domingo, 26 de fevereiro de 2012

É DIFÍCIL SER E SE MANTER HONESTO NESTE PAÍS.

*Por Aldemir Bentes de Maués, um apaixonado por Maués.

Dinheiro na cueca-reflexos da CORRUPÇÃO
HONESTO: Fui procurar no dicionário e achei. É um adjetivo. De uma probidade irrepreensível: um homem honesto.
Conforme às regras da probidade: um procedimento honesto.
Virtuoso, probo, honrado.
Sinônimo de honesto: casto, correto, digno, direito, honrado, imaculado, íntegro, probo e sério
“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”
-- Rui Barbosa
Ser honesto neste país está cada vez mais difícil, principalmente na vida política-partidária-administrativa, quando se assume uma função pública.
Com o advento da Ficha Limpa, a nação brasileira deu um gigantesco passo rumo ao processo de limpeza moral e ética no comportamento da maioria dos políticos brasileiros. Mas a simples aprovação da Lei e o seu cumprimento, não nos deixará imunes as “práticas CORRUPTIVAS” entranhadas nas administrações públicas. A Lei, de certo forma, “barra” a entrada de fichas sujas na política, mas, não impede que um Ficha Limpa, de se tornar um Ficha Suja. E pelo que temos visto e observado, os pretensos candidatos que estão se “lançando”, usam os mesmos argumentos dos políticos Fichas Sujas. Um dos argumentos, eles dizem, “para ganhar eleição, tem que ter dinheiro”, “tem que ter estrutura”. Vamos pensar, de onde “virá” o dinheiro? Ao invés de “estrutura” não seria “eu não tenho “estrutura” ou tenho pouca “estrutura”, mas sou honesto e buscarei administrar com transparência, prestando conta ao POVO? Não, eles FOGEM do adjetivo “TRANSPARÊNCIA”, “PRESTAÇÃO de CONTAS”, como o diabo foge da cruz. E esse ‘DINHEIRO”? Quem for “FINANCIAR” a campanha, será que “vai dá de graça”? Será que não vai querer o seu “capital” devolvido e corrigido monetariamente? Ninguém dá nada a ninguém, essa é a máxima da vida, da existência.
O candidato a prefeito de Maués que vencer a eleição tem que ser extremamente HONESTO e Incorruptível, pois no momento no qual ganhar a eleição, CORRUPTORES estarão com ele propondo “esquemas” para desviar dinheiro público, tirar vantagens, usando as prerrogativas que o poder o legitima.
Haverá esquemas para as chamadas emissões de “Notas Fiscais Frias”, pagamento por serviços não realizados, aluguéis superfaturados, obras superfaturadas, obras fantasmas, funcionários fantasmas, concorrências fraudulentas e direcionadas e outras mazelas que nem sequer, imaginamos.
Portanto, é imperativo que o próximo prefeito de Maués não esteja ligado aos políticos tradicionais e que a sua história de vida, seja exemplar, proba e acima de tudo, ser um cidadão HONESTO.

*Aldemir Bentes é filho de Maués, Mora em Maués, formado no Curso de Letras pela UEA de Maués, administra o Blog do Aldemir de Maués. Maués, domingo, 26/02/2012 – 16:22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG