sexta-feira, 28 de outubro de 2011

INSIGNIFICANTE MOSTRA DE PAINÉIS MOBILIZA SEDUC RUMO A MANACAPURU

afinsophiaitin@yahoo.com.br
Miguel Oliveira Filho
2011 02:05:16


Por Miguel Oliveira Filho - Filho de Maués

Há bastante trabalho a ser realizado no Amazonas quando se trata de educação. Nossos índices comparando com os nacionais não são nada bons. Precisa-se de muita coisa: melhores salários para os trabalhadores da educação, mais investimentos, construção de novas escolas, redução do número de alunos por sala, precisa-se de um sindicato que não jogue só no segundo tempo e assim por diante.
Nesta semana, porém, um fato vem chamando a atenção de algumas pessoas, dentre elas, alguns trabalhadores na educação que são mais críticos da realidade. A Mostra de painéis na cidade de Manacapuru e na própria capital. Para essas mostras, deslocou-se para Manacapuru uma comitiva de funcionários da SEDUC, aí incluído seus dirigentes, diretores, pedagogos, técnicos, fotógrafos, cinegrafistas e tal.
Para esse insignificante trabalho há toda uma mobilização de pessoas produzindo recortes de emborrachados, ornamentação, preparação de números, estatísticas, histórico da escola para no dia que a comissão do alto comando chegar nada falhar. A equipe é grande. Tudo é bem preparado. Quando chegam às escolas até parece a presidenta Dilma chegando para inaugurar a ponte da ilusão. Estudantes ensaiados cantam, professores viram páginas de flip-shart e os números do IDEB, prova Brasil, SADEAM, gastos e despesas são apresentados.
Feito isso, rola o rega-bofe, a equipe sai em carreata, regata, para outras escolas. E assim passam o dia. E não são poucas pessoas. O pior é que há muitos rastejantes.
Até a década de 90 o frisson nas escolas era a realização das feiras de ciências. Observamos que nesse trabalho havia o envolvimento dos alunos e surgiam invenções que ia de "esculateiras" de fazer café a outros inventos. Hoje, nossas feiras de ciências só fazem reproduzir como fazer bolo, munguzá, doces e outros aperitivos gastronômicos.
Não devemos esquecer que foi numa viagem dessas, para ver inutilidades que não constrói nada, que toda uma equipe da SEDUC, incluindo sua Secretária, morreram numa queda de avião no Zumbi, indo para Maués, terra do prefeito cassado Belexo.
Anteontem toda uma equipe atravessou a ponte da ilusão para ir a Manacapuru. No meio da viagem a diretora de uma das escolas teve que retornar às pressas à capital porque um professor resolveu reclamar direitos e falar das dificuldades que sua escola passa, com a insegurança, falta de quadra para prática de esportes,e com ele muitos alunos, perante autoridades do Estado.
Se toda a SEDUC se mobilizasse para assistir uma mostra de teatro, cinema, ciência, arquitetura, danças, organizada, preparada por ela e seus professores, diretores, pedagogos, temos certeza que a educação escolar no Amazonas seria outra e não haveria tempo para brigas, confrontos entre alunos (as) e nossa escola seria outra. Mais prazerosa e mais acolhedora. E no dia do servidor público haveria festas construtivas e o SINTEAM estaria com seus associados jogando desde o primeiro até o segundo tempo uma bela pelada pebolística.

Um comentário:

  1. Discordo totalmente do Miguel quando ele fala "PONTE DA ILUSÃO" muito pelo contrario, vai trazer sim beneficio aos municipios e população daquela região...

    ResponderExcluir

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG