terça-feira, 17 de abril de 2012

A CIDADE DE DUAS RUAS

99,9% das ruas de Maués se encontram neste estado

Por Eulálio Macedo

Maués completará 178 anos, com belas praias, águas límpidas, cachoeiras, peixes variados, guaraná, caramuri, sassureça, marimari e tucuribá, tem ruas largas e arborizadas, mas pasmem senhores moradores e visitantes para as observações abaixo.

A nossa cidade engana turistas e eleitores incultos e desinformados, pois as duas impecáveis ruas de Maués são: Av. Pereira Barreto e A. Antárctica. Sem buracos no asfalto, super-iluminadas, as árvores podadas mensalmente e com coleta de lixo diária. Qualquer turista elogia a cidade porque são apenas por estas que eles transitam para irem a praia ou caminham na avenida Antárctica à tarde ou a noite para curtirem.

Alguns deles já andaram em todas as ruas dos oito bairros oficiais existentes e quatro novos que estão no completo abandono?

Nem com os doentes existe o respeito, pois as ruas de acesso ao hospital “de referência” não dá para parar e contar os inúmeros buracos existentes. Os doentes já chegam mais doentes de tanto solavanco ao passarem pelos buracos e não têm como o motorista ir devagar pois levaria hora e o paciente talvez chagasse cadáver apenas para ser lavrado a causa mortis e a família velar e sepultar.

Andando pelos bairros antigos e tradicionais como Centro, Maresia, Santa Teresa, Santa Luzia, Mário Fonseca, Ramalho Junior, Donga Michiles e Éden nos deparamos com ruas esburacadas, sem calçadas para pedestres, sem meio fio, sem canaletas, sem podas nas arvores sem coleta de lixo diária (só 03 dias na semana). Um abandono total!

E a iluminação pública? Será que o gestor e o secretário de obras não andam à noite na cidade?E e se andassem a pé cairiam nos buracos das ruas que se encontram na verdadeira escuridão. Será que ele pergunta como está a iluminação pública que o maueense paga para andar no escuro? Mas todos os domingos ouvimos na rádio FM que duas, três, quatro ... comunidades rurais ganharam grupo gerador da parceria com o Governo do Estado e estão melhor que os moradores da sede do município . E para os moradores da sede não tem luz e olha que pagamos caro pela iluminação pública descontado todo mês, mas vivemos no tempo da lamparina!!! É isso mesmo, no tempo da lamparina esta era quando Maués ainda não fora elevado a categoria de município. E pasmem senhores leitores, moradores ou visitantes; Maués é o 7º município em arrecadação dos 62 existentes no estado do Amazonas.

Para onde vai o dinheiro da: luz, das multas e IPVA dos veículos emplacados em Maués, IPTU, IPTR e outros impostos  que pagamos diariamente quando compramos algo na cidade. Pra semana tem outras perguntas para eles.  Até lá.      

Um comentário:

  1. O dinheiro está nos carrões,nas lojas e investimentos em Manaus!rsrsrsrs..

    ResponderExcluir

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG