídio juvenil acontece em nosso estado, sob os nossos olhos. E o mais grave, não é muito diferente dos outros estados brasileiros. Segundo o Mapa da Violência 2011 - Os Jovens do Brasil, estudo realizado pelo Ministério da Justiça por meio do Instituto Sangari, divulgado há algumas semanas, vem crescendo nos últimos anos o número de mortes violentas de adolescentes e jovens em nosso estado. A primeira reação que o bom senso indicaria diante destes dados seria a de uma profunda comoção social. Contudo, lamentavelmente, o sacrifício desses milhares de meninos e meninas vitimados pelo tráfico, pela droga, pelo trânsito, enfim, pela amoral exposição de nossos rapazes e moças à violência, tem passado quase invisível pelos registros diários das ocorrências policiais nos jornais. Em sua maioria, eles não são de classe média ou alta, não são filhos de autoridades ou empresários, nem parentes ou amigos de quem os lê. Não. São, em geral, pobres, negros, homens em formação e moradores da inóspita periferia dos bairros das grandes e das pequenas cidades. O fato demonstrado pelos números é o abandono de nossa juventude à própria sorte, praticamente sem alternativas para escapar dessa terrível violência. Falta um ambiente sadio para crescerem. Faltam oportunidades de acesso à educação de qualidade, falo da educação como um todo, à cultura, ao esporte e ao lazer. Falta poder aquisitivo para realizar os sonhos materiais que a TV lhes influi diariamente, mas que só são possíveis aos que tiveram a sorte de terem nascido nas classes sociais mais altas. Ao invés do acesso a direitos sociais básicos de cidadania, lhes sobra o risco cada vez mais provável das drogas, a socialização por meio da marginalidade das “galeras”; sobram a violência da polícia e dos bandidos e, como se não bastasse, resta-lhes a apresentação diária nos programas policiais como culpados e não como vítimas desta infelicidade. É preciso admitir que nossa sociedade está matando esses jovens e que a crônica incapacidade dos poderes públicos em prevenir a violência continuará produzindo mais mortes. Fico pensando no que aconteceria se essas vítimas fossem advindas das famílias que têm algum poder na sociedade. Com certeza, já teria havido uma revolução. E o que vejo como mais grave é que há uma incurável acomodação, como se as tragédias que revelam estes números não pudessem ser evitadas, como se sua prevenção não dependesse de decisões relativamente simples, como construir e colocar para funcionar escolas de tempo integral onde esses jovens moram. Não basta somente construir quadras e outros equipamentos esportivos associadas ao ensino e estímulo a prática desportiva. Ou ainda viabilizar o acesso a arte e a cultura, é necessário intensificar os programas sociais, torna-los mais ativos, ou até mesmo criar programas e boas iniciativas de gestão municipal. A única reação digna a esses dados é a mais dura e imediata cobrança aos poderes públicos e o envolvimento de toda sociedade na criação dessas condições básicas de cidadania. E a ação urgente dos Governos, em todos os níveis, para criá-las. Fora disso, nossos jovens lamentavelmente ficarão abandonados à própria sorte.

terça-feira, 24 de abril de 2012

IFAM DE MAUÉS PARTICIPA DO PROGRAMA SELO VERDE


O IFAM de Maués está participando ativamente do Programa Selo Verde criado pela SEDEMA de Maués. O Programa consiste em que as escolas inscritas, adotem um logradouro público e  passem a cuidar do mesmo. Segundo o professor Elias Souza, o IFAM adotou a praça de alimentação, assim, uma equipe de alunos da instituição assumiu a responsabilidade de manter o local bem cuidado. Além do incentivo a preservação dos logradouros públicos, o programa oferece prêmios em dinheiro as escolas vencedoras. Boa ideia da SEDEMA.

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS DO BAIXO AMAZONAS REALIZARAM ENCONTRO


A Irmandade de Alcoólicos Anônimos no Baixo Amazonas, realizou o seu XV Encontro que aconteceu no Centro de Treinamento Dom Arcângelo Cerqua, em Parintins-AM. Estiveram presentes, grupos de AA do Amazonas e Pará. O evento aconteceu nos dias 20 a 22 de abril de 2012. Santarém, Juruti, Barreirinha, Manaus, Parintins, Belém, Macapá e Maués, se fizeram presentes através de seus membros. O próximo encontro acontecerá em 2014 em Santarém, no Pará.

DEPUTADA REBECCA GARCIA SE EXPLICA

COMUNICADO AOS PROFISISONAIS DA INPRENSA

A deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM) informa, por meio de sua assessoria de comunicação, que foi uma das primeiras pessoas a assinar a primeira lista que tinha o objetivo de criar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a relação do empresário Carlos Cachoeira com políticos e com empresas privadas.

A primeira lista para criação desta CPI foi entregue à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, no dia 20 de março, atendendo requerimento de solicitação do deputado federal Delegado Protógenes Queiroz (PCdoB/SP). A deputada Rebecca Garcia assinou a lista conforme indica o blog do deputado Protógenes: http://blogdoprotogenes.com.br/?m=201203.

A deputada informa que não foi procurada pelos funcionários responsáveis em recolher as assinaturas para a CPI que foi oficializada na última sexta-feira (20). A parlamentar acha que a nova lista foi entregue com celeridade, sem consulta a todos os deputados federais, para evitar que fosse mais uma vez bloqueada. Rebecca Garcia destaca ainda que é totalmente a favor da investigação e que vai conversar com outros parlamentares sobre o assunto.

--

Emanuelle Araújo Jornalista (DRT 7253/DF)Assessoria de Imprensa

Dep Rebecca Garcia (PP-AM)(61) 8243-3620 / (61) 3215-5520 / (92) 9283-4099

segunda-feira, 23 de abril de 2012

CHARGE DA SEMANA


ENQUANTO O POVO CLAMA POR MEHORES DIAS, ELE SE DIVERTE!!!

RADIALISTA EDSON SIMÕES SOFRE CIRURGIA E AVISA AOS AMIGOS


Recebemos, via e-mail, este comunicado do nosso querido radialista Edson Simões, o qual publicamos para conhecimento de seus amigos de Maués.
Meus amigos.

Dia 19 de abril por volta das 9:00 da manhã fui submetido a uma cirurgia para retirada de um câncer, não se sabe ainda se maligno ou benigno, só sei que a cirurgia foi um sucesso já estou em casa no parque das Nações aqui em Manaus, e só devo retornar a minha terra querida no inicio de maio.
Quero agradecer a todos os maueenses que rezaram para o sucesso dessa nova batalha que travei contra esta maldita doença, e com a graça de Deus em breve estarei em Maués, para junto dos meus amigos dar continuidade a vida em nossa querida Maués, e a você meu amigo muito obrigado por tudo.
Um abraço a todos, e muito obrigado por tudo.
Do seu amigo  velho guerreiro, Edson Simões. 

PÃO

Por Marcelo Ramos

Merenda escolar é algo sagrado. Alimenta o corpo das nossas crianças, assim como a hóstia alimenta o espírito dos católicos, como eu. No campo religioso seria uma heresia absurda alguém roubar a hóstia, tanto quanto do ponto de vista humanitário é inaceitável o roubo de merenda escolar.
Hóstia é pão da vida. E é de pão que eu quero falar.
A SEDUC, através da CGL, realizou pregão para comprar nada menos que 1096 toneladas  - isso mesmo 1 milhão e 96 mil quilos - de pão. Sendo 400 mil quilos de pão de massa fina e 696 mil quilos de pão especial  (pão de jerimum, de batata doce, de macaxeira).
Considerado que cada quilo equivale a 20 pães de 50g, estamos falando aqui de 21 milhões e 920 mil pães, como aquele que você compra na padaria. A diferença – fora a quantidade absurda e a extravagância dos sabores -  é que na padaria você compra seu pãozinho por entre 3,50 e 6 reais o quilo, enquanto a SEDUC vai comprar os tais pães especiais por, em média, 9 reais o quilo, com alguns chegando a custar R$ 10,50. Não seria estranho se entre esses “pães especiais” tivesse pão de ouro ou pão de diamante.
Outra curiosidade  do fato é que você, pra comprar seu pãozinho, não vai à lavanderia ou à lan house, você vai à padaria ou ao supermercado. Pois é. Já o Governo do Estado/Seduc não comprará 1,1 milhão de quilos de pão nem na padaria e nem no supermercado.
Comprará da ARGANORTE, a mesma empresa que “ganhou” toda a merenda escolar da Prefeitura/Semed, com superfaturamento, conforme já decidiu o TCU em representação de minha autoria. Só que a ARGANORTE não produz pão e não vende pão, não tem um forno de cozinha sequer.
Com liberação das saúvas da merenda escolar por decisão da Justiça parece que os ratos – muito mais gulosos – sentiram-se livres para agir.
Aproveitando o apelo religioso do início do artigo e já cansado de reclamar e denunciar aos órgãos de controle, só me resta fazer um apelo ao Bispo Dom Luis. “Socorro, Dom Luis! Estão roubando a comida das nossas crianças”.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

FINALMENTE, SURGE UM NOVO PRÉ CANDIDATO A PREFEITURA DE MAUÉS

O grupo formado pelos partidos PPS, PT, PC do B, PSB, PR e outros, deverão anunciar nos próximos dias, o nome de seu pré-candidato a prefeitura de Maués. Trata-se de um jovem de família tradicional de Maués, já militou na politica, exercendo o mandato de vereador. Bem relacionado, nada consta que possa desabonar sua conduta ou desqualificá-lo em sua vida pública. O grupo deverá fechar em torno desse nome, visando em primeiro lugar, o progresso de Maués. O povo não aguenta mais a forma arcaica e interesseira de se fazer política em Maués, dessa forma, o que se busca , é o resgate de Maués para seus habitantes, de forma a garantir a transparência na administração e a prestação de contas a sociedade. O nome foi muito bem aceito junto ao grupo e deverá ser bem aceito junto a sociedade de Maués. Maués é dos maueenses e jamais iremos permitir que a administração de Maués volte a cair nas mãos de péssimos administradores que não respeitam o povo e que levou Maués ao retrocesso em todos os sentidos. Hoje Maués é uma cidade abandonada, sem comando, aliás, com vários comandos que nada fazem em favor da maioria e dos mais necessitados. A cidade virou um cemitério de obras inacabadas/paralisadas, não existe emprego, e o que assistimos, são pessoas com vínculo no poder, enriquecerem da noite para o dia. Isso tem que acabar e a população de Maués saberá escolher quem de fato tem boas propostas para a nossa cidade e seu povo. 

DEPOIS DE 05 MESES DE SUSPEITA... DISPUTA DAS LENDAS DO GUARANÁ DE MAUÉS PODE TER OCORRIDO FRAUDE!

Por Marcello Cardoso
 

A disputa oficial das apresentações do Mito e Lendas do Guaraná de Maués ocorreu no mês de novembro do ano de 2011 na programação da Festa do Guaraná, engolido a seco pelos dirigentes dos grupos de danças que com pouca estrutura tiveram que aderir a vontade dos organizadores da Festa e do governo municipal, o de tornar a cultura de Maués um tanto pouco igualada a tradicional disputa dos bumbás de Parintins, o que causou na imprensa do estado do Amazonas uma certa discussão de que Maués estaria imitando o Festival de Parintins, colocada pela imprensa estadual como desnecessária, uma vez que os artistas do município (por falta de estrutura) não estariam preparados para uma disputa. A disputa do Mito e Lendas foi direcionada pelos tradicionais grupos de dança de Maués (Porantim, CDM e Maraguás), esta por sua vez teve um regulamento vazado, sem tantas regras o que dificultou bastante no desenrolar do resultado final. Nas primeiras reuniões foram colocadas por parte dos dirigentes das apresentações algumas exigências para melhoria dos espetáculos como a estrutura do palco (1° erro), o que pode ser visto por todos foi um palco mal feito, sem segurança para os artistas e sem espaço para as apresentações, foi exigido também um corpo de jurados qualificados: artistas plásticos, historiadores, pesquisadores e antropólogos, e não teve (2° erro). Além de outras grandes exigências como: um lanche saudável para os dançarinos nos dias de ensaios entre outras. Vale ressaltar que foi criada no município de Maués em setembro de 2011 a “Liga do Mito e Lendas do Guaraná de Maués” que tem como objetivo representar as manifestações culturais das três apresentações junto aos Poderes Públicos em caráter geral, porém a LIGA ficou impossibilitada de atuar na disputa, devido os coordenadores da Festa do Guaraná não reconhecerem a mesma como uma entidade, por puro orgulho ou medo. (grande erro). A Liga é registrada e é uma entidade jurídica e que ficou inoperante na disputa. Na colocação final desta disputa ficou: 1° Lugar “A Lenda do Curumim – CDM”, 2° Lugar “A Lenda do Guaraná – Porantim” e em 3° Lugar: “Mito do Guaraná – Maraguás”. O que causou mais estranheza nesta disputa não foram os resultados e sim a maneira de como ele foi conduzido É fato de que já ouvia em Maués o resultado da disputa antes mesmo dos envelopes com as notas do julgamento serem abertos (se é que já não estavam) para a contagem dos pontos, o 1° lugar já comemorava o resultado um dia antes da apuração e algumas pessoas nesta época que faziam parte do elenco das lendas afirmaram terem ouvido o resultado antecipado pelos próprios coordenadores do evento. O mais curioso disso tudo é que o resultado saiu “três” dias depois das apresentações da Festa (e isso foi um grande erro). O que leva a tona neste momento, depois de 05 meses é a desconfiança por uma POSSÍVEL fraude na disputa das lendas do guaraná de Maués, um vez que durante esse período algumas conversas ao pé do ouvido levam a crer que realmente o resultado vazou antes da hora, algumas pessoas afirmam que ouve FRAUDE, outras falam na troca de pastas de julgamento, porém tudo é especulações, sem provas concretas para condenação dos reais culpados por essas irregularidades. A Liga Cultural do Mito e Lendas do Guaraná promete formalizar todas essas denunciais e encaminhar para Câmara Municipal de Maués, para análise. O que vale afirmar é que houve falhas, grandes erros que não poderiam ocorrer em uma disputa limpa. Fica então este alerta para todos que queiram participar de um concurso deste nível.

WALFREDO REGO LANÇARÁ NOVO LIVRO


A Livraria Valer tem a satisfação de convidá-lo(a) para o lançamento do livro Cartas Cibernéticas, do professor Walfredo Rego, que acontecerá dia 24 de abril, às 19h, no Espaço Cultural da Livraria Valer, situado na Av. Ramos Ferreira, 1195 – Centro.
Cartas Cibernéticas, novo livro de Walfredo Rego, traz em seu conteúdo algumas correspondências postadas no início do ano 2011 ao início de 2012, onde a dinâmica da linguagem e suas codificações espontâneas foram preservadas. São informações de diferentes assuntos abordados e que expõem de forma coletiva os anseios, as preocupações, as opiniões, os comentários, as curtições, os compartilhamentos de pessoas conhecidas e outras que vieram a ser conhecidas quando optaram em fazer uso da tecnologia da informação oferecida pelas redes sociais. Durante alguns meses, usando as várias plataformas virtuais, o educador Walfredo Rego selecionou algumas postagens que considerou interessante e decidiu publica-las. O livro é resultado desta seleção em que importantes assuntos foram abordados, e antes que fossem deletados, ele armazenou em um chip e agora pública. Faceanos, blogueiros, twiteiros e todos que usam as plataformas da revolução cibernética, possuem sob as pontas dos dedos que teclam e os olhos fixos nas telas, uma inesgotável fonte de informações. Em suas cartas cibernéticas que enviou e recebeu, Walfredo focou preferencialmente os assuntos da vasta Região Amazônica, onde ele está mais linkado. Os principais temas dos povos da Amazônia foram socializados de forma livre, espontânea e provocativa. Se não há a profundidade acadêmica nas conversações das postagens, o leitor terá o mais participativo e inovador debate popular, discutindo os problemas de nosso tempo.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Maués: crianças e adolescentes sem estudar

Matéria do Blog da Floresta
17 Abril 2012
Posted in Política


Deputado Sidney Leite


A constatação foi feita neste fim de semana quando o parlamentar visitou o município e deparou com uma série de irregularidades na área de Educação, inclusive de professores da rede municipal de ensino que continuam a não receber férias,13º salário, além de escolas sem professores.
Como presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), Sidney Leite disse que não pode permitir que os professores tenham seus direitos alijados e que alunos tenham o ano letivo prejudicado, quando existem outras alternativas possíveis para resolver a situação das 17 famílias desabrigadas.

“Não dá para levar essas famílias para outro local que não seja a escola, como prédio público da prefeitura”, questionou o deputado, afirmando que no bairro Senador José Esteves foram construídas casas do Ministério das Cidades, com recursos da Caixa Econômica Federal e inúmeras estão fechadas, porque foram dadas a pessoas que não precisam do imóvel.

“Além de usurpar o dinheiro de recursos da Educação do Fundeb, que estão ali para recuperar escolas, melhorar a qualificação do professor e pagar seus salários, a prefeitura doa casas com recursos federais para quem não precisa, enquanto poderia, temporariamente, abrigar os desabrigados da enchente”, disse o parlamentar.

Sidney Leite afirmou ainda que servidores de Maués estão recebendo seus salários com recursos do Fundeb, sem contudo estar na sala de aula, lotados em outras secretarias, a exemplo da Secretaria de Meio Ambiente. “Enquanto isso as escolas estão sem professores”, lamentou.

Diante de tais irregularidades, Sidney Leite vai encaminhar essa situação ao Ministério Público Estadual (MPE-AM).

Parque dez

Ao visitar a Escola Estadual Alice Salermo Gomes de Lima, no Parque Dez, o deputado foi informado de que os estudantes não podem ir ao banheiro e nem à biblioteca, porque ambos ficam fechados. “É uma escola com uma estrutura excelente e no entanto, os gestores estão criando barreias, ou seja, as chaves ficam na secretaria e só podem ser pegas pelos professores”.
O deputado estadual Sidney Leite (DEM) denunciou na manhã desta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), que em torno de 500 estudantes, entre crianças e adolescentes, da Escola Municipal Jandira McComb, situada no Bairro do Édem, em Maués (a 276 quilômetros de Manaus), estão sem estudar porque a escola se tornou abrigo para os desabrigados daquele bairro.

A CIDADE DE DUAS RUAS

99,9% das ruas de Maués se encontram neste estado

Por Eulálio Macedo

Maués completará 178 anos, com belas praias, águas límpidas, cachoeiras, peixes variados, guaraná, caramuri, sassureça, marimari e tucuribá, tem ruas largas e arborizadas, mas pasmem senhores moradores e visitantes para as observações abaixo.

A nossa cidade engana turistas e eleitores incultos e desinformados, pois as duas impecáveis ruas de Maués são: Av. Pereira Barreto e A. Antárctica. Sem buracos no asfalto, super-iluminadas, as árvores podadas mensalmente e com coleta de lixo diária. Qualquer turista elogia a cidade porque são apenas por estas que eles transitam para irem a praia ou caminham na avenida Antárctica à tarde ou a noite para curtirem.

Alguns deles já andaram em todas as ruas dos oito bairros oficiais existentes e quatro novos que estão no completo abandono?

Nem com os doentes existe o respeito, pois as ruas de acesso ao hospital “de referência” não dá para parar e contar os inúmeros buracos existentes. Os doentes já chegam mais doentes de tanto solavanco ao passarem pelos buracos e não têm como o motorista ir devagar pois levaria hora e o paciente talvez chagasse cadáver apenas para ser lavrado a causa mortis e a família velar e sepultar.

Andando pelos bairros antigos e tradicionais como Centro, Maresia, Santa Teresa, Santa Luzia, Mário Fonseca, Ramalho Junior, Donga Michiles e Éden nos deparamos com ruas esburacadas, sem calçadas para pedestres, sem meio fio, sem canaletas, sem podas nas arvores sem coleta de lixo diária (só 03 dias na semana). Um abandono total!

E a iluminação pública? Será que o gestor e o secretário de obras não andam à noite na cidade?E e se andassem a pé cairiam nos buracos das ruas que se encontram na verdadeira escuridão. Será que ele pergunta como está a iluminação pública que o maueense paga para andar no escuro? Mas todos os domingos ouvimos na rádio FM que duas, três, quatro ... comunidades rurais ganharam grupo gerador da parceria com o Governo do Estado e estão melhor que os moradores da sede do município . E para os moradores da sede não tem luz e olha que pagamos caro pela iluminação pública descontado todo mês, mas vivemos no tempo da lamparina!!! É isso mesmo, no tempo da lamparina esta era quando Maués ainda não fora elevado a categoria de município. E pasmem senhores leitores, moradores ou visitantes; Maués é o 7º município em arrecadação dos 62 existentes no estado do Amazonas.

Para onde vai o dinheiro da: luz, das multas e IPVA dos veículos emplacados em Maués, IPTU, IPTR e outros impostos  que pagamos diariamente quando compramos algo na cidade. Pra semana tem outras perguntas para eles.  Até lá.      

MORRE EM MAUÉS MARIA DA CONCEIÇÃO

Faleceu ontem, 16/04/2012 - segunda-feira, às 06:00 no Hospital Dona Mundiquinha, Maria da Conceição de Souza Glória, vítima do alcoolismo. Conceição era filha de Valdivino Batista Glória e Lazinha de Souza Glória, seus irmãos, Antônio de Souza Glória e Maria do Rosário de Souza Glória, do primeiro casamento e mais 07 irmãos por parte de pai. Casada com Eduardo Conceição, deixa 05 filhos.
Conceição era minha sobrinha e faleceu vítima do alcoolismo. Já perdemos dois irmãos, da mesma doença e certamente, eu seria mais um, caso não tivesse optado por estacionar a bebida alcoólica.
O seu corpo está sendo velado em sua residência, na Rua Agripino Aleluia, Santa Luzia e o seu sepultamento acontecerá hoje, terça-feira, 17 de abril de 2012 no cemitério de São João Batista.
A nossa família convida os amigos e parentes para o seu velório e sepultamento e desde já, agradecemos a todos que nos confortaram neste momento de dor. 

PADRE MARCÍLIO É EMPOSSADO COMO PÁROCO DE BOA VISTA DO RAMOS



Padre Marcílio assina o Termo de Nomeação
A Paróquia de Boa Vista do Ramos - AM, já tem o seu pároco. Trata-se de padre  Marcílio da Costa Moutinho, empossado no último domingo, 15 de abril de 2012. A cerimônia de nomeação aconteceu nas dependências da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, centro de Boa Vista do Ramos. O padre Carlos Góes, pároco de Maués, representou o Bispo Dom Juliano e conduziu o cerimonial juntamente com os padres Benjamim Tavares e Dorival. A Federação Mariana de Parintins se fez presente, o setor Jovem e as caravanas de Maués, Nhamundá, Barreirinha e Parintins. A partir de agora, padre Marcílio tem a responsabilidade de conduzir e representar a paróquia e todas as atribuições, religiosas e sociais do município de Boa Vista do Ramos. Após o cerimonial religioso, foi servido um coquetel aos visitantes e a sociedade local.

sábado, 14 de abril de 2012

ANUNCIADO A INAUGURAÇÃO DA NOVA IGREJA MATRIZ DE MAUÉS

Padre Carlos Góes, Pároco de Maués

Hoje pela manhã na Casa Paroquial, em entrevista coletiva a imprensa de Maués, o padre Carlos Góes, pároco de Maués, anunciou o dia da inauguração da Nova Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e Divino Espírito Santo. Estiverem presentes, a Rádio Guaranópolis, Rádio Independência, Rede Vida de Televisão, Rede Amazônica e Blog do Aldemir.
A inauguração será dia 17 de maio de 2012, com a seguinte programação religiosa e social:
17/05/2012 - Inauguração da Igreja
18/05/2012 - Casamento Coletivo com mais de 40 casais
19 a 27 de maio de 2012 - Festa do Divino Espírito Santo.

Atrações:
1. Lendas
a) Do Curumim
b) De Cereçaporanga e
c) Mito do Guaraná Sateré Mawé.

2. Davi Assayag - a confirmar e
3. Artistas locais.
Assista a entrevista do Padre Carlos Góes através do facebook no Mural de Aldemir Bentes.

OBRA DA IGREJA - CHEGARAM OS BANCOS



Os bancons da Igreja já começaram a ser colocados em seus devidos lugares. São bancos confortáveis, feitos em madeira de lei e o melhor, todos foram produzidos aqui em Maués. Na parte externa, já começaram a jardinagem e a Cruz de madeira já está sendo montada para ser plantada em frente da igreja, porém, sem ofuscar a beleza da fachada central da mesma.
Hoje, 14/04/2012, sábado - o pároco de Maués, Padre Carlos Góes, concederá uma entrevista coletiva, momento no qual, anunciará o dia da inauguração da nossa igreja. Logo que o dia da inauguração for anunciada, estaremos postando matéria para que nossos amigos e conterrâneos que desejarem participar dessa festa, se preparem antecipadamente.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

OPERAÇÃO ANTRACNOSE - PRESO PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE MAUÉS

NA CASA DE ELIAQUE, A POLÍCIA APREENDEU DOIS MOTORES MARÍTIMOS DE 22 HP E MAIS TRÊS SE ENCONTRAM EM PODER DE UM COMERCIANTE LOCAL.

Motor apreendido na casa de Eliaque

Motor desmontado apreendido

O presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Maués, Eliaque Alegria de Lima, foi preso nesta, quinta-feira, 12/04/2012 por volta das 15:00 horas em sua residência na Rua Presidente Costa e Silva, Centro de Maués. Segundo o delegado Mário Melo, a sua prisão é reflexo da Operação Antracnose, desencandeada semana passada, que resultou  em quatro prisões e um indiciado que se encontra foragido, todos acusados de má aplicação dos recursos do PRONAF. Na ocasião, especulou-se a prisão de Eliaque, o que não foi confirmada. Com a convocação de agricultores para prestarem depoimento, na quarta-feira, o nome de Eliaque foi citado.
Com base na denúncia de diversos agricultores, o Delegado Mário Melo solicitou da justiça, a prisão temporária do acusado e busca e apreensão em sua residência, o que foi cumprido hoje por volta das 15:00 horas. No momento da prisão, foram encontrados dois motores marítimos de centro de 22 HP na casa do acusado. Um dos motores se encontrava desmontado, parte na casa de Eliaque e parte em uma casa vizinha. Segundo ainda o Delegado Mário Melo, existem mais três motores em poder de um comerciante local, o qual se comprometeu a apresentar os mesmos amanhã, sexta-feira, 13/04/2012 momento no qual, será também ouvido pela autoridade policial.
Nesta sexta-feira, mais agricultores serão ouvidos e o delegado deverá conceder entrevista coletiva a respeito do andamento da operação.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

AGRICULTORES CHAMADOS PARA DEPOR NO CASO PRONAF





A polícia começou nesta quarta-feira, 12/04/2012, a triagem para início dos depoimentos de agricultores que tiveram operações junto ao PRONAF. O objetivo e iniciar a triagem dos agricultores, classificando por Associações para que o maior número de agricultores sejam ouvidos e das mais diversas associações. Os agricultores foram orientados a procurarem suas respectivas associações e providenciar cópias de seus documentos pessoais para que possam ser ouvidas pela autoridade policial. Hoje pela manhã, cerca de 100 agricultores lotaram a Delagacia do 44º DP, onde receberam orientações preliminares sobre a convocação e posterior depoimento junto ao delegado de Maués, Mário Melo.

RÔMULO MEDEIROS AGRADECE


MATÉRIA DE DIVULGAÇÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE SEU AUTOR, SENHOR RÔMULO MEDEIROS

 
Ao longo desses 04 (quatro) anos a frente do Detran/AM - PAD Maués, como representante e agente de trânsito, procuramos desenvolver, apesar das dificuldades impostas pelo reduzido número de funcionários, um trabalho diferenciado de nossos antecessores. Priorizamos a gestão da educação no trânsito, realizando palestras educativas, blitz educativas, trazendo de Manaus equipes especializadas na área educativa, sem esquecer as ações que realizamos no sentido de coibir as irregularidades que estavam acontecendo no município. Entre muitas das ações executadas na área de segurança tivemos a implantação do Programa de Incentivo a Primeira Habilitação, programa do Governo do Estado do Amazonas, ainda em andamento, onde foram cadastrados aproximadamente 2.000 pessoas no ano de 2009, sendo selecionados 398 munícipes para a realização das etapas.
Gostaria de agradecer a todos os parceiros que, direta ou indiretamente, colaboraram conosco nesse processo, parcerias de extrema importância para alcançarmos as metas estabelecidas, tendo como a de maior importância, tornar o trânsito do município de Maués mais seguro. Destaco a colaboração da Prefeitura Municipal de Maués, na pessoa do prefeito Odivaldo Miguel de Oliveira Paiva, Belexo, do Departamento Municipal de Trânsito – DEMUT, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar, as rádios Guaranópolis, Independência e À Crítica, A Rede Amazônica de Comunicação, Rede Vida, Rede Record, Fundação Gualter de Almeida – FGA, Instituto Federal do Amazonas – IFAM e a Escola Estadual Santina Filizola.
Particularmente, agradeço a Diretora do Detran/Am, Drª. Mônica Melo e a Coordenadora dos PAD’s no interior, Drª. Eliane Freitas, pela confiança, respeito e atenção dispensada. Agradeço também ao Sr. Alfredo Moreira de Almeida, pela indicação e a oportunidade de servir ao povo da minha terra. Por fim, mas, não menos importante, agradeço a Deus, a minha família e aos colegas de trabalho, que sempre estiveram ao meu lado nos melhores e piores momentos, e ao povo de Maués que foi e será a razão maior do meu empenho para ver uma Maués mais segura e próspera.
Rômulo Medeiros

TEXTO INTERESSANTE, SE INTERESSAR, LEIA.

Esse texto circula na internet e retrata fielmente como a maioria da classe política trata o povo e a cidade. Na verdade existe uma grade diferença de alguns políticos, antes e depois da posse.

ANTES DA POSSE

Nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar nossos ideais
Mostraremos que é grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo de nossa ação.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos nossos propósitos mesmo que
os recursos econômicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.

DEPOIS DA POSSE

Basta ler o mesmo texto, DE BAIXO PARA CIMA.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

ALAGAÇÃO DEIXA VÁRIAS FAMÍLIAS DESABRIGADAS

Sala de aula servindo de abrigo

Pessoas misturadas as carteiras esperando por ajuda

 
Área alagada pela chuva

A chuva forte que desabou em nossa cidade no dia de ontem (08/04/2012-domingo), provocou alagamento na Rua Curuçá, no Bairro do Éden. A área em questão, está situada ao final de um Igarapé que, em época de cheia, sua águas alcançam diversas residências e com a forte chuva, ocorreu o alagamento.
As famílias desabrigadas, cerca de 19, estão abrigadas temporariamentem na Escola Municipal Jandira Mc Comb, que fica próxima do local.
Com a ocupação das salas de aula pelas famílias desabrigadas, as aulas foram suspensas, prejudicando centenas de alunos.
Em todos os anos de cheia grande aquela área fica inundada. Na grande cheia de 2009, todos os moradores foram atingidos, no entanto, não forma retirados do local e nem foi providenciado a sua remoção para área segura.
O problema dessas famílias está além das inundações de suas casas, o problema maior está no descaso das autoridades que nada fizeram para resolver o caso, haja vista que desde 2009 eles sofrem ano, após ano.
O governo municipal, doou recentemente, 50 casas no Bairro Senador José Esteves, no entanto, muitas das casas, foram doadas para "amigos", muitos deles, fora do perfil exigido pelo programa, ou seja, com renda familiar acima de R$ 1.600 reais. Hoje o que se vê, é a comercialização de muitas casas, provando que as pessoas que ganharam não tinham necessidade das mesmas, a coisa virou comércio e nenhuma autoridade do município interviu, apesar de muitas denúncias, inclusive, feitas aqui neste Blog. O descaso é tanto que hoje existem até casas nesse Bairro para aluguel, o que é descabido, pois as casas foram construídas (passaram cerca de 08/10 anos) para pessoas comprovadamente sem moradia e que se enquadrace como baixa renda no cadastro único do governo federal.
Segundo os moradores desabrigados, nenhum órgão da prefeitura os cadastrou para receber essas casas (as 50 gratuitas), apesar do problema de alagação ser do conhecimento público. Agora, véspera de eleição, eles foram cadastrados, mas, para concorrerem no programa minha casa minha vida, do governo federal, no entanto, essas casas, os beneficiados, terão que pagar uma pequena mensalidade.
Com a palavra, o poder público que vive se gabando no rádio que Maués avançou, que Maués foi um dos municípios que mais construiu casas populares para pessoas de baixa renda. Mas, se Maués foi pioneiro, por que então, essas famílias que comprovadamente necessitam de remoção de um lugar alagadiço, não foram contempladas com as 50 casas entregues pela Prefeitura? Por que famílias, cuja renda familiar, ultrapassa 4 mil reais/mês foram contempladas? Por que existem muitas casas que foram vendidas naquele Bairro? Por que têm pessoas que ganharam casa e não moram nelas? Por que estão alugando casas nesse Bairro?
A resposta deve ser dada pelo governo municipal, pois os programas de habitação popular não estão atendendo aos usuários que necessitam realmente do programa.
Apelamos para as pessoas que puderem, que doem alimentos e roupas para essas famílias que estão entregues a própria sorte nas salas de aula da escola municipal Jandira Mc Comb.

Caso Demóstenes.

Por Marcelo Ramos

Deputado Marcelo Ramos - PSB
Se acreditasse em teoria da conspiração, diria que o senador Demóstenes é parte de um plano elaborado por uma sociedade secreta criada pelas elites brasileiras com o objetivo de fazer as pessoas desacreditarem dos políticos, utilizando para isso a constatação de que todos são iguais e de que não existe virtude na política.
Na teoria, o plano iniciou com a desmoralização do maior partido de esquerda do país (PT) que, assumindo o Poder, entregou-se ao fisiologismo e a corrupção que tanto combateu, quando na oposição, e fecha seu ciclo com a desmoralização dos que se opõem, com o discurso da ética, à prática do pragmatismo exacerbado e do “vale-tudo” na política.
O falso moralismo do senador fez mal a sua vida pública ao mostrar ao povo brasileiro farsante que ele é, mas também fez mal a política e a democracia brasileira, aumentando o sentimento de ceticismo e de desesperança com a conduta dos políticos.
O caso Demóstenes desnuda o fato de que a vida pública é passível de muitos encantos. A relação promíscua com o crime e com a contravenção pode ser um desses encantos. É um senador que funcionava como agente e sócio de um bicheiro, mas também são políticos e magistrados que se esbaldam todos os anos no camarote de um bicheiro na Sapucaí e os jornais locais ainda publicam suas fotos na coluna social.
A vida pública exige renúncia e vigilância permanente. As tentações e as facilidades estão sempre presentes. Mas é na família, nos amigos verdadeiros e no contato permanente com a realidade dos excluídos que os homens públicos de bem encontrarão forças pra seguir seu caminho.
Muitos escolhem atalhos, que vão da demagogia a corrupção deslavada, passando pelo compadrio e pela submissão aos poderosos. Esses até alcançam os seus objetivos, mas eles são um nada. A história não lembrará que existiram.
Na caminhada dos homens de bem da política, existem vitória e derrotas, alegrias e frustrações, mas não existem atalhos! Como diria Mário Quintana: “eles passarão, eu passarinho!”.

COMO SE FAZ UMA REVOLUÇÃO?

Por Márcio Melo*
De Jacobina-BA

Nós, professores do Brasil, estamos de novo em PARALISAÇÃO NACIONAL. E os motivos são justíssimos: 1. Aumentar os recursos destinados à educação em nosso país. A categoria exige 10% do PIB (Produto Interno Bruto) que, com isso, possibilitaria a melhoria da merenda escolar, do material didático, do transporte escolar, da infraestrutura das creches e escolas etc; 2. Aplicação do Piso Salarial Nacional dos Profissionais do Magistério; 3. Aprovar o Plano de Carreira dos Profissionais de Educação.
Mas temos aqui conosco, nesse momento que é não só de luta e reivindicação, mas também de reflexão, algumas questões que inquietam a muitos que estão na luta: onde entramos nós, profissionais da Educação, nessa história toda? Ou será sempre mais do mesmo: uns poucos na luta, dando a cara para bater, enquanto a maioria fica em suas casas, curtindo, viajando? Quantos de nós já leram pelo menos UMA obra (livro) dos três maiores teóricos da Educação – Anísio Teixeira, Paulo Freire e Darcy Ribeiro?
Esses questionamentos precisam ser dimensionados, pensados por todos nós porque, para que possamos nos inserir dentro de um contexto, de uma luta, de uma história, precisamos conhecer este contexto, esta luta, esta história. O fracasso da Educação é também o fracasso do país. E esses dois grandes fracassos decorrem exatamente de uma história mal construída, de uma educação de qualidade que sempre foi feita por e para as elites dominantes, em detrimento da maioria da população: os pobres, o povo. Precisamos conhecer e ler os livros de Anísio, Paulo e Darcy, porque são eles que tratam dessa história mal contada, são eles que nos convocam para uma luta mais consciente, uma união em prol dos pobres da nação, porque as elites, durante 500 anos, já tiveram tudo. Agora é a vez do povo (90% da população) ter tudo! Nesses últimos dez anos, a coisa tem melhorado claro, mas falta muito ainda; há muito ainda para ser feito. Façamos valer, na prática, no dia a dia, os lemas “Brasil: Um País de Todos” e “Brasil: País Rico é País Sem Miséria”. Seremos um país de todos e sem miséria, quando valorizarmos realmente a Educação Popular!
A verdadeira revolução, caros colegas professores e sociedade, é a EDUCAÇÃO POPULAR DE QUALIDADE. E os grandes teóricos dessa Revolução são Paulo Freire, Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. Se não conhecemos esses teóricos, se não lemos os seus livros, não teremos bases para saber o que está acontecendo, para saber o contexto no qual estamos inseridos. Enfim, não teremos bases para “tocar” esta Revolução que eles iniciaram.
E como disse o mestre Paulo Freire no seu livro Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido: “Não sou esperançoso por pura teimosia, mas por imperativo existencial e histórico”. Sejamos esperançosos sim, mas não esqueçamos da luta!
E vamos à luta.
(Márcio Melo, professor da Rede Estadual de Ensino há treze anos e universitário há três)
Para contatos: E-mail: marciomelo_opensador@hotmail.com
Facebook: Márcio Melo Silva.

sábado, 7 de abril de 2012

ESTÃO TIRANDO AS NOSSAS OPORTUNIDADES


*Por Aldemir Bentes de Maués, um apaixonado por Maués.

Um dos maiores problemas enfrentados pela população de Maués é a falta de emprego. Quando a disputa por vagas oferecidas são feitas através de concurso público, há de certa forma, uma diferenciação de escolha e, os aprovados, por merecimento ou não, têm a seu favor, o concurso público adotado e exigido para que qualquer cidadão (â) possa assumir um cargo na administração pública, e o concurso, o qualifica.
No entanto, através do artifício legal da contratação temporária, os gestores encontram respaldo na lei para realizarem contratações, às vezes necessárias, outras não, apenas para “agradar” ou acolher aliados.
No caso específico de Maués, os detentores do poder, estão contratando de forma aleatória um grande número de pessoas em todos os setores da administração. Formaram um cabide de contratação às vésperas da eleição, tentando dessa forma, permitir que o grupo atual permaneça no poder.
Se essas contratações fossem direcionadas para beneficiar a maioria de pessoas aqui de Maués, ainda havia uma razão muito forte para justificar tais contratações. Ocorre senhores, que estão, como sempre fizeram, buscando pessoas de fora e deixando os jovens de Maués, as pessoas qualificadas, fora do mercado de trabalho, mesmo que temporário.
Essa forma perversa de se administrar em prol dos “de fora”, tem que acabar. Primeiro, temos que tentar amenizar o desemprego crescente em nosso município, depois, oferecer para as pessoas de fora. Mas, o que estamos presenciando, é uma falta de consideração e respeito com a população desempregada de Maués.
Isso tudo, nos causa indignação e a certeza de que essa administração, pouco está se preocupando com os nossos problemas.
Isso tem que mudar ou seremos sempre uns provincianos dentro de nosso próprio território.

*Aldemir Bentes é filho de Maués, Mora em Maués, formado no Curso de Letras pela UEA de Maués, administra o Blog do Aldemir de Maués. Maués, sábado, 07/04/2012 – 17:34h

ELEIÇÕES 2012 - MAIS UM PRÉ-CANDIDATO?

Acabo de receber o informativo "Mandato Popular" de responsabilidade do vereador Júnior Leite, no qual ele presta contas de suas atividades parlamentares, a população de Maués. É um belo exemplo a ser seguido por outros vereadores. Mas isso também pode ser uma indicação, um recado de que o vereador Júnior Leite possa vir como candidato pelo grupo do deputado Sidney Leite, já que este está impedido de concorrer a cargos públicos. Na democracia é assim, quem está em dia com suas obrigações civis eleitorais, podem se candidatar, desde que estejam filiados a um partido político, um ano antes das eleições e depois, seguir os prazos que a lei determina.

ELEIÇÕES 2012 - Candidatos têm de obedecer a prazos de desincompatibilização a partir de sábado

Matéria do Blog Raimundo Moura - Nos bastidores do Poder
http://raimundomoura.blogspot.com.br/2012/04/candidatos-tem-de-obedecer-prazos-de.html
4 de abril de 2012

Os magistrados, defensores públicos, secretários estaduais e municipais que pretendem concorrer ao cargo de vereador em outubro deste ano devem sair de suas funções até este sábado, ou seja, seis meses anteriores à eleição, ou podem ser decretados inelegíveis, de acordo com a Lei Complementar nº 64/1990. Para disputar a prefeitura, quem exerce essas funções deve sair de seus cargos nos quatro meses anteriores ao pleito.

Além da Lei 64/90, a Constituição Federal também prevê a inelegibilidade. De acordo com o parágrafo 5º do artigo 14 da Carta Magna, na eleição municipal, são inelegíveis o cônjuge do prefeito e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, que pretendem concorrer na mesma cidade do chefe do Executivo. A regra também vale para quem tiver substituído o prefeito dentro dos seis meses anteriores à eleição, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.

Lei de Inelegibilidades

A Lei 64/90, conhecida como Lei de Inelegibilidades, foi aprovada por determinação do parágrafo 9º da Constituição Federal para proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exercício de mandato considerada a vida pregressa do candidato e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou do abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta.

Levantamento do TSE

Com respaldo na Lei de Inelegibilidades e em sua jurisprudência (decisões anteriores), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agrupou vários prazos para desincompatibilização aos quais os candidatos devem obedecer para não se tornarem inelegíveis. Há ocupantes de cargos públicos que não precisarão interromper seus ofícios, mas os prazos para desincompatibilização variam, em regra, de três a seis meses antes do pleito.

Prefeitos

Os prefeitos que estão exercendo o primeiro mandato não precisam deixar o cargo para concorrer à reeleição. Os parlamentares que querem concorrer à prefeitura também não precisam sair do Congresso Nacional e nem das assembleias legislativas e das câmaras municipais. Os profissionais que têm atividades divulgada na mídia, como atores e jogadores de futebol também não precisam interromper suas atividades para se candidatar a prefeito.

Outros chefes do Executivo, como governador, por exemplo, que quiserem concorrer à prefeitura, devem deixar a atual função seis meses antes da eleição, ou seja, até este sábado, dia 7 de abril. O vice-governador e o vice-prefeito que não substituiu o titular nos seis meses anteriores ao pleito nem o sucedeu não precisa sair do cargo para concorrer a prefeito.

Em 7 de junho deste ano, quatro meses antes da eleição, devem sair de seus postos aqueles que almejam uma vaga de prefeito e são ministros de Estado, membros do Ministério Público, defensores públicos, magistrados, militares em geral, secretários estaduais e municipais, os que ocupam a presidência, a diretoria ou a superintendência de autarquia ou empresa pública, os que são chefes de órgãos de assessoramento direto, civil e militar da Presidência da República e os dirigentes sindicais, entre outros.

A três meses do pleito municipal, ou seja, em 7 de julho, quem tem de se afastar dos respectivos cargos para concorrer à prefeitura são os servidores públicos em geral, estatutários ou não, dos órgãos da administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e municípios.

Os servidores da Justiça Eleitoral não podem ser filiados a partidos políticos, por isso, têm de se afastar do cargo um ano antes do pleito para se filiar e não podem voltar a seus cargos efetivos se quiserem concorrer a algum mandato.

Vereadores

Assim como para prefeito, os parlamentares que pretendem se candidatar a vereador não precisam se afastar de suas funções. Os servidores públicos devem obedecer à mesma regra para prefeito, ou seja, deixar seus cargos nos três meses que antecedem a eleição.

(Informações do TSE) Via Roberto Moreira

SIGA ESTE BLOG