domingo, 23 de outubro de 2011

O PODER CORROMPE

Matéria da Folha de Tucuruí - PA


Temos visto vários comentários de que qualquer prefeito que assumir a prefeitura vai se corromper. Partindo do princípio de que todos os políticos vêm do povo, chegamos à conclusão de que se esta afirmativa procede, todo o povo brasileiro é ladrão.

Isso não é verdade, vemos a todo o momento demonstrações de que em sua maioria o povo brasileiro é honesto e bom. De vez em quando ficamos sabendo de pessoas muitas vezes pobres que encontram e devolvem grandes quantias em dinheiro.

Mas, o poder corrompe com toda a certeza, principalmente se o governante tiver a certeza de que o produto do roubo lhe garante a impunidade, e a certeza de que quanto mais roubar mais ficará impune.
Se o poder corrompe, a vida pregressa de um candidato é muito importante, mas não é tudo, pois um cidadão que sempre teve uma vida digna pode cair nas tentações do poder e se corromper.

Então qual é a solução: A solução é uma imprensa livre, a implementação de mecanismos de fiscalização e controle da administração pública eficientes, o seqüestro dos bens dos corruptos e é necessário que o povo seja ainda menos tolerante com os corruptos e com a corrupção.

Neste nosso sistema não adianta leis severas contra a corrupção se elas não forem aplicadas. É melhor uma pena de seis meses aplicada, que uma pena de dez anos que ninguém vai cumprir.

Uma solução eficaz já mencionada para acabar com a corrupção é o seqüestro de bens. Ora se o bandido souber que além da prisão, vai ficar sem o produto do roubo, a corrupção perde a sua finalidade pois as conseqüências não compensam o crime. Hoje compensa um mês de prisão e alguns milhões na conta bancária.

Para acabar com a formação de quadrilha composta por chefes do executivo e parlamentares, é só penalizar a omissão e a cumplicidade de vereadores, deputados e senadores, uma vez provado que os mesmos tem conhecimento dos crimes praticados contra o erário e a administração pública.

Não existe prefeito, governador ou presidente corrupto (ou pelo menos eles não se criam) quando existe uma Câmara Municipal, uma Assembléia Legislativa ou um Congresso atuante e comprometido com a população da sua cidade, do seu Estado e do seu país.

É preciso combater os efeitos mas principalmente as causas da corrupção. A primeira coisa que se faz para curar uma doença é identificar as causas e ai sim erradicando a causa, combater os efeitos. Não tem como curar o envenenamento se o paciente não para de ingerir o veneno.

Se existe hoje corrupção em Tucuruí a culpa não é só dos prefeitos, mas é principalmente culpa dos vereadores que apoiam os seus atos e são tão ou mais corruptos que eles.

A população já está tão acostumada com a corrupção e a omissão na Câmara Municipal de Tucuruí, que muitos dizem que o vereador que cumpre o seu papel e denuncia a corrupção na prefeitura está "atrapalhando" o prefeito. Realmente, está atrapalhando mesmo o desvio do dinheiro público destinado à saúde, educação e obras de interesse público.

Quem dera que a maioria dos vereadores fosse da oposição, se assim fosse Tucuruí seria a melhor cidade do Pará, quem sabe do Brasil. Dinheiro e condições não faltam, só falta um pouquinho de honestidade, espírito público e competência.

Mas com fé em Deus, um dia nós chegaremos lá, Tucuruí merece.


Equipe Folha de Tucuruí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG