sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Não venda ou troque seu voto

Matéria enviada por um filho de Maués - Autor desconhecido. 

Candidato que compra voto ironiza a miséria do cidadão. Infelizmente, é fato comum ficarmos sabendo de casos de compra de voto ou troca por vantagens econômicas e financeiras. Acredito que a cada eleição o eleitor se torna mais consciente, dificultando a ação desses estelionatários das urnas. Porém é preciso que estejamos alertas em denunciar o uso do dinheiro para subverter a vontade da sociedade.

Em todos os atos públicos que participo faço questão de enfatizar a necessidade do eleitor não vender ou trocar seu voto. Defendo que todos os candidatos, independente de ideologia ou de sigla partidária, façam o mesmo. Há candidatos sérios em todos os partidos que merecem ser avaliados pelo trabalho, pelas propostas, pela história de vida. Inutilmente é estarmos em uma democracia se a seriedade de um cidadão que resolve representar a sociedade na Assembléia Legislativa ou no Congresso Nacional seja colocada em posição secundária àqueles que se aproveitam da extrema miséria brasileira.


O Brasil tem mais de 50 milhões de pessoas abaixo da linha da miséria. No Brasil, se passa fome. Em Manaus, se passa fome, embora uma parte considerável dos moradores desconheça esta realidade escondida em bairros periféricos. Não é preciso andar muito. Com 10 minutos de carro se sai do centro da cidade e se chega em bairros onde famílias acordam sem saber se terão o que comer durante todo o dia.

É quando aparecem os mercenários do voto. Peguemos a folha de trabalhos prestados dos que preferem o caminho da compra ou troca de votos e analisemos: pouco se encontra de ações, de leis, de projetos de leis, de indicações que sirvam para o avanço social, para a contribuição de onde e melhor se aplicar o recurso público. Pouco se encontra de trabalhos prestados.

A política precisa ser resgatada e muitos lutam para tanto, embora encontrem pelo caminho os que gargalham da necessidade social e econômica de parcelas da população. O voto muda um Estado, um país. Mas pode mudar tanto para melhor, quanto para pior. A compra e troca do voto certamente é o caminho mais curto para que o Brasil chegue a camadas mais profundas do poço sócio-econômico. O voto consciente, estudado, analisado é o remédio para que entremos em uma estrada de avanços, mesmo que árduos, mesmo que demorados, porém amplos e democráticos.

De minha parte, continuarei pregando, por onde for, o voto consciente. Continuarei combatendo a venda ou troca do voto. Continuarei pedindo ao eleitor que vote, seja em quem for, mas em nomes sérios que valorizem nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG