sábado, 24 de março de 2012

Manaus na Copa e Caramuri em palestra na UEA‏


Beto Mafra no Senado Federal´- apoio
 ‏
Foi ontem (sexta-feira 23) às 19h no auditório da instituição, para uma plateia seleta, composta de alunos, doutores e professores da Escola Superior de Artes e Turismo, da UEA.
Fábio César e Beto Mafra falaram das oportunidades com a Copa em Manaus e do Projeto Caramuri, respectivamente.
Realmente palestras esclarecedoras, para o segmento chave em qualquer Copa do Mundo, que é o Turismo. Além de repleto de oportunidades.

Fábio César mostrou em fatos, fotos e dados, que a Copa em Manaus já começou, e ela deve ser pensada, antes, durante e principalmente depois. Lembrando que o Sebrae, a partir da FGV detectou mais de 450 oportunidades de negócios com a Copa em Manaus.
A Copa do Mundo é um evento que suplanta seu caráter esportivo, oferecendo uma grande oportunidade para acelerar o desenvolvimento econômico e social das cidades-sede e de todo o País.
Fábio falou que o Mundial deve atrair ao Brasil pelo menos 600 mil estrangeiros somente nos 30 dias de jogos. O fato da Copa ser realizada em 12 cidades distribuídas em todas as regiões do País, e com a possibilidade de outros municípios receberem as seleções (para treinos e hospedagem), vai gerar mais exposição das cidades, produtos e serviços.
Os turistas que foram à África permaneceram no país 18 dias, em média, visitaram quatro destinos, além das sedes dos jogos, e gastaram R$ 11,5 mil. Pesquisa revelou, que 83% dos turistas são homens, 86% têm nível de escolaridade superior, renda média de R$ 23,4 mil e que a maioria (70%) tem idade entre 25 e 44 anos.

Projeto Caramuri, a bola da Amazônia para a Copa 2014:

O nome Carumuri é de uma fruta típica de algumas regiões do Amazonas, colhida a cada quatro anos, ciclo que coincide com o das Copas do Mundo. O projeto foi idealizado por Vaubel Mafra, 57. Beto, como é mais conhecido, fez uma belíssima explanação sobre o Projeto Caramuri. A adesão a campanha foi total, como tem acontecido em todos os encontros e locais que passam a conhecer o projeto. Que na semana passada foi mostrado aos parlamentares em Brasília.
Para o idealizador do projeto, o objetivo é divulgar o Amazonas e valorizar a cultura regional, chamando a atenção para a preservação da Amazônia. Beto afirma que a iniciativa também busca preservar o Caramuri. "Eu cresci comendo esse fruto e pensei que poderia ser o nome da nossa bola da Copa no Brasil. O projeto também pode ser uma conscientização de prevenção, pois o método de colheita tem um costume de derrubar a árvore. E isso é uma tradição antiga, o que poderá levar o fruto à extinção. Nós precisamos mudar essa metodologia, levando conhecimento e novas técnicas ao homem do interior", afirmou.

Encerrando a noite, moradores da comunidade Caramuri, situada na zona rural de Manaus, buscaram apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para desenvolver turismo de base local e gerar renda a partir de serviços aos turistas.

De acordo com o palestrante Daniel Leandro Silva, 27, líder comunitário, a principal atividade econômica das 35 famílias de Caramuri é a agricultura. O acesso à comunidade é pelo ramal Pedreira, no quilômetro 133 da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara). “A intensão foi apresentar a comunidade para que a UEA diga se pode nos dar alguma ajuda. Precisamos de um curso prático para atender o turista ou alguma ideia de como atrair visitantes”, explica Silva, dizendo que o fluxo de turistas ainda é pequeno. “Eles aparecem em pequenos grupos, de julho a dezembro, e geralmente vão à procura de praias e pesca, mas não temos estrutura para receber direito”, explica.

A palestra de Silva foi uma das atividades do projeto Bate Papo de Turismo, do curso de Turismo da UEA, que promove encontros entre estudantes e professores do curso e representantes de segmentos do turismo, como disse a coordenadora do projeto Cláudia Menezes.
Geralmente convidamos pesquisadores e profissionais da área de turismo, mas abrimos essa exceção porque foi um pedido da comunidade”. Cláudia afirmou que um grupo de professores deve fazer uma visita técnica à comunidade para avaliar o que pode ser feito. “Temos uma especialização chamada Turismo e Desenvolvimento Local e poderemos auxiliar a comunidade a partir do conhecimento gerado nessa especialização”, disse.
Beto Mafra informou que no próximo dia 29/03 estará em Salvador (BA) para apresentação do Projeto Caramuri num evento que estarão presentes os jornalistas de todo Brasil.
As atividades do projeto Bate Papo de Turismo são abertas às pessoas interessadas na área e ocorre sempre na Escola Superior de Artes e Turismo, da UEA, localizada na Rua Leonardo Malcher, nº. 1.428, Praça 14 de Janeiro, em Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG