sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A INOPERÂNCIA DA SEDEMA DE MAUÉS







Para que serve uma Secretaria voltada para as questões do meio ambiente? Talvez seja para buscar solucionar os diversos problemas ambientais em voga em todo o mundo. A preservação da natureza, a busca de políticas públicas para a sua preservação, vigilância e repressão a infratores, devem ser alguns de seus objetivos.


Mas parece que a SEDEMA de Maués optou somente para reprimir indefesos moradores que, por tradição milenar, ainda queimam seus lixos, podam as árvores de seus quintais. Esses são reprimidos e ameaçados por funcionários da tal SEDEMA. Ao invés de informar, educar os moradores da periferia, eles reprimem, ameaçam. Recebemos denúncias desta prática.

DESCASO COM COISA SÉRIA

Em 19 de maio de 2010, sob o título "Moradores fazendo os serviços que o poder público de Maués não FAZ", denunciamos o rompimento de bueiros do esgotamento sanitário em alguns pontos da cidade. Moradores cansados de solicitar providências da Prefeitura, via SEDEMA ou Secretaria de Obras, agiram por conta própria e contrataram um limpa fossa para desobstruir o bueiro que causava mal cheiro e incomodava moradores e transeuntes.

RUA ALFREDO GUIMARÃES - A Rua do Mau cheiro

Na mesma matéria, relatamos o grave problema vivido pelos moradores da Rua Alfredo Guimarães, nas proximidades da Fundação Gualter de Almeida. Um bueiro a céu aberto, despejava e continua a despejar os dejetos (caldo de merda) do Esgotamento Sanitário diretamente no Igarapé do Ramalho Júnior. O odor é insuportável para os moradores e por quem necessita passar naquele trecho da rua.

Paralelo a matéria, falamos por telefone com a titular da SEDEMA e a colocamos a par da situação. Ela, que estava participando de uma entrevista com o porta voz da ideologia do rádio, respondeu que acionaria o SAAE para solucionar o problema. O tempo passou, e ao encontrá-la numa manhã de sábado na feira do peixe, vestida com aquele colete identificador e seguida por vários funcionários de sua secretaria, voltei a lembrá-la do problema da Rua Alfredo Guimarães, sugerindo que naquele momento ela mesma fosse verificar o local. Mais uma vez, argumentou que o SAAE já tinha sido avisado e que tomaria as providências.

O DITO PELO NÃO DITO - SOLUÇÃO QUE É BOM, NADA.
Passado quase um ano, o problema continua e se agrava a cada dia e a tal SEDEMA não toma nenhuma providência. É necessário frisar que a Secretária e seus funcionários são pagos com o dinheiro dos cidadãos e é a eles que têm que proteger. Mas ao contrário, nada faz. O problema continua na Rua Alfredo Guimarães, no lixão da cidade que está poluindo grande extensão da Estrada do Maués Miri, na derrubada de árvores por madeireiras que passam desfilando em imensas balsas, abarrotadas de toras de madeiras, pela frente da cidade, das centenas de carradas de barro jogadas na praia na área da obra da orla. Para a SEDEMA e sua secretária, isto é normal.
Ninguém foi responsabilizado e nem será, porque a SEDEMA só tem olhos para os indefesos, os pobres que pouco ou nada sabem a respeito de preservação do meio ambiente.

É preciso que a preguiçosa e inoperante SEDEMA de Maués faça os serviços para o qual foi criada e faça jus a sua criação, sob pena de descrença de suas ações.


Se isso não bastar, solicitamos a gentileza da Secretária da SEDEMA passar uns cinco minutos no local do bueiro da Rua Alfredo Guimarães, talvez assim, ela tome alguma providência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG