domingo, 25 de março de 2012

Sou Down sim!

Por Marcelo Ramos
Nasci com os olhinhos puxados. Não sou mongol, nem japonês e nem chinês. Sou Down. Tenho um cromossomo a mais no par 21 e isso me dá algumas diferenças corporais e um retardo mental de leve a moderado. Desde que nasci meu maior inimigo tem sido o preconceito, mas você pode me ajudar a mudar isso. Topa?
Mesmo sendo diferente, posso estudar, trabalhar, namorar e constituir família. Mas preciso da paciência e contribuição de todos.
Pra que eu possa estudar preciso que vocês preparem a escola, os professores e os alunos pra me receberem. Se o professor falar mais devagar e apostar na minha capacidade e se meus amigos de escola me tratarem com respeito, vou aprender, passar de ano e posso até chegar na Universidade. Muitos como eu já chegaram.
Pra que eu possa trabalhar de pessoas que acreditem em mim. Não é característica da minha doença a irresponsabilidade e nem o desleixo. Se confiarem, serei um funcionário dedicado, cumpridor dos meus horários e deveres e ainda levo um bônus porque vou encher de alegria o ambiente de trabalho.
Pra namorar e constituir família não preciso de muita ajuda não. Sei paquerar, conversar e demonstrar meus sentimentos. Só preciso de respeito.
Sou muito afetivo, gosto de abraçar e beijar. Sou divertido. Onde eu estou tem sempre muito afeto. Mas também sofro e choro quanto sou mal tratado ou desrespeito.
Não peço favores, nem mesmo caridade. Eu preciso mesmo é de respeito e oportunidade. De olhinho puxado e com déficit intelectual, sou cidadão!
Vocês se julgam normais, mas vivem num mundo de deslealdade, corrupção, violência, um mundo que nega oportunidades pra mim e muitos outros pelo simples fato de sermos diferentes, enquanto, no meu mundo, só tem amor e carinho.
“Sou Down sim, ser diferente é que é normal...”
PS. O artigo de hoje é uma homenagem pela passagem do Dia Mundial da Síndrome de Down (21.03), ao meu amigo Omar pela luta à frente da Associação de Pais e Amigos do Down do Amazonas e a Stefanie, minha amiguinha Down.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG