quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Menino Deus do Curuçá do Rio Massauari


 

Por Aldemir Bentes
Assim que a inoperante VIVO permitir, postaremos fotos do lugar.
DEYSE, RAINHA DA FESTA DO TUCUNARÉ 2012
 

A Comunidade fica no Rio  Curuçá do Massauari, no entroncamento entre o Rio Diamante e Rio Mariauassú, distante da cidade de Boa Vista do Ramos, sede do município,  cerca de 03 horas utilizando motor rabeta, via Paraná do Ramos. Existe uma estrada de Boa Vista até o Rio Curuçá com aproximadamente 16,5 kilômetros, com duração de cerca de 20 minutos  em ônibus até a margem do Rio Curuçá.

Para se chegar a Comunidade se utiliza um barco rabeta ou outro meio de locomoção fluvial, e depois de cerca de uma hora na época de cheia e quase 02 horas em época de seca é a duração da viagem até a vila.

A Comunidade é servida por energia elétrica do Programa Luz Para Todos e recebe, via cabo aéreo e subaquático, energia elétrica por 24 horas, diretamente da Usina Termelétrica de Boa Vista do Ramos. A conexão via telefone celular é bem recebida, no entanto, a conexão de internet é precária e na maioria das vezes, o serviço não funciona, somente através de antena via satélite instalada na dependência da Escola Senador João Bosco.

A Comunidade é administrada por uma Diretoria que é eleita de 02 em 02 anos, podendo ser reeleita.

Com cerca de 03 ruas no sentido do Rio, a comunidade é servida por água potável por 24 horas, possui aulas nos três turnos do ensino fundamental, contendo uma escola construída em alvenaria, contendo três salas e dois anexos improvisados onde abriga mais três turmas do ensino infantil com cerca de 10 professores.

O Posto de Saúde funciona de forma precária, não tendo um funcionário permanente. Segundo moradores, o despacho de remédio, quando tem, é feito pela agente de saúde contratada pelo município.

A economia da comunidade está concentrada na agricultura familiar, na fabricação de farinha de mandioca, extração de madeira, pequena criação de gado bovino predominando a pesca e caça de forma artesanal de subexistência.

O Comércio é limitado a gêneros alimentícios e de produtos de primeira necessidade, sem grande opção de outros produtos. Na Comunidade, funcionam duas urnas eleitorais, que servem aos comunitários e comunidades vizinhas.

O potencial turístico é bastante diversificado, com rios, praias e floresta abundante. A paisagem é especial, o vento que vem do rio é constante e muito agradável. As pessoas se conhecem e todos se cumprimentam, se visitam e estão ligados nas notícias através de antenas parabólicas ou internet que pode ser acessada na escola municipal senador João Bosco Ramos de Lima, a principal da comunidade.

Essas são as principais características da Comunidade do Menino Deus do Curuçá, que em setembro festeja o peixe tucunaré e em fevereiro a padroeira Nossa Senhora do Bom Parto.

Não deixe de visitar e conhecer esse paraíso amazônico, a Comunidade do Menino Deus do Curuçá, terra de gente hospitaleira e que recebe a todos com carinho, atenção e muito amor.

Comunidade Menino Deus-AM, 22 de outubro de 2012 – 11:10 horas.

Aldemir Bentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG