quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Deputado quer drenagem do Paraná do Ramos

Matéria do Blog da Floresta
29 Setembro 2011
Posted in Política
Deputado Sidney Leite (DEM)

Na próxima se­mana, a Ad­min­is­tração das Hidrovias da Amazônia Oci­dental (Ahimoc), vin­cu­lada ao Min­istério dos Trans­portes (MT), vai ini­ciar um pro­jeto para a dra­gagem de dois tre­chos do Paraná do Ramos, que dá acesso aos mu­nicí­pios de Maués, Bar­reir­inha e Boa Vista do Ramos. A me­dida é ob­jeto de ­so­lic­i­tação do dep­utado Sidney Leite (DEM), que ap­re­sentou ao órgão o im­pacto sofrido pelos três mu­nicí­pios de­vido às vazantes históricas que vêm sendo reg­istradas no Ama­zonas. Em visita ao su­per­in­ten­dente da Ahimoc, Sabá Reis, Sidney Leite ex­plicou que as secas recordes do rio nos úl­timos anos e o surg­i­mento dos bancos de areia estão di­fi­cul­tando o trans­porte de pas­sageiros, cargas, com­bustíveis e do ex­trato de guaraná pro­duzido pela Ambev em Maués, que pre­cisa chegar a Manaus para a fab­ri­cação de re­frig­er­antes.
Com im­a­gens obtidas por meio de GPS (Sis­tema de Posi­ciona­mento Global), o dep­utado mostrou ao su­per­in­ten­dente que os dois tre­chos estre­itos, que to­tal­izam quatro quilômetros, estão com­preen­didos entre a en­trada do paraná e a Vila Silves, lo­cal­izada na di­visa dos mu­nicí­pios de Uru­cu­rituba e Boa Vista do Ramos. “A vi­agem de Maués até Manaus, feita no tra­jeto normal, dura em média 24 horas. Mas, com a vazante, as em­bar­cações ficam im­pe­didas de navegar pelo paraná. O tra­jeto al­ter­na­tivo é feito por Par­intins e chega a durar 50 horas. Com isso, o preço dos pro­dutos au­menta em mais de 100% e há ra­ciona­mento de en­ergia em Maués, por causa da falta de com­bustível nas ter­melétricas”, res­saltou Sidney Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG