quarta-feira, 14 de setembro de 2011

NÓS e os POLÍTICOS CORRUPTOS



















Por Aldemir Bentes*

Por que existem políticos corruptos? Porque nós, eleitores, VOTAMOS neles.
Falta de nossa parte, termos maior seriedade e cuidado ao escolhermos nossos representantes, tanto no executivo quanto no legislativo. Devemos buscar saber de sua atuação política passada (principalmente) e atual. Dizem que o brasileiro tem memória curta, por isso, é necessário que tenhamos que despertar nossa memória e gravar em nosso cérebro, a atuação e comportamento daqueles que se apresentam para nos representar. Se a maioria não votar nos candidatos que não honraram com a sua escolha, esqueça, nunca mais vote nele.

Você pode identificar o candidato corrupto. Se o mesmo já exerceu algum mandato, procure saber se suas contas foram aprovadas, se ele não sofreu nenhuma multa de algum órgão fiscalizador, como o TCE, TCU ou CGU ou se foi investigado pelo Ministério Público de qualquer esfera. Verifique se em sua administração ele praticou ou deixou praticar a perseguição política, punindo aqueles que não comungavam de suas ideias. Veja se houve obras superfaturadas ou de má qualidade em sua gestão. Observe quem e quais foram seus colaboradores mais próximos e suas atuações. Observe e compare a multiplicação de seu patrimônio em tão pouco tempo, isso sem justificativas palpáveis, isto é, se ele não é empresário e entrou na política e de repente enriqueceu, isso é sinal de corrupção e esquemas montados para desviar dinheiro público. Procure saber e verifique se em sua gestão as contas foram publicadas e se a maioria da sociedade tomou conhecimento.
Verificando e observando esses e outros detalhes, certamente você poderá identificar os maus gestores e se quiserem voltar, negue seu voto, assim, você estará contribuindo para a punição dos políticos corruptos.
Caso o pretenso candidato nunca ocupou cargo executivo, mas sempre esteve presente nas disputas eleitorais, o cuidado é ainda maior. Veja quem são seus colaboradores mais próximos. Observe e procure saber da evolução de seu patrimônio, sua origem e se estão de acordo com suas possibilidades. Procure saber de suas ideias e por que ele disputa todas as eleições, mesmo sabendo, de antemão, que suas chances são mínimas. Busque saber de seu comportamento para com seus adversários. Se ele respeita o lado pessoal e moral deles, se ele não usa (por meio de terceiros) de artifícios para denegrir a imagem das pessoas, fazendo acusações levianas, sem provas. Se ele age de forma covarde, não assume seus atos e se esconde na imagem de outra pessoa. Seja esperto, pois os políticos corruptos são capazes de tudo para ludibriar você. Eles prometem coisas que não podem cumprir, prometem e alguns até lhe dão dinheiro, mas se você se “vender” estará fadado a ser mais um na multidão. Será um manipulado, um marionete desses crápulas. Você se tornará um serviçal a disposição do mau e contribuirá para que esquemas ilícitos sejam postos em práticas e que os recursos públicos, continuem a ser desviados, enriquecendo ilicitamente esses sanguessugas do dinheiro público.
A única coisa que político corrupto jamais promete, é ser TRANSPARENTE.
Então senhores eleitores, você é o dono do destino de seu país, de seu estado e de seu município. Só você poderá fazer mudar a sua história, vai depender unicamente de seu VOTO.
Se os corruptos vencerem, não se queixe a ninguém, assuma a sua culpa e conviva por mais 04, 08 ou 20 anos.
*Aldemir Bentes é filho de Maués, Mora em Maués, formado no Curso de Letras pela UEA de Maués, administra o Blog do Aldemir de Maués. Maués, quarta-feira, 14/09/2011 – 21:54 a 22:25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG