domingo, 3 de junho de 2012

A MAUÉS QUE SONHAMOS E PODEMOS

*Por Aldemir Bentes de Maués, um apaixonado por Maués.

A situação administrativa do município de Maués é a pior de todos os tempos. Sofremos com a falta de uma administração voltada para o coletivo, a falta de transparência na aplicação dos recursos públicos.

Perdemos o rumo e hoje, vivemos de “fantasias” explícitas no rádio e na televisão. Quem deveria nos dar um norte, uma identificação de realidade, a cada dia nos surpreende com mais engodos e “conversa fiada”.

Chegamos ao cúmulo da falta de moralidade no serviço público, enquanto dezenas de obras públicas estão paralisadas ou inoperantes, o administrador mais alto dessa administração se ocupa em mudar nome de Bairro, atendendo a vontade de vereador e subalterno que nada fizeram por Maués, a não ser, provocar intrigas em nossa sociedade. Aliás, um deles, já foi expulso do município vizinho de Parintins, pela mesma prática, a de ofender a honra das pessoas e colocando uma contra a outra.

Com a pretensão de se perpetuarem no poder, através de um de seus mais ativos membros, eles “minam” a televisão e o rádio com promessas mirabolantes e asseguram que teremos, ainda este ano, 2012, a construção de 500 casas, fruto de convênio com o Governo Federal e do PROSAI, obra avalizada pelo Governo do Estado, pois se trata de recursos internacionais. Ambas estão em fase de conversações, negociações, aprovações e assinatura de convênios. Significa que ainda há um imenso caminho a ser percorrido até a conclusão de fato dos convênios, graças à burocracia governamental exigida.

Alheio aos anseios da população e seus reclames, as obras do início deste governo, continuam paralisadas e as que foram inauguradas, estão inoperantes, não alcançaram os objetivos para as quais foram conveniadas.

Nesse ritmo, a educação ficou pelo caminho, a saúde, as obras de infraestrutura, faltaram os recursos para serem concluídas, no entanto, ninguém sabe dizer “onde foram parar os recursos”.
As casas construídas em administrações anteriores, foram ”maquiadas”, receberam uma pintura e os créditos, a atual administração somou para si, com direito a propaganda televisiva e depoimentos de pessoas pobres moradoras das comunidades rurais. Uma dessas comunidades, Novo Paraíso, no Apocuitaua Miri, tivemos a honra de visitar e nos surpreendemos e nos indignamos com a falta de respeito para com as pessoas da zona rural...Pintaram as casas, sem terem colocado um prego na sua construção.

Os salários do funcionalismo público achataram, perderam o poder de compra e ninguém tenta reverter a situação. Existem queixas de funcionários, cujos nomes foram registrados no SERASA, por motivo de empréstimos consignados feitos nos bancos e o poder público, apesar de descontar via folha de pagamento, não repassou para os bancos. Outra queixa é sobre a suspensão do pagamento de 1/3 sobre as férias, um direito constitucional desrespeitado pela administração atual. Para complicar a vida dos moradores de Maués, as ruas continuam esburacadas, falta iluminação e as previsões não são nada animadoras, pois mais obras, como a creche, já está paralisada.

Então, você quer continuar nesse descaso de administração? Se quiser continuar, é só votar e eleger o (ou a) representante que surgir desse grupo e que concorrerá nas eleições em outubro.

Caso contrário, escolha um novo nome, que represente a transparência, a prestação de contas dos recursos públicos, que represente a busca por oportunidades iguais para o maior número de pessoas, para o nome que represente mudanças na forma de administrar, priorizando o coletivo e nunca, o pessoal ou de seus grupos.
Aos velhos políticos, não se iludam tendendo para a solução imediata de seus interesses, pensem no povo, no interesse acima dos nossos, pense nos interesses de Maués, essa terra que já lhe deu nome, já fez você entrar na história, com acertos e erros, mas tornou você conhecido e respeitado por muitos cidadãos, seus conterrâneos.

A Maués que sonhamos, é a Maués da alegria, na qual, a maioria da população possa caminhar de cabeça erguida, ter orgulho da cidade e saiba, que quando Maués aparecer na mídia estadual ou nacional, será por acontecimentos que nos encham de orgulho, não de tristezas e indignação como vimos hoje. PORTANTO, vamos nos UNIR e mudarmos a nossa história, só depende de nós e dos nossos VOTOS CONSCIENTES...

*Aldemir Bentes é filho de Maués, Mora em Maués, formado no Curso de Letras pela UEA de Maués, administra o Blog do Aldemir de Maués. Maués, domingo, 03/06/2012 – 10:20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG