quarta-feira, 2 de novembro de 2011

COMUNITÁRIOS DO BAIRRO DONGA MICHILES SE REÚNEM COM AUTORIDADES

Com a presença dos comunitários, convidados e autoridades municipais, os moradores do Bairro Donga Michiles, Bairro Novo, se reuniram ontem à noite no Centro catequético Pastoral Irmã Verônica Kumagai, na Rua Pedro Uchyiama, para tratarem do problema da violência que assola o bairro.

A reunião contou com a presença do Delegado Mário Melo, Presidente da Câmara de Vereadores de Maués Raimundo Rodrigues, dos vereadores, Júnior Leite e Martinéia, conselheiros do Conselho Tutelar, Polícia Militar, Sd. Jhones e do secretário de obras, Oscar Nascimento.

Os trabalhos foram conduzidos pelo Pároco do Bairro, Padre Carlos Caridade e pelo Coordenador do Bairro, senhor Wollace Luiz de Souza.

A princípio, alguns moradores falaram sobre os diversos problemas que afligem o Bairro, notamente a violência e sobre a falta de iluminação pública, pedindo das autoridades suas intervenções para a solução dos problemas ora focados.
A seguir, diversas perguntas, pré-elaboradas, foram feitas as autoridades presentes.
O Delegado Mário Melo, perguntado sobre algum projeto para combater a violência no Bairro, fez um breve histórico dos 08 meses que assumiu a delegacia do município, dizendo que " quando chegou, fez um levantamento de toda a situação vivida pela população de Maués e elencou algumas prioridades". Prosseguiu dizendo que se reuniu com as autoridades do município e propôs algumas ações, como criação da guarda municipal, instalação de câmeras nos pontos mais criticos da cidade, iluminação das vias públicas, no entanto, nenhuma das ações propostas foram executadas pelo poder público. Lembrou ele que esteve recentemente com o senhor secretário de segurança, ocasião na qual o mesmo prometeu liberar duas viaturas para o município, porque atualmente, a polícia civil, conta com uma única viatura em estado precário. Aproveitou a autoridade policial para lembrar aos moradores que ano que vem, é ano de eleições e que eles saibam escolher seus representantes e que não vendam, em nenhuma hipótese, seu voto, a única arma do cidadão.
O secretário de Obras do município, Oscar Nascimento, inquirido sobre a possibilidade de resolver de uma vez por todas o problema de iluminação do Bairro, se perdeu em sua resposta, fugindo do assunto específico, fazendo rodeios, relatando mais sobre a sua vida de adolescente e por fim, se atendo aos custos da iluminação pública para o município, afirmando que até a festa do guaraná, o Bairro estará iluminado, não citando a data.

O vereador Júnior Leite falou de seus projetos e de suas visitas ao Bairro, uma vez que alguns comunitários reclamaram de muitos vereadores que só aparecem em época de eleições, prometem projetos para o Bairro e depois de eleitos, se esquecem e sequer, visitam o Bairro. O parlamentar falou ainda dos diversos projetos, alguns já aprovados, mas que nunca foram postos em práticas, inclusive, citou ele, a lei que regulamenta a venda de cola, tiner e outros produtos usados por adolescentes e crianças viciadas.
A vereadora Martinéia também se reportou ao mesmo caso, e reclamou da forma como são conduzidas as sessões na Câmara de Vereadores, na qual, os interesses do povo, muitas vezes são contrariados em detrimento do executivo que possui naquele poder, a maioria, portanto, é difícil a aprovação de muitos projetos, desabafou a parlamentar.
O conselheiro Ray se comprometeu a participar de projetos voltados para o combate a violência no Bairro, destacando as prerrogativas concernentes ao Conselho Tutelar.
O vereador Raimundo Rodrigues, comentou os mesmos assuntos abordados pelos oradores anteriores e falou que sua ação é mais no interior, na zona rural, mas, que muitos vereadores não visitam o bairro porque para visitar o Bairro, o vereador tem que ter no mínimo R$ 200 reais no bolso para dar as pessoas que na maioria das vezes, não têm dinheiro nem para comprar alimento. Os presentes não concordaram com o vereador.
Ao final, o SD PM Jhones convidou todos os presentes e os comunitários em especial, para uma reunião com o mesmo na próxima terça-feira, no mesmo local, na qual, segundo o PM, apresentará algumas soluções imediatas para o combate a violência no Bairro.
O padre Carlos Caridade e os Coordenadores do Evento, agradeceram a presença de todos e reafirmou, "para se andar 200 mestros, é preciso darmos o primeiro passo."






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG