quarta-feira, 31 de agosto de 2011

SÓ GANHA ELEIÇÃO QUEM TEM DINHEIRO


Por Aldemir Bentes*

Nos quatro cantos da cidade ou se preferir, do Brasil, a afirmativa é a mesma quando se trata de eleições: só ganha eleição quem tem dinheiro. Essa afirmativa me deixou intrigado e comecei a pensar o porquê de tanta convicção. Antes de qualquer coisa, a “minha consciência” por força de hábito, questionou alguns pontos que espero encontrar respostas convincentes.
O mundo está cheio de ricos? Milionários? Pois só se vence eleição é porque tem dinheiro? Então, os ricos estão votando nos ricos, assim, nos leva a pensar que tem mais rico que pobre.
E os pobres, sem dinheiro, sem eira e nem beira, que mora na periferia das cidades, aqueles que estão à margem da sociedade que são na maioria desempregados, “sobrevivem de bico”, não têm assistência médica digna, nem moradia, nem esgoto, nem água, nem luz, ONDE estarão eles? Ou eles não possuem o TÍTULO DE ELEITOR? Ou em época de eleições eles somem, desaparecem e não estão nem ai.. Ou será que eles, por “gratidão” votam nos ricos, pois devem pensar, “os ricos não podem deixar de ser ricos, COITADOS!”, não sobreviveriam, aí, o dó fala mais alto e eles elegem os ditos RICOS. Ou ainda, e olha que não quero acreditar, os pobres estão VENDENDO ou trocando seus votos por algo que julgam ser essencial para eles. Será que o voto virou mercadoria de troca? De venda? Cujos valores podem ser medidos por um rancho, duas, três dúzias de telhas, alguns litros de gasolina, uma conta de luz, uma conta de água, a promessa de um emprego para o filho, sobrinho, mulher ou para ele próprio? Se assim for, o dinheiro, na visão dessas pessoas é o maior BEM QUE UM HOMEM ALMEJA POSSUIR e POR ELE, FAZ QUALQUER COISA.
Mas por outro lado, vemos centenas de pessoas desempregadas, vivendo abaixo ou na linha da pobreza extrema. Há muita gente passando fome, sem esperança, sem futuro. Há muita criança desnutrida que morre antes da 1ª infância. Vemos dezenas de pessoas buscando seu sustento nos lixões, catando “latinhas”, vendendo guloseimas. Idosos, crianças, vendendo picolé para ajudar no sustento da família. Falta dinheiro para comprar alimentos básicos, para pagar a luz, a água, o aluguel, pagar a farmácia, o açougueiro, o padeiro. Faltam escolas para muitas crianças. Falta merenda nas escolas. E todo esse povo como estão classificados? Como ricos? Ou não pertencem a nenhuma estatística governamental? Ou são indigentes? Fantasmas?
SÓ VENCE ELEIÇÃO QUEM TEM DINHEIRO. Mas isso acontece porque a maioria das pessoas permite. Estão sofrendo, penando, passando fome, fome de esperança, fome de sonhos e mesmo assim, se calam, se conformam e deixam as oligarquias, os grupos, os corruptos (que têm muito dinheiro) continuarem a dirigir o destino e a vida de uma população. Será que uma pessoa do POVO, que veio do povo, que se preparou, que tem bons propósitos, não pode vencer uma eleição? Por que só os ENDINHEIRADOS podem vencer eleições e mandar em tudo?
Não é isso que eu penso, me desculpem, mas qualquer cidadão HONESTO, mesmo sendo pobre, deveria ganhar as eleições. Mas eleição se ganha com o voto e quem decide é o povo. Ou deixamos de pensar dessa forma ou então, estamos CONDENADOS a vivermos na miséria para sempre. Pois os que têm dinheiro só procuram o pobre quando precisam, ou você duvida disso?
Ser pobre não significa que você é incapaz, que ser pobre o torna menos humano que os ricos. Ser pobre não é um defeito, é uma condição, muitas das vezes, por falta de oportunidades.
Vamos deixar de hipocrisia e buscar ocupar nosso lugar no contexto da sociedade, vamos deixar de sermos hipócritas ao ponto de vendermos ou trocarmos um bem precioso garantido por nossa constituição, o nosso voto.
Você que troca ou vende seu voto é o principal responsável pela boa vida dos CORRUPTOS que invadiram a administração pública deste país.
Quer continuar a sofrer? Vote em quem tem dinheiro e depois de passada as eleições, vá tentar ao menos falar com um deles, ele nem te conhece.
*Aldemir Bentes é filho de Maués, Mora em Maués, formado no Curso de Letras pela UEA de Maués, administra o Blog do Aldemir de Maués. Maués, terça-feira, 31/08/2011 – 00:25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG