terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Presidente do ICMBio prestará esclarecimentos na ALE-AM sobre criação de Estação Ecológica em Maués, nesta terça-feira

Matéria do Blog da Floresta

05 Dezembro 2011
Posted in Política

A criação de uma Estação Ecológica (Esec) no município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus), proposta pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio) para compensar impactos ambientais gerados pela construção de hidrelétricas no Pará, será o tema de cessão de tempo marcada para as 9h30 desta terça-feira (6), no plenário da Assembleia Legislativa (ALE-AM).

Dep. Sidney Leite (DEM)

De autoria dos deputados Sidney Leite (DEM) e Sinésio Campos (PT), a cessão contará com a presença do presidente do ICMBio, Rômulo José Fernandes, que terá a responsabilidade de apresentar os estudos técnicos que subsidiam a criação da unidade de conservação em Maués, município com aproximadamente 97% de áreas preservadas.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), a criação de uma Estação Ecológica exige, como pré-requisito, a apresentação de estudos que justifiquem tecnicamente a necessidade de se delimitar uma área para fins de proteção de espécies, sejam da fauna ou da flora.

Desde o dia 20 de outubro deste ano, a SDS aguarda os estudos mencionados. No entanto, até agora o Instituto Chico Mendes não enviou as informações solicitadas referentes à criação da Esec, que é uma área de proteção integral, onde a visitação é proibida, exceto quando se tratar de objetivos educacionais ou da realização de pesquisas científicas.
“O impacto ambiental causado no Pará não pode ser compensado no Amazonas, prejudicando as populações tradicionais, que terão que sair de suas terras. Além disso, o ICMBio não tem capacidade nem capilaridade para fiscalizar a área, tornando-a presa fácil para a exploração ilegal de madeira, ouro e outros recursos minerais”, destacou Sidney Leite, que presidiu cessão de tempo sobre o assunto no último dia 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG