sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ISOLADOS E OPRIMIDOS!!!


Pelo Jornalista Cleber Oliveira, em Manaus, 19-10-2011 - e-mail de Cleber Oliveira
Publicado no Diário doAmazonas | visiteD24am.com (Pág. 15 Cidades)


O povo que se PENDURE pra SOBREVIVEREM


"Isolados pela geografia, municípios do Amazonas vivem sob o domínio da corrupção. Economicamente paupérrimos, tornam-se socialmente oprimidos pelos desmandos políticos.
Os casos têm dimensões amazônicas pelo volume de recursos vilipendiados e pela impunidade reinante.
Câmaras Municipais coniventes, ou omissas, reforçam o processo de ruína das cidades. O descalabro passa de prefeito a prefeito, alguns sem a menor preocupação de esconder, sob a sombra da floresta, os negócios escusos.
Com raríssimas exceções, e mantida a devida proporção do exagero, os municípios amazonenses mais parecem flagelos amazônicos.
Nesse banzeiro de desvios de conduta, o dinheiro dos serviços públicos desaparece como que levado pelos rios sem deixar rastros, mas bóiam em licitações suspeitas e pagamentos nitidamente direcionados a beneficiar amigos e familiares.
Por esse ralo escoam verbas da educação, saúde, merenda escolar, saneamento e até mesmo salários do funcionalismo.
Então, se poucos ganham, a maioria necessitada perde. Não são casos isolados. Levantamento da Controladoria Geral da União (CGU) constatou que dois terços dos municípios brasileiros apresentam irregularidades extremamente graves em contratos e atos envolvendo agentes públicos e privados.
Não há, nessas cidades o pleno, ou mínimo, exercício da cidadania. Sim, porque a cidadania pressupõe indivíduos que participam da vida comum.
Mobilizados e conscientes, de que as melhores condições de vida dependem diretamente dos investimentos públicos, devem exigir uma gestão ética e comprometida dos poderes constituídos para garantir a eficiência dos serviços públicos.
Um dos direitos mais primordiais do cidadão é o de não ser vítima da corrupção.Do modo como se apresenta nos municípios do Estado, a corrupção é uma gangrena. Não só sangra os cofres públicos, como é decisiva na pobreza das cidades, de seus habitantes e do País.
O mal não se esgota aí. Ele suga as esperanças de uma vida melhor, pois corrói a dignidade e apodrece o convívio social abrindo espaço para o crime organizado.
Obras indispensáveis às cidades são abandonadas deixando a população desprovida e desprotegida. Ao mesmo tempo, atrai o tráfico de drogas. Um crime leva ao outro, afasta investidores sérios e deixam cidades sem perspectivas de progresso.Nessa onda, a corrupção afeta diretamente a formação intelectual e cultural das comunidades, pois deixa estudantes sem condições de estudar, professores desmotivados e escolas sem ter o que ensinar. Um povo sem educação é mais fácil de dominar, roubar e manter na pobreza. Já cidadãos bem educados são fáceis de governar, difíceis de dominar e impossíveis de enganar.
Como os corruptos aplicam o dinheiro desviado longe dos locais dos delitos, para se livrarem da fiscalização e dos rigores da lei, os municípios não evoluem.Urge fazer alguma coisa. Do jeito que está, o assalto aos cofres públicos e à dignidade dos cidadãos tende a se institucionalizar, tornando-se 'legal'. Sem punição, a mensagem passada é de que o crime, no âmbito da gestão pública, compensa.
Quando isso ocorre, há mais isolamento, mais dominação dos cidadãos, mais pobreza, mais humilhação e menos, menos orgulho de ser amazonense."


--
Postado por Blogger no BLOG DO MACKISON MILTON MEDEIROS em 10/19/2011 06:11:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG