domingo, 12 de fevereiro de 2012

O ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE MAUÉS E SUAS MAZELAS.


*Por Carlos Alberto Dinelly – Professor Dinelly

Maués-AM, domingo, 12/02/2012

Entupimentos constantes na tubulação (Foto arquivo)
 Faz aproximadamente 9 anos atrás, que o municipio de Maués por meio do então prefeito Sidney Leite, firmou um convenio com o governo federal (dados abaixo) para a construção de uma central de tratamento de resíduos sólidos, que foi construída atrás do aeroporto. Excelente iniciativa do então prefeito, hoje deputado estadual, uma obra importante e de significativo avanço no sistema de gestão em questão de meio ambiente, já que o cidadão não precisaria mais cavar uma fossa em sua residencia para ali destinar os seus dejetos. Tudo iria ser coletado por um sistema de tubulação, espalhada pelas artérias viaria da cidade.
Quando em sua casa o cidadão desse a descarga no vaso sanitário, esse coliforme fecal seguiria um trajeto pelas tubulações até as centrais de bombeamento que por meio de bombas potentes, jogariam o produto para a referida central, onde passaria por um processo de separação. A parte sólida, que geralmente boia, seria separada da água e a água, passaria por um processo de descontaminação, sendo tratada e depois devolvida, praticamente limpa, para o rio.
Uma grande maravilha, e por essa maravilha o governo federal pagou mais de 7 milhões de Reais, computando os aditivos. Quando a obra começou, a empresa escavou várias ruas e colocou tubos e o prefeito prometeu que isso logo seria entregue a população.
Boa parte da cidade ficou cheia de buraco, mas ninguém reclamou, pois todos entenderam que aquilo era o melhor para nosso municipio. Os dias, semanas, meses e anos passaram e a obra vez e outra parava e era pedido o aditivo para terminá-la, e mesmo assim, nada. Nesta época o nosso atual prefeito era secretário de finanças e logo depois, tornou-se vice-prefeito, acompanhando todo o processo e sendo conhecedor da obra.
Como os dias têm marcha constante e não param, Sidney Leite, prefeito de Maués, tentou o pulo do gato, renunciando a prefeitura para tentar ser o Vice-governador ao lado de Amazonino Mendes, deixando a prefeitura (e Maués) ao seu fiel e “bom” amigo.
Quando assumiu, o atual prefeito sabia muito bem a situação da obra, já que por diversas vezes designou a continuidade dela, instalando geradores, colocando bombas etc... tudo para tentar fazer com que o projeto fosse concluído e pudesse pelo menos, fazer o “migue” de que estava feito a grande obra.
Hoje a obra está parada e cheia de mato... foram mais de oito milhões de reais, literalmente jogados na merda, pois desafio qualquer engenheiro deste mundo fazer aquilo funcionar com a estrutura ali disponível .
Em contra partida alguns moradores de algumas zonas da cidade, depois que a Secretária de Governo e braço direito do atual prefeito, foi a um programa em uma rádio local e “liberou” a interligação, residência/canalização, que confiaram nas afirmações da mesma, deixaram de cavar suas fossas, começaram a ligar, mesmo sem autorização escrita, a tubulação de sua rede sanitária a essa tubulação de coleta e o resultado nós vemos em nossas ruas... MERDA BOIANDO DESSAS TUBULAÇÕES, e poluindo ruas, igarapés, manchando nossa cidade de vergonha.
Este ano, é ano de trocar de prefeito, e o atual deixará de ser, logo, como está se desvinculando de Maués (oficialmente, pois na prática já mora em Manaus), deixará a cidade a mercê das fezes.
Me pergunto... Se a obra, por assim dizer, mais uma das não concluída desse grupo que governa Maués há 12 anos, não foi feita, onde foi parar o dinheiro do convenio? Nossas autoridades (câmara de vereadores) não fazem nada, ou estão aí justamente para nada fazer? As únicas denuncias existentes, foram feitas pelo Concima, e nós não somos pagos para fazer o trabalho dos legisladores desse município, só o fazemos devido a negligencia da responsabilidade destes ditos representante do povo, os que mais “amam Maués”.
Bem, para não dizer que a câmara nada faz... Ela aprova as contas de seu patrão o Prefeito... Isso aconteceu com as contas do Sidney Leite e tem acontecido com as contas do prefeito atual, e pergunto, onde está a obra que deveria existir, pois mais de 8 milhões de reais não pode simplesmente ser jogado no mato e nenhuma autoridade tomar as providencias?
Muda Maués, tenhamos vergonha, sejamos decentes, creiamos que ainda podemos ser uma cidade de pessoas dignas de viver nesse lugar tão lindo e maravilhoso que apesar de seus governantes, ainda é a TERRA DO GUARANÁ.
*O autor é professor de Educação Física no IFAM/SEDUC e membro do CONCIMA – Conselho de Cidadãos de Maués.
Detalhes do Convênio
Número do Convênio SIAFI: 479317
Saiba como obter informações adicionais, denunciar irregularidades ou comunicar inconsistência de dados

Situação: Concluído
Nº Original: CV 213/02
Objeto do Convênio: EXECUCAO DE SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO.
Orgão Superior: MINISTERIO DA SAUDE
Concedente: FUNDACAO NACIONAL DE SAUDE - DF
Convenente: MAUES PREFEITURA
Valor Convênio: 3.999.952,52
Valor Liberado: 3.999.952,52
Publicação: 05/07/2002
Início da Vigência: 04/07/2002
Fim da Vigência: 15/05/2006
Valor Contrapartida: 81.632,65
Data Última Liberação: 29/04/2005
Valor Última Liberação: 188.117,00

Detalhes do Convênio
Número do Convênio SIAFI: 528988
Saiba como obter informações adicionais, denunciar irregularidades ou comunicar inconsistência de dados

Situação: Adimplente
Nº Original: CV 1014/04
Objeto do Convênio: SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO.
Orgão Superior: MINISTERIO DA SAUDE
Concedente: FUNDACAO NACIONAL DE SAUDE - DF
Convenente: MAUES PREFEITURA
Valor Convênio: 2.386.638,21
Valor Liberado: 2.386.638,21
Publicação: 02/07/2004
Início da Vigência: 01/07/2004
Fim da Vigência: 01/05/2010
Valor Contrapartida: 76.352,72
Data Última Liberação: 25/11/2009
Valor Última Liberação: 66.524,97

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG