sábado, 12 de novembro de 2011

TRE-AM julgará Silas Câmara ainda em 2011

Matéria do Jornal A Crítica
Garantia é do juiz Vitor Liuzzi, relator do processo que investiga denúncia de uso de “Caixa 2” pelo deputado federal

Manaus, 12 de Novembro de 2011
KLEITON RENZO Vídeo
Galería
Áudio
Infográficos

Os deputados federais Antônia Câmara, cassada pelo TRE-AC, e Silas Câmara, que será julgado pelo TRE-AM (Do jornal Tribuna do Acre)
Esposa do dep. Silas Câmara

O processo de cassação do mandato do deputado federal Silas Câmara (PSD), movido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por suspeitas de arrecadação e gastos ilícitos com uso de “caixa 2” nas Eleições 2010, deverá ser julgado ainda esse ano.

A afirmação é do juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Vitor Liuzzi, relator do caso. Pelos mesmos crimes o TRE do Acre cassou na noite de quinta-feira o mandato da deputada federal Antônia Câmara (PSD), mulher de Silas Câmara.

Na decisão, o Tribunal do Acre também condenou Silas a ficar três anos inelegível e só não pediu cassação do mandato porque o diploma de eleito do parlamentar é do Amazonas. Segundo o MPE o processo de cassação de Câmara está nas mãos da Polícia Federal (PF), para que sejam feitas novas perícias e não possui, até o momento, resultado conclusivo.

Questionado se a decisão do Tribunal do Acre poderia indicar uma direção para o julgamento no Amazonas, Vitor Liuzzi foi cauteloso e disse que “não tem como saber isso”. “Eu preciso analisar os autos. O que eu sei da decisão do Acre li na imprensa. A gente não pode se basear em reportagem. Não posso entrar no mérito se a decisão deles vai ou não influenciar no desfecho do processo aqui no Amazonas”, disse.
Na ação, o MPE pede explicações sobre o envio de R$ 472 mil ao Acre, 30 dias antes das eleições de 2010. O dinheiro era transportado em uma caixa de papelão por dois filhos do casal. A PF apreendeu a caixa no dia 6 de setembro quando eles se preparavam para sair do aeroporto em direção à sede da Igreja Assembleia de Deus.

No caso da mulher de Silas Câmara, a advogada Maria Benigno, que responde por cada um dos processos nos respectivos Estados de origem, disse que só espera a publicação do acórdão com a decisão.

“Nós iremos entrar com um embargo de declaração. Vamos pedir explicações do TRE do Acre que diga como uma decisão é nula e ao mesmo tempo pune a pessoa”, antecipou.

De acordo com a advogada, há 20 dias a mesma corte havia julgado ilícita a escuta feita pela PF, onde flagra o casal discutindo sobre um suposto esquema de envio de dinheiro, que o MPE diz que foi usado para compra de votos.

Além das gravações o tribunal se baseou em denúncias de distribuição de gasolina e, principalmente, na apreensão dos R$ 472 mil. De acordo com o conteúdo da escuta feita pela PF, o deputado chega a perguntar quanto a mulher precisa para não perder as eleições (veja boxe ao lado).

No processo, o MPE diz que Silas “operou e dirigiu decisões de campanha política bem como tramou a entrega de recursos financeiros à margem da contabilidade oficial” nas eleições. A advogada sustenta que a Constituição afirma que nenhuma prova ilícita pode ser admitida em processo. É nesse contexto que sairá a defesa da esposa do deputado..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG