domingo, 7 de agosto de 2011

Amiga da Onça - Por Marcelo Ramos

Os mais velhos devem lembrar do personagem “Amigo da Onça” criado pelo cartunista Péricles de Andrade Maranhão e publicado em quadrinhos na extinta revista O Cruzeiro, mas poucos sabem que o personagem fora inspirado numa famosa piada, mais ou menos assim:
“Dois caçadores conversam: - O que você faria se aparecesse uma onça, agora? – Ora, eu dava um tiro nela. – Mas se você não tivesse arma de fogo? – Bem, eu matava ela com o meu facão. – E se você estivesse sem o facão? – Apanhava um pedaço de pau. – E se não tivesse nenhum pedaço de pau? – Subiria na árvore mais próxima. E se não tivesse árvore? – Eu sairia correndo. – E se você estivesse paralisado pelo medo? O outro, já irritado, desabafa. – Mas, afinal, você é meu amigo ou amigo da onça?
Uso a anedota que inspirou a criação do amigo da onça pra lembrar as ofensivas de São Paulo contra os interesses da Zona Franca de Manaus. Imagine o Governador do Amazonas e a Presidente Dilma como os caçadores e o Ministro Aloisio Mercadante como a onça. O diálogo seria mais ou menos assim:
- Governador, o que o senhor faria se o ministro paulista Aloisio Mecardante aparecesse agora? – Eu usaria nossas estradas, portos e aeroportos para garantir a competitividade da ZFM. – Mas se você não tivesse estradas, portos e aeroportos? – Eu me valeria das vantagens comparativas dos incentivos fiscais. – Mas e se a onça tivesse comido as suas vantagens comparativas? - Eu estimularia a bioindústria. – Mas se eu liberasse a importação de produtos como a sacaria de juta? – Eu correria para pedir do governo federal investimentos na construção de uma alternativa econômica para o Amazonas. – E se no lugar disso, eu lhe desse um bilhete? – Eu pediria que, ao invés do bilhete, mandasse uma Medida Provisória garantidora do modelo Zona Franca – E se no lugar da Medida Provisória, eu mandasse para o Amazonas o Nelson Jobim. O Governador não se contém: - Perai, Presidente, a senhora é amiga do Amazonas ou amiga da onça?
Marcelo Ramos é advogado e deputado estadual pelo PSB. www.deputadomarceloramos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG