quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MINHA LUTA É TUA LUTA, TUA LUTA É MINHA LUTA, NOSSAS LUTAS SÃO DO POVO!

Por Walfredo Rego Filho

Em mensagens anteriores que enviei e foram postadas no Blog do Aldemir de Maués - o nosso Águia - tecemos comentários elogiosos sobre a socialização dos problemas de Maués, via Internet. Este Blog, que teve mais de 82.000 acessos, vem ocupando lugar de destaque na informação responsável, necessária e construtiva. Diariamente leio os textos que meu amigo e companheiro da manhã Aldemir Bentes cria e posta no Blog (ele tem a gentileza de enviar para o meu E-mail), em suas postagens mais recentes, ele tem enfatizado graves problemas que afligem Maués nos últimos vinte anos. Focamos alguns assuntos abordados no Blog:

Matadouro: As fotos postadas sobre o abate dos bois, no matadouro, foram chocantes. Em 1997, durante o curso que ministrei sobre Meio Ambiente, no Barco Samaúma, para professores de Maués, filmamos e fotografamos (os alunos e eu) o processo de abate. Quando exibimos as imagens em sala de aula, dois alunos vomitaram diante de tanta nojeira e eu fiquei sem comer carne durante alguns anos. Na época, expusemos as fotos e videos para as autoridades, que simplesmente ignoraram.O boi era (e continua) sendo abatido sem passar pelo necessário exame sanitário.Muitas doenças advém da alimentação de origem e qualidade duvidosa. Este problema escancaramos no governo carlista, voltamos a expor no governo sidinista e ratificamos no governo belexista. Nenhum dos (des) governos citados teve a competência, sensibilidade e boa vontade para resolver o problema.

Lixão da cidade: Ainda em 1997, fotografamos e filmamos (os alunos e eu) os impactos ambientais do lixão. As cenas registradas mostravam pessoas carentes catando lixo. Temos imagens chocantes de crianças manipulando seringas com agulhas de lixo hospitalar. Mostramos o chorume (líquido fétido, altamente impactador) escorrendo para o igarape que deságua no Rio Maués Miri.Estamos em 2011 e o problema persiste. O Site Transparencia Brasil, na página sobre repasse de verbas da União para o municipio, informa que veio verba para a construção do aterro sanitário. Esta verba foi vergonhosamente desviada, junto com a verba para a construção da fábrica de rede; para a implantação do sistema de esgotamento sanitário e muitas outras verbas desviadas, que se fossem aplicadas, melhoraria as condições de vida de nosso povo. A história irá julgar o governo execultivo que não execultou; o legislativo que não legislou e o próprio povo, que ainda não aprendeu a escolher seus representantes.

Resistência Cidadã: Nos mais recentes textos publicados no Blog do Aldemir de Maués, estes e outros graves problemas do município são enfatizados. Felizmente os maueenses agora tem esta poderosa ferramenta de conscientização e pessoas como: Aldemir Bentes, Antonio Cardoso, Alfredo Almeida, Ana Sakiyana, Angela Miranda, Heraldo Santos, Nelson Rolim, Macksomilton Medeiros,Mario Lúcio, Manoel Almeida, Roberto Souza, Elias Souza, Michel Souza, os amigos da equipe 10, os companheiros do PV e todos que não se curvaram e teimam em acreditar em dias melhores.

Agradecimento: Quero agradecer a solidariedade e apoio que Aldemir Bentes - o Companheiro da Manhã - dedicou-me durante os embates que travamos e que estão sintetizados nos livros que publicamos. Quando coloquei o texto: Aldemir Bentes - O águia de Maués, em meu mais recente livro (Companheiros da Manhã), apenas ratifiquei o que penso e sinto a respeito de sua elogiável postura de cidadão e homem de bem, que aprendi a respeitar. Minha luta é luta dele, a luta dele é minha luta, as nossas lutas são do nosso povo! Quando li o texto dele: Quando nossos gritos começam a incomodar, postado no dia 02/08/2011, não contive as lágrimas. Grato companheiro pelas palavras de reconhecimento. A luta continua e aumenta a quantidade de bons aliados.

Parabenização: Na oportunidade, parabenizo Roberto Barbosa Souza, pelo elucidativo texto: O Jogo do poder pelo poder, postado neste blog no dia 31/07/2011. De forma didática, inteligente e com a devida objetividade, ele teceu comentários sobre o PLANO DANOSO - ou trama maquiavélica - quando ele desmascara 'Sidney Leite (o pai, a coisa) e belexo (filho, a cria). Gostaria que Roberto Souza (mais a torcida do Vasco, do Flamengo, do Garantido e do caprichoso) lessem o livro: Guerra verde na Idade Mídia (Livraria Valer ou com o autor) e assistissem o DVD que acompanha a obra. Verão, impresso e em audiovisual, as comprovações dos crimes ambientais, crimes eleitorais e crime hediondo, cometidos pelo O Coisa e seus pupilos. As denúncias foram engavetadas no palácio dos togados. O grande JUIZ será o próprio POVO, devidamente conscientizado. Este é nosso desejo e nossa esperança.

Walfredo Rego
Educador-Escritor

Um comentário:

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG