sábado, 16 de julho de 2011

MEUS SONHOS

























A foto mostra o Rio Maués Açu (Rio Preto) - grande como os meus SONHOS.

*Por Aldemir Bentes de Maués
Por bondade de Deus, nasci nesta terra chamada Maués. Minha mãe veio de longe, lá do Rio Madeira, Manicoré, Borba, Rio Marimari, Rio Abacaxis, chegando nesta bela Terra, no lugar chamado Cicantá. Conheceu meu pai e se instalou no Igarapé do Diamante, afluente do Rio Apocuitaua. Na época, o Rio Apocuitaua era dominado pelo senhor Manoel Negreiros que possuía em sua propriedade, grande rebanho bovino e cultivava o guaraná.
Quando meu pai faleceu, minha mãe ficou gestante de mim. Graças ao meu irmão/pai Percildo Souza, que naquela época era funcionário da Fundação SESP, assumiu a responsabilidade de sustentar minha mãe, meu irmão Arnaldo e eu, que nasci ali, atrás do Grupo Escolar Santina Filizola, na Rua Floriano Peixoto, casa do Senhor Manoel Dias.
Meus outros irmãos, Érico e Perciano, já eram donos de suas vidas e trabalhavam sempre na companhia de seu pai, o velho Chico Souza, carpinteiro naval dos bons.
Ainda criança, fomos morar na Rua Getúlio Vargas, pois Maués terminava ali, a Rua Guaranópolis começa a surgir e foi na Garagem da Prefeitura, em uma escola improvisada que comecei os meus contados com os estudos. Minha primeira professora foi a querida Célia Macedo e tive como colegas, o Professor Luizinho Aguiar, Paulo Darque, Gessy Soares, Tadeu “Bajará”, Janete e outros que me fogem à memória.
Foram momentos de sonhos, de alegrias e de grandes realizações em minha vida, pois pude conviver com meus colegas e cultivar uma amizade que perdura até hoje.
Tive meus momentos de fracassos, pois me envolvi no alcoolismo ainda adolescente, mas com a bondade de Deus e ajuda de muitos amigos, consegui estacioná-lo.
Sempre busquei meu lugar através de meus estudos, de minha capacidade. Nos empregos que exerci, sempre foi através de concurso público,no entanto, sempre tive Maués como a minha terra mãe, estivesse onde estivesse. As belas paisagens de Maués, seu povo, minha origem, sempre estiveram em meus pensamentos. Morei cerca de 16 anos fora de Maués, mas todos os anos, retornava para abraçar a minha família e os meus amigos.
Em 1999, retornei a Maués e comecei, de forma tímida, a participar mais da vida política de Maués. Percebi e comecei a me envolver em questões da administração de meu município. Aos poucos fui tomando gosto e me indignando com irregularidades praticadas pelos gestores. Comecei a usar a minha arma, a ESCRITA. Foi aí que comecei a participar cada vez mais da vida de minha cidade, sempre querendo o melhor para esse povo.
Por concurso, me tornei funcionário da hoje Amazonas Energia. Participei como simpatizante de várias eleições, sendo derrotado (o meu candidato) em todas. Mesmo assim, continuei a desenhar meus sonhos para a melhoria, em todos os sentidos, da minha Maués.
Hoje, a situação está mais caótica. Temos uma administração que parou no tempo, cujos objetivos maiores são a defesa dos interesses de grupos e particulares. Temos uma Câmara de Vereadores, cuja maioria, sempre atua a favor do Executivo, assim, o parlamento perdeu a voz, virou braço forte aliado dos interesses da administração municipal.
O nosso prefeito não mora aqui, portanto, não vive o drama diário de nossas dificuldades. Obras de convênios estão paralisadas em toda a cidade, as que foram “concluídas” não funcionam. As escolas estão sendo reformadas com letargia, algumas obras já duram mais de ano, prejudicando centenas de alunos.
A administração não é transparente, pois uma licitação, um pregão, não são divulgados, apesar de termos 03 emissoras de rádios, são publicados tão e somente, no Diário Oficial da União, desta forma, centenas de cidadãos de Maués não tomam conhecimento das ações e recursos que o município consegue.
Professores são mal pagos, a saúde fica a desejar.
Indiferente a tudo isso, a administração municipal montou uma estrutura na qual envolve a mídia como a maior propagadora de suas ações fantasiosas. Na mídia do rádio e da televisão, existe e funcionam, uma Maués, cuja administração é uma das melhores do planeta. Tudo nela está perfeito, enquanto isso, o povo sofre catando lixo na lixeira a céu aberto, localizada na estrada Maués Miri, cuja estrada de acesso ao Rio Maués Miri se tornou intransitável naquela área.
Então amigos, meu SONHO é: tornar a administração pública municipal transparente, na qual, o prefeito more aqui e só se ausente do município em caso de extrema necessidade, que a Câmara seja independente e vote os interesses do coletivo, do povo. Que as contas do Executivo e Legislativo sejam publicadas para consulta de qualquer cidadão, sem precisar entrar na justiça para tal. Que os nossos secretários (as) sejam pessoas capacitadas e comprometidas com os interesses da população, buscando cada vez mais, melhorar o sistema de gestão de suas pastas. Que a administração pública não patrocine e nem tolere o NEPOTISMO, hoje impregnado em todos os poderes. Que a administração seja capaz de concluir obras e fazê-las com qualidade.
Se você sonha assim, lute para realizarmos esses SONHOS.

Bom dia!

Visite o Blog do Aldemir: http://blogdoaldemirdemaus.blogspot.com/search?q=
Agora também no facebook
Opine, critique, colabore, comente: e-mail: aldemirbentes.maués@hotmail.com
Não jogue este texto na via pública, mantenha limpa a nossa cidade!
*Aldemir Bentes é filho de Maués, Escritor, Formado em Letras pela UEA – Núcleo de Maués – Maués-AM, 16/07/2011 – sábado. 11:32

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG