quinta-feira, 27 de maio de 2010

MAUÉS realiza o I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE CONTROLE SOCIAL


Idealizado pelo Conselho de Cidadãos de Maués (Concima) em parceria com os movimentos sociais organizados do município e com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), o I Seminário Municipal de Controle Social acontecerá em 17 de junho de 2010 no auditório da Escola Estadual Santina Filizola. O objetivo principal do evento é criar um ambiente adequado para incentivar e difundir democraticamente a importância da participação popular na administração pública, além de articular e fortalecer os movimentos sociais na defesa dos direitos individuais e coletivos.

O Seminário contará com os palestrantes Hamilton Leão presidente da ONG Instituto Amazônico da Cidadania afiliada à Amarribo/IFC, Rachel Leão presidente do Conselho de Cidadãos de Maués, promotor Márcio André Cavalcante Lopes, pároco do município padre Carlos Góes, deputado estadual Luiz Castro, deputado federal Francisco Praciano e representante da Controladoria-Geral da União Alex Gomes da Silva. Cada palestrante terá trinta minutos para explanação e mais trinta para responder aos questionamentos do público participante.
Ao final do Seminário, será criado um grupo de trabalho para programar um calendário anual de atividades voltadas para discutir os problemas de interesse coletivo e a inserção dos moradores e entidades organizadas nos Conselhos de Direitos do município.

A CGU já disponibilizou setecentas cartilhas “Olho vivo no dinheiro público” para a distribuição ao público participante, além de 100 unidades do livro “Gestão de recursos federais” para os dirigentes de movimentos sociais.

Localizado a 300 km da capital do Estado do Amazonas, o município de Maués é conhecido nacionalmente como a “Terra do Guaraná” e possui cerca de 50 mil habitantes segundo dados do IBGE. Figura entre as cem cidades brasileiras com piores níveis de desenvolvimento socioeconômico, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM 2006) da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgado no final do ano passado.
Ao realizar o evento o Conselho de Cidadãos busca ainda, aproximar dos movimentos sociais os Órgãos Oficiais de Fiscalização e Controle, incentivando o exercício da cidadania por meio do irrestrito controle da administração pública municipal, além de sensibilizar o morador em colaborar com a boa gestão pública dos recursos e difundir a importância do acesso à informação de dados relativos à administração, assim como o seu correto uso na defesa de direitos constitucionais do cidadão.
Para o segundo semestre deste ano, o Conselho planeja levar ao município o programa “Olho Vivo no Dinheiro Público” da CGU com palestras voltadas para os cidadãos e gestores públicos do município, além do lançamento local da campanha nacional do Ministério Público “O que você tem a ver com a corrupção?” coordenada no Amazonas pela promotora Silvana Nobre de Lima Cabral.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

FOTO DO DIA: Obra da Orla Vira criadouro de mosquito da dengue




Depois de várias teimosias contra a natureza, os teimosos parece que admitiram que não seria possível a continuação da obra da Orla Fluvial de Maués. Restou a poluição das praias e agora, o que é mais agravante, a água represada propicia um criadouro natural de mosquito da dengue. Com a palavra a Vigilância Sanitária que atuou a Fundação Gualter de Almeida, que segundo a ideologia do rádio, mantinha em seus estoques, produtos alimentícios vencidos. E agora José? Será que a ideologia vai dar o mesmo tratamento para o fato? E as bancas de peixes a céu aberto nas ruas próximas as feiras?? E os sucos de bostas que estão sendo jogados diretamente no Igarapé do Largo do Prata? Existem dois pesos e duas medidas? A ideologia do rádio precisa conhecer o princípio da imparcialidade, senão, nunca agirá pela razão.

E nós, o POVO, ainda Vamos Continuar a Acreditar nas MENTIRAS?












Por Aldemir Bentes de Maués
quarta-feira, 26 de maio de 2010

As eleições estão chegando, a Copa do Mundo também, a crise nuclear que envolve o Irã e as potencias ocidentais, lideradas pelos Estados Unidos, caminham para o bloqueio comercial contra o Irã.
Mais uma vez iremos nos deparar com um exército de políticos que nesta época, prometem de tudo. Pregam as soluções de todos os nossos problemas. Muitas caras novas estarão testando nossa paciência, outras, antigas caras e a mesma ladainha, se mostram nossos amigos e defensores.

Os pseudos líderes negociam nossos votos com os pretensos candidatos como se fôssemos vossas propriedades. Políticos inexpressivos prometem, como vêm prometendo há mais de oito anos, dar casa de graça para as pessoas carentes. A cena se repete e esses caras de pau sempre prometem, mas não cumprem. Vão a rádio e anunciam, “no natal (2009) os beneficiados com as casas do Novo Bairro já estarão morando nelas”. Passou o Natal 2009, agora, através da propaganda enganosa fantasiam e garantem “as ruas do novo bairro estão sendo pavimentadas e as casas serão entregues com toda infra-estrutura”... que nada, o bairro é só um barreiro e muitas casas estão alagadas, algumas (de madeira) apodrecidas e tome propaganda....sobre a orla, apesar de existirem “pessoas que rezam para chover”, disse o chefe da ideologia do rádio, ela (a obra) será executada. Deus ouviu a provocação e o pobre coitado do chefe da ideologia recebeu os castigos de Deus, caiu tanta chuva e continua a cair, que nem o barro (centenas de carradas) ali depositado conseguiu impedir o avanço das águas. Burro só é chamado de burro por causa de sua teimosia, mais nada. O barro depositado na obra fez a maior “obra” já vista em Maués, poluiu todas as praias que vão desde a frente do Bar do Peroba, até o Bairro do Éden, quem viver verá. O porto está sendo terminado “na marra”, pois os ex precisam mostrar serviço. Dinheiro não existe mais, já foi todo liberado e olhe que foram mais de sete milhões de reais. O prédio precisa ser acabado, o terreno precisa ser regularizado, pois nem muro terá, apenas uma cerca com estrutura de concreto armado e arames. O mesmo ex deixou a malha rodoviária do país em péssimo estado e para que ela seja recuperada, precisará de bilhões e bilhões de reais, informa uma reportagem de 25/05/10 do Jornal Nacional da Rede Globo.
Enquanto eles vão ao rádio e autorizam a população a efetuarem a ligação das residências ao esgoto sanitário, em vários pontos da cidade, moradores convivem com o mau cheiro (de bosta) em suas residências, pois as bombas que deveriam impulsionar todos os resíduos (de bosta) não estão funcionando por pura irresponsabilidade dos agentes públicos responsáveis pela operacionalidade da obra.
Na Rua Alfredo Guimarães, os resíduos do esgotamento sanitário estão sendo jogados diretamente no igarapé do Largo do Prata, em frente a casa do Cerou, esposo da Nelcy. Alí, o fedor é insuportável ou suportável, porque eles (moradores) não têm para onde irem. O lixão de Maués é outro descaso. Enquanto a obra do Aterro Sanitário caduca e nunca é concluída, o lixão vai poluindo todos os igarapés ao seu redor. A ideologia do rádio só presta mesmo para se gabar.


O caboco ficou tão pávulo que até os seus antigos amigos ficaram de escanteio, ÊTA cabra pobre de espírito. Ele deve imaginar que jamais perderá o mandato, que sempre será autoridade. Acorda! Processos estão em andamento na justiça e a qualquer momento poderá ser decretado o seu impedimento através da cassação, aí que a porca vai torcer o rabo, se for bicó, o bicho vai pegar e o nó vai ser arrochado contra quem começou a apertar. Serão milhões de lágrimas, lamentações, pedidos de socorro, de ajuda e tudo se voltará contra: os credores então, vão querer receber o que investiram........adeus tia chica.
Não vamos nos iludir com a copa. Vamos torcer e ao mesmo tempo ficar de olho nos “omes” pois eles farão qualquer coisa para se perpetuarem no poder e assim, satisfazerem seus egos e vaidades pessoais.

Depois da cassação, quem assumir, tomara que seja uma pessoa que ainda não esteja contaminado pelo câncer maligno da corrupção, só assim, Maués poderá experimentar uma nova forma de governar.
Os puxa sacos e incompetentes deverão ser afastados imediatamente do poder e em seus lugares, deverão assumir pessoas compromissadas com o desenvolvimento humano do Povo. É imperativo que o novo comandante jamais firme negociatas em busca da manutenção de sua sustentação política, pois os abutres, as rapinas, os mercenários, sempre estarão de plantão para abocanharem tudo que puderem em detrimento do sofrimento do povo.

Nós, POVO, até quando vamos continuar a acreditar nas MENTIRAS?


*Aldemir Bentes é filho de Maués, Escritor, Formado em Letras pela UEA – Núcleo de Maués – Maués-AM, 26/05/2010 – quarta-feira - de 01:49 às 02:11 h





Visite o Blog do Aldemir: http://blogdoaldemirdemaus.blogspot.com/search?q=
Opine, critique, colabore, comente: e-mail: aldemirbentes.maués@hotmail.com




“Não jogue este texto na via pública, mantenha limpa a nossa cidade”

terça-feira, 25 de maio de 2010

PESQUISA: 88% de Rejeição

A pesquisa efetuada aos visitantes do blog do Aldemir, apresentou a enquete "Que nota você daria a atual administração de Maués?" os resultados foram os seguintes:
> Ótimo 10%
> Bom 2%
Aprovam a atual administração: 12%
> Ruim 30%
> Péssima 58%
Não aprovam a atual administração: 88%

A pesquisa, mesmo feita somente numa pequena amostragem, reflete a verdadeira rejeição à administração atual de Maués, contrariando a pesquisa apresentada pela ideologia do rádio que publicou 76%, somando os ótimos e bons. Naquela pesquisa, conforme consulta a empresa Perspectiva, realizadora da mesma e publicada no blog, Ótima era apenas 21%.
Uma nova enquete será proposta, participe.

sábado, 22 de maio de 2010

O IMPÉRIO DOS CÂMARAS - Em nome de Jesus

Matéria publicada no blog do Holanda.
Em 21/5/2010, ás 19:35
Notícia lida 421 vezes. Classificada com por 1 leitores.


Os irmãos Câmara construíram um império de comunicaçção que rende anualmente cerca de R$ 100 milhões. O império se estende a todas as capitais brasileiras, com exceção de Macapá. Um canal na cidade mais cobiçada do PaÍs, São Paulo, foi conquistado por intervenção do deputado Silas Câmara. A "Igreja da família Câmara" - Assembeia de Deus - também ganhou concessões em Campinas e Rio de Janeiro.

O que incomoda alguns fiéis é que os irmãos Câmara "se apossaram" de um patrimônio que muitos entendem não ser deles. Pastores de algumas células reclamam que têm que pagar para ocupar um espaço na grade de programação da emissora.

Apesar dos ressentimentos, a igreja parece unida em torno dessa indústria da fé, que começou há 16 anos com a compra da Rede Brasil Norte, controlada pelo Grupo Simões.

A rede custou 45 bilhões de cruzeiros ( moeda da época) ou 3 milhões e 250 mil dólares. Uma campanha invocando o nome de Jesus motivou os fiéis a vender churrasquinhos nas esquinas, roupas e outros utensílios, resultado: com parte do dinheiro arrecadado nas mãos, os Câmara deram um sinal de 100 mil dólares aos Simões.

O contrato embutia uma armadilha perigosa: após 60 dias a Assembleia de Deus no Amazonas deveria desembolsar a segunda parcela no valor de 450 mil dólares para efetivamente assumir o controle da Rede de emissoras e em seguida, pagaria outras quinze parcelas mensais e sucessivas equivalentes a 180 mil dólares. Outra campanha em nome de Jesus... Houve fiel que vendeu a casa e foi morar de aluguel, para ajudar a igreja. Nos cultos, a advertência de que Jesus não toleraria um fracasso de sua igreja na terra.

O que amedrontava os Câmara era uma cláusula do contrato, que determinava que a transação seria invalidada caso a segunda parcela não fosse quitada no dia ou houvesse atraso de mais de 60 dias no pagamento das demais parcelas, com a conseqüente perda, por parte da Igreja, de todo o dinheiro anteriormente pago.

Milagrosamente as parcelas foram pagas, com o sangue, suor e lágrima de homens e mulheres que acreditaram em Deus e que os Camara representam o poder divino na Terra,.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

GRAÇAS A DEUS: Ficha Limpa é Aprovado - Os corruptos que se cuidem

Matéria publicada pelo Jornal A Crítica de Manaus em edição do dia 20 de maio de 2010 -

BRASÍLIA (AGÊNCIAS) - O Senado aprovou por unanimidade ontem o projeto “Ficha Limpa”, que impede o registro de candidaturas de políticos com condenação por crimes graves após decisão colegiada da Justiça (mais de um juiz). A inelegibilidade será de oito anos após o cumprimento da pena. O “Ficha Limpa” é um projeto de iniciativa popular: recebeu 1,6 milhão de assinaturas e foi apresentado ao Congresso em setembro do ano passado.

Como o Senado não mudou o projeto já aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada, o projeto segue agora para a sanção do presidente Lula. Não há consenso, no entanto, para a aplicação da lei na eleição de outubro. Para alguns, caso o projeto seja sancionado pelo presidente antes das convenções que definem os candidatos, as regras podem ser aplicadas; outros parlamentares dizem que a proposta teria de ter sido aprovada em 2009 para poder valer neste ano.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, acredita que, se referendado pelo presidente Lula até 5 de junho, pode valer nas eleições de outubro. Os senadores apoiam este entendimento. A decisão final, no entanto, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma consulta feita pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), ao TSE já pergunta sobre a possibilidade de aplicação imediata.

“Não podíamos virar as costas para a sociedade e não viramos. É uma conquista para o Senado, para cada um de nós e sobretudo para a sociedade brasileira”, afirmou o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM). “Hoje (ontem) termina o Brasil conhecido pela impunidade. Está provado que para mudar é preciso que a sociedade se mobilize. Quando o presidente quer, quando os líderes querem, quando a sociedade exige, nós votamos”, disse o senador Pedro Simon (PMDB-RS).

Amplo

O projeto é duro e atinge não apenas políticos. Pessoas físicas e jurídicas que fizerem doações eleitorais consideradas ilegais ficam inelegíveis por oito anos. Delegados de polícia demitidos por crimes como o de corrupção, por exemplo - ou qualquer outro servidor público - também ficam sem poder concorrer, a não ser que a decisão seja anulada pelo Poder Judiciário.

Pessoas excluídas do exercício da profissão por classes representativas como a OAB e o Conselho Federal de Medicina também ficam inabilitados pelo mesmo período. Os magistrados e membros do Ministério Público que tenham sido aposentados compulsoriamente também não poderão concorrer por oito anos.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O ESGOTO que ESGOTOU a Paciência de Moradores







ESGOTAMENTO SANITÁRIO: Comerciante Revoltado faz o Serviço que o Poder Público devia FAZER.
*Por Aldemir Bentes de Maués.




terça-feira, 19 de maio de 2010.
O comerciante Anderson Cardoso da Silva, 26, dono do Bar Beba Comigo, situado na Estrada Maués Miri, esquina com a Rua Joseph Mc Comb, no Bairro Ramalho Júnior, depois de inúmeros pedidos e solicitações dirigidas as autoridades municipais para efetuarem a desobstrução do bueiro que fica em frente ao seu comércio, no qual DEVERIA FUNCIONAR o esgotamento sanitário, reuniu alguns moradores, contratou um carro limpa fossas, pagou R$ 200,00 e realizou o serviço que deveria ser feito pelo Poder Público. Segundo o comerciante, o odor que exala do esgoto é insuportável, comprometendo o seu faturamento, pois o fedor incomoda as pessoas e suas vendas caíram. Quem vai pagar os prejuízos? Pergunta.

O cidadão paga seus impostos, o Governo Federal firma convênio com o município, dispõe os recursos (mais de R$ 4 milhões), mas por falta de respeito na aplicação do dinheiro público, a obra não funciona e os dirigentes municipais, sem nenhum pudor ético, enganam a população com propagandas falsas no jornalzinho colorido e na televisão. Em frente a casa do Aderson Cerou, na Rua Alfredo Guimarães, a cena se repete, e muito pior, pois os dejetos do esgoto estão indo diretamente para o igarapé. Do jeito em que se encontra esse Sistema de Esgoto, jamais irá funcionar, essa cena será repetida diariamente. As bombas que deveriam servir o esgoto não estão funcionando. Quem vai sofrer, será a população.
Até quando vamos aguentar esses desmandos em nossa cidade? Até quando vamos permitir que o dinheiro público, que é nosso, seja aplicado de forma suspeita? Por que o esgotamento sanitário não funciona? Cadê os recursos? Cadê o chefe da ideologia do rádio? Valeu a pena você votar nos políticos que hoje dirigem nosso município? Vocês sabem quem deveria estar fazendo essas denúncias? Pense nisso.

CIDADÃOS, VAMOS NOS UNIR E VIRAR O JOGO, não tenha medo, DENUNCIE esses abusos. Procurem o Ministério Público.

“QUEM AMA CUIDA” ( ?) Você ainda acredita nisso?

terça-feira, 18 de maio de 2010

FICHA LIMPA: Só dois Vereadores não possuem processos na Justiça Eleitoral




A cerca do comentário de um eleitor anônimo sobre o processo em desfavor do prefeito de Maués, ele pergunta, e os outros? Pois bem, fomos pesquisar no endereço eletrônico http://www.tre-am.jus.br/ e seguindo o link: http://www.tre-am.jus.br/consulta-processos-tse.htm, do Tribunal Regional Eleitoral-AM, descobrimos que existem 20 processos contra vereadores e partidos tramitando na justiça eleitoral do Estado do Amazonas. O curioso é que muitos candidatos a vereadores não eleitos, ainda corre processo, seja por desaprovação de suas contas, seja por impugnação de candidatura. Outra curiosidade, de todos os vereadores eleitos da atual legislatura da Câmara Municipal de Maués, somente os vereadores Júnior Leite e Simildo Rocha não constam na lista dos 20 processos pesquisados que estão tramitando na justiça eleitoral a nível do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. Os demais figuram, na sua maioria, por Recursos Contra Desaprovação de Prestação de Contas Eleitorais - Eleições 2008 - Respondido eleitor anônimo?

NOVO BAIRRO: Nova Ilusão?










O chamado Novo Bairro já elegeu dois prefeitos e alguns deputados, tanto estadual quanto federal. Isso já faz algum tempo. Ele some e reaparece das cinzas em épocas de eleições. Este ano não está sendo diferente, a mídia da ideologia do rádio mostra imagens cinematográficas, editadas e trabalhadas para aparecerem na Televisão. A imagem mostrada na televisão não reflete o verdadeiro estado no qual se encontra este caçador de votos. Primeiro, as casas construídas em alvenaria não possuem alicerces em concreto, todos são feitos com tijolos dobrados, contrariando os princípios elementares de engenharia. Esta prática, compromete toda a estrutura da construção, pois os tijolos dobrados estão fixados em valas com menos de 05 cm de escavação no solo. Segundo, muitas dessas casas já estão sofrendo alagações com as fortes chuvas e isso vai se repetir toda vez que a chuva forte cair e na época de inverno certamente que os futuros donos terão muitos problemas. O resultado que agora estamos vivenciando, começou desde o início da execução do projeto. O terreno onde as casa estão sendo construídas não recebeu aterro adequado e nem os serviços de esgoto para as águas pluviais, o que é inconcebível num projeto deste magnitude, no caso de Maués. Nenhuma rua, NENHUMA, está asfaltada, o que foi feito na realidade, foi a colocação de piçarra e barro e terraplenagem superficial, diferente da propaganda mostrada na TV. É por essas e outras que sempre duvidamos das "boas" ações mostradas pela ideologia do rádio. Confira você mesmo as fotos do local colhida no sábado, dia 15 de maio de 2010.

sábado, 15 de maio de 2010

PREFEITO BELEXO, de Maués - Acompanhe o Processo

Acompanhe passo a passo a movimentação da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo do Prefeito de Maués, Odivaldo Miguel de Oliveira Paiva, cuja ação, gerou o Processo abaixo.

PROCESSO: Nº 47572 - AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE MANDATO ELETIVO UF: AM 5ª ZONA ELEITORAL
Nº ÚNICO: 47572.2010.604.0005
MUNICÍPIO: MAUÉS - AM N.° Origem: 01
PROTOCOLO: 58772010 - 25/03/2010 12:38
REQUERENTE: COLIGAÇÃO DO BEM
ADVOGADO: Josué de Catsro Nóbrega
REQUERIDO: Odivaldo Miguel de Oliveira Paiva
ADVOGADO: Carlos Antonio De'Carli
REQUERIDO: Deny Dorzane Martins
JUIZ(A): JORSENILDO DOURADO DO NASCIMENTO
ASSUNTO: AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE MANDATO ELETIVO - DE PODER DE ECONÔMICO - DE PODER POLÍTICO / AUTORIDADE - PEDIDO DE CASSAÇÃO DE DIPLOMA
LOCALIZAÇÃO: 5ª ZE-5ª ZONA ELEITORAL - MAUÉS
FASE ATUAL: 25/03/2010 14:10-Dados do protocolo atualizados

Andamentos
Seção Data e Hora Andamento
5ª ZE 25/03/2010 14:10 Dados do protocolo atualizados
5ª ZE 25/03/2010 14:03 Aguardando designação de promotor eleitoral pela PRE. Promotora Maria Betusa da Silva Araújo designada para Capital.
5ª ZE 25/03/2010 14:00 Conclusão a(o) Juiz(a) Eleitoral em 16/03/2010
5ª ZE 25/03/2010 13:53 Recebidos do Ministério Público promoção em 01/03/2010. Requerendo designação de AIJ com intimação das partes e testemunhas
5ª ZE 25/03/2010 13:51 Vista ao MPE em 11/01/2010
5ª ZE 25/03/2010 13:50 Despacho determinando abertura de vista ao MPE, em 18/12/2009
5ª ZE 25/03/2010 13:48 Conclusão a(o) Juiz(a) Eleitoral em 17/11/2009
5ª ZE 25/03/2010 13:47 Certifico que foi designado como juiz titular, Dr. Jorsenildo Dourado do Nascimento em 17/11/2009
5ª ZE 25/03/2010 13:45 Despachado pelo MM. Juiz Eleitoral Aguarde-se julgamento de IJE
5ª ZE 25/03/2010 13:42 Conclusão a(o) Juiz(a) Eleitoral em 06/05/2009
5ª ZE 25/03/2010 13:41 Recebidos do Ministério Público em 06/05/2009
5ª ZE 25/03/2010 13:40 Encaminhado ao MPE em 06/05/2009
5ª ZE 25/03/2010 13:38 Vista ao MPE em 24/03/2009
5ª ZE 25/03/2010 13:36 Despacho pela tempestividade da contestação ofertada. Vistos ao MPE
5ª ZE 25/03/2010 13:34 Conclusão a(o) Juiz(a) Eleitoral em 09/03/2009
5ª ZE 25/03/2010 13:33 Certificado nos autos não recebimento de oferecimento de resposta do requerente Deny Dorzane Martins
5ª ZE 25/03/2010 13:28 Recebidos manifestação do requerente Odivaldo Miguel de Oliveira Paiva em 16/02/2009
5ª ZE 25/03/2010 13:26 Mandado(s) cumprido(s) em 06/02/2009
5ª ZE 25/03/2010 13:21 Despacho determinando intimação intimado em 06/02/2009
5ª ZE 25/03/2010 13:03 Documento registrado
5ª ZE 25/03/2010 13:03 Autuado zona - AIME nº 475-72.2010.6.04.0005
5ª ZE 25/03/2010 12:38 Protocolado
Fonte: TRE-AM em 15 de maio de 2010.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Prefeito Belexo, de Maués, corre o risco de Cassação


Matéria do Jornal Diário do Amazonas, edição de sábado, 08 de maio de 2010.
Leia a matéria na íntegra.

PREFEITOS ESTÃO SOB AMEAÇA DE CASSAÇÃO

MPE move ações por abuso de poder e compras de votos no AM
O Ministério Público Eleitoral (MPE) ingressou com ações de impugnação de mandato por abuso de poder político e econômico contra três prefeitos. Odivaldo Paiva, de Maués, Fernando Vieira, de Presidente Figueiredo, e Gean Campos, de Lábrea, também correm risco de perder seus cargos.

Odivaldo e Gean ainda estão com processos para serem analisados na Justiça Eleitoral do Amazonas.
Fernando Vieira foi absolvido pelo TRE-AM, mas o MPE recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Processados por compra de votos estão o prefeito de Manaquiri, Jair Souto, a prefeita de Santa Izabel do Rio Negro, Eliete Beleza, e os prefeitos de Nova Olinda do Norte e Anamã, respectivamente, Adenilson Reis e Raimundo Pinheiro. No dia 28 do mês passado, o MPE emitiu parecer favorável à cassação de Pinheiro.
Jair, que o MPE considerou culpado em parecer pela cassação, está com o processo no TRE-AM há três meses para ser julgado.

Eliete Beleza foi absolvida pelo TRE-AM. No TSE, o ministro Hamilton Carvalhido, entendeu que o recurso do candidato a prefeito que ficou em segundo lugar nas Eleições 2008, Mariolino Oliveira, foi apresentado fora do prazo. Ainda falta o colegiado do TSE decidir sobre o caso da prefeita.

Condenado pelo TRE-AM no ano passado por compra de votos, o prefeito de Itacoatiara, Antonio Peixoto, conseguiu se manter no cargo graças a uma liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.
Também com a ajuda de uma liminar está no cargo o prefeito de Tefé, Sidônio Trindade (PHS). Ele conseguiu o recurso no TSE.

sábado, 8 de maio de 2010

MAMÃE, AMOR - PARABÉNS PELO TEU DIA


Queridos leitores, permitam-me reproduzir, com algumas adequações, um texto que escrevi para minha mãe. Dedico este texto a todas as mães e em especial, às mães de Maués.

SENTI UMA GRANDE SAUDADE DE VOCÊ

Hoje, 09 de maio,domingo, senti uma saudade imensa de você. Como em um filme, cenas de nossas vidas passaram em meus pensamentos. Vivi naquelas cenas, bons momentos, maus momentos, sobretudo, os bons momentos prevaleceram. Fiz uma viagem no tempo, velhos tempos...tempos em que você era a única pessoa que me dava de tudo, o meu sustento e muito Amor. A tua vida foi dedicada a nossa sobrevivência, jamais mostrastes fracasso diante das dificuldades, nem mesmo o analfabetismo tirou o brilho da tua vida e da tua Luta para criar teus filhos... fostes uma guerreira, uma vencedora, um exemplo de Vida e de perseverança, jamais deixastes de te preocupar em ajudar teus filhos.

Dos primeiros momentos de minha vida, me recordo das plantações de mandioca na qual, juntos, fazíamos todos os serviços, eu era a tua companhia. Lembro das centenas de viagens que fizemos até a casa de nossa irmã Lazinha que morava no Rio Apocuitaua no Igarapé do Diamante. Lá neste lugar, passei grandes momentos de minha infância sempre junto de ti. Na colheita de guaraná na propriedade do Senhor Osvaldo, na produção de farinha de mandioca eu sempre estive contigo, das dormidas na rede, do cheiro do teu corpo, da quentura, da segurança que sentia quando estava ao teu lado, de tudo, relembrei hoje.
Das viagens no Barco Motor São Francisco que nos levava até a propriedade do Senhor Fontenelli no Paraná do Urariá de Cima, no município de Nova Olinda do Norte, onde trabalhavam nossos dois irmãos, Perciano e Érico que eram carpinteiros navais. Todos os anos nos quais eles lá trabalharam, na época das férias escolares, lá estávamos nós matando saudades e revendo amigos e conhecidos.

Passastes por momentos difíceis em tua vida, quando perdestes a nossa querida irmã Lazinha que faleceu de parto. Da perda do irmão Érico e depois do Perciano. Aguentastes porque DEUS te deu forças para superar essas perdas, pois o teu amor pelos teus filhos era inimaginável.

Conquistastes o respeito, a admiração e o carinho de todos de tua família e dos que conheciam tua vida. De teus netos, ganhastes o respeito e o amor, pois jamais te renegastes de cuidá-los quando se fazia necessário, era como uma segunda mãe.
A todos os teus descendentes sempre deste Amor, Carinho e atenção, entretanto, Vinícius e Victória, pouco viveste ao lado deles, mas o curto tempo que viveu, apesar da idade, o Teu Amor e o Teu Carinho se fazia transfigurar em teus olhos quando estavas com eles em teus frágeis braços. Chamavas a Victória de “mamãezinha”.
Mesmo assim, a tua memória sempre estará presente na vida deles, pois eu de tudo farei para que eles lembrem sempre de ti.

Hoje, estamos separados pela morte, mas não pelo Amor, aquele Amor Verdadeiro, sem reciprocidade, aquele Amor conquistado por outro Amor. Onde quer que estejas eu sempre vou te amar e jamais esquecerei tua vida, pois ela faz parte da minha vida.

Hoje senti uma grande saudade de ti minha querida mãe: Cândida Bentes de Souza "CANDINHA DE OURO".
Que DEUS te guarde no calor da Vossa Bondade e do Vosso Amor.

Aldemir Bentes, Maués, sexta-feira, 26 de dezembro de 2008.

ALFREDO NASCIMENTO possui 8 processos pendentes

Matéria do Jornal A Crítica deste sábado, 08 de maio de 2010.
Audrey Bezerra
e André Alves
da equipe de A CRÍTICA

Dos 73 parlamentares do Amazonas, entre senadores, deputados federais, estaduais e vereadores, 50% têm pendências na Justiça Eleitoral, Justiça comum e Tribunais de Contas. O levantamento foi feito com base em informações disponíveis no projeto Excelências da Organização Não-Governamental sem fins lucrativos (ONG) Transparência Brasil (www.excelencias.org.br).

Pelos dados, o parlamentar que responde mais processos na Justiça é o vereador Luiz Alberto Carijó (PTB), que é presidente da Câmara Municipal de Manaus e já foi prefeito tampão da cidade em 2004. Ele responde a 21 processos, sendo 20 no Tribunal de Justiça do Amazonas e um no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). A maioria dos processos no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) é de ações de improbidade administrativa.

Em segundo lugar, com oito processos pendentes de julgamentos aparecem o senador Alfredo Nascimento (PR), pré-candidato ao Governo do Estado, e o vereador Joaquim Lucena (PSB). Nascimento, único representante do Amazonas no Senado Federal com pendência na Justiça e Tribunais de Contas, foi prefeito de Manaus por dois mandatos. Ele responde a cinco processos no TJ-AM, um do Tribunal Regional Federal - 1ª Região (TRF) - e dois no Tribunal de Contas da União (TCU).

São maioria dos processos na Justiça Estadual ações de improbidade administrativa. Já no TCU, trata-se das contas relativas a royalties da Petrobras da Prefeitura de Manaus em 1988 que foram julgadas irregulares. De acordo com as informações do Transparência Brasil, o senador quando era prefeito, chegou a apresentar recurso nesse processo e as contas foram regularizadas, mas ele foi condenado a pagar multa. Outro processo do TCU o qual Alfredo responde trata-se de uma condenação por irregularidades de pagamentos quando ele era superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Em terceiro lugar aparecem o deputado estadual Wilson Lisboa (PCdoB) e o vereador Paulo Nasser (PSC) com quatro pendências cada. Lisboa, que está no primeiro mandato e busca a reeleição nas eleições deste ano, já foi prefeito de Fonte Boa (a 678 quilômetros a oeste de Manaus). Ele responde a dois processos no TJ-AM por crime de responsabilidade e dois no TCU por irregularidades em convênios federais.

Já o vereador Paulo Nasser, que está no terceiro mandato, teve as prestações de contas de 2008 e de 2002 desaprovadas pelo TRE. No TJ-AM, ele responde por duas ações de improbidade administrativa movidas pelo MPE.

As informações do Transparência Brasil referem-se a processos que tramitam em primeira instância movidos pelo Ministério Público ou outros órgãos públicos.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

OFICINA GRATUITA DE CAPACITAÇÃO, PARTICIPE: sexta-feira, 21 de maio de 2010

PARCERIA DA PREFEITURA DE MAUÉS E FUNARTE CAPACITA ARTISTAS PARA O PROGRAMA MAIS CULTURA.

A Assessoria Especial da Presidência - AESP / Funarte, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizará Oficinas de Capacitação para Microprojetos na Amazônia Legal em Maués, no dia 21 do mês de maio de 2010.

Esta iniciativa é para dar oportunidade a todos de aprenderem a formular projetos culturais.

O edital do Programa Mais Cultura de Apoio a Microprojetos na Amazônia Legal tem como objetivo fomentar e incentivar artistas, produtores, grupos, expressões e projetos artísticos e culturais através do financiamento remuneratório não reembolsável de microprojetos culturais na Região da Amazônia Legal.

As oficinas de capacitação reiteram o compromisso do Programa Mais Cultura e Funarte na difusão e implementação do edital na região. As oficinas serão minstradas por técnicos da FUNARTE que estarão no municipio.

As informações e inscrições poderão ser feitas na SETUR na Rua Boa Vista - Ramalho Júnior, é gratuita e todos podem e devem participar das oficinas. A Secretaria funcionará como órgão auxiliar e fomentador na articulação do edital junto aos artistas e grupos culturais da terra do Guaraná.

Esta é mais uma ação do municipio de Maués em incentivar a cultura de nossa região.

VERBAS DA MERENDA ESCOLAR: Confira os valores dos REPASSES

Confira os repasses de valores para a Educação ao município de Maués com data base em 06/05/2010 - Esses valores já estão disponíveis na Agencia do Banco do Brasil - Agencia Maués.

MERENDA - PROG.NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Data Pgto OB Valor Programa Banco Agência C/C
23/MAR/2010 400069 10.614,00 ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PRÉ-ESCOLA BANCO DO BRASIL 0947 0000166480
23/MAR/2010 400082 1.650,00 ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - EJA BANCO DO BRASIL 0947 0000166480
23/MAR/2010 40008 4 228,00 PNAE - CRECHE BANCO DO BRASIL 0947 0000166480
23/MAR/2010 400184 56.622,00 ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL BANCO DO BRASIL 0947 0000166480
23/MAR/2010 400189 23.232,00 ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - INDÍGENA BANCO DO BRASIL 0947 0000166472
24/MAR/2010 400700 23.232,00 ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - INDÍGENA BANCO DO BRASIL 0947 0000166472
24/MAR/2010 400789 10.614,00 ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PRÉ-ESCOLA BANCO DO BRASIL 0947 0000166480
24/MAR/2010 400798 1.650,00 ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - EJA BANCO DO BRASIL 0947 0000166480
24/MAR/2010 400912 56.622,00 ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL BANCO DO BRASIL 0947 0000166480
24/MAR/2010 400939 228,00 PNAE - CRECHE BANCO DO BRASIL 0947 0000166480
01/MAI/2010 401861 56.622,00 ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL BANCO DO BRASIL 0947 0000166480
01/MAI/2010 401951 1.650,00 ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - EJA BANCO DO BRASIL 0947 0000166480
01/MAI/2010 402028 228,00 PNAE - CRECHE BANCO DO BRASIL 0947 0000166480
01/MAI/2010 402124 10.614,00 ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PRÉ-ESCOLA BANCO DO BRASIL 0947 0000166480
01/MAI/2010 402210 23.232,00 ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - INDÍGENA BANCO DO BRASIL 0947 0000166472
Total: 277.038,00

PNATE - PROGRAMA NACIONAL DE APOIO AO TRANSP DO ESCOLAR
Data Pgto OB Valor Programa Banco Agência C/C
31/MAR/2010 650071 64.676,00 TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - FUNDAMENTAL BANCO DO BRASIL 0947 0000125253
31/MAR/2010 650123 5.143,82 TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - MÉDIO BANCO DO BRASIL 0947 0000125253
16/ABR/2010 650119 7.375,33 TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - INFANTIL BANCO DO BRASIL 0947 0000125253
01/MAI/2010 650264 5.143,82 TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - MÉDIO BANCO DO BRASIL 0947 0000125253
03/MAI/2010 650207 64.676,00 TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - FUNDAMENTAL BANCO DO BRASIL 0947 0000125253
03/MAI/2010 650218 7.375,33 TRANSPORTE ESCOLAR PNATE - INFANTIL BANCO DO BRASIL 0947 0000125253
Total: 154.390,30

PTA - PROGRAMA DE TRABALHO ANUAL
Data Pgto OB Valor No. Convênio Parcela Programa Banco Agência C/C
12/JAN/2010 700005 185.328,00 655701/ 1 CAMINHO DA ESCOLA - AQUISIÇÃO DE ÔNIBUS BANCO DO BRASIL 0947 0000168777
Total: 185.328,00

QUOTA - QUOTA ESTADUAL / MUNICIPAL
Data Pgto OB Valor Programa Banco Agência C/C
19/FEV/2010 766108 122.374,61 REPASSE DA COTA DO SE A EST. DF E MUNICIPIOS. BANCO DO BRASIL 0947 000012320X
18/MAR/2010 766226 75.228,63 REPASSE DA COTA DO SE A EST. DF E MUNICIPIOS. BANCO DO BRASIL 0947 000012320X
19/ABR/2010 766263 69.335,02 REPASSE DA COTA DO SE A EST. DF E MUNICIPIOS. BANCO DO BRASIL 0947 000012320X
Total: 266.938,26
Dados referentes ao fechamento do dia: 06/05/2010
Fonte: http://www.fnde.gov.br/pls/simad/internet_fnde.liberacoes_result_pc

quinta-feira, 6 de maio de 2010

OBRA DA ORLA: Estão poluíndo nossas praias







O chefe da ideologia do rádio não respeita mesmo o povo. Ao conceder uma entrevista numa emissora de rádio local, nesta quinta-feira, 06/05/2010, seus puxas voltaram a poluir o ar de Maués com rojões, numa afronta ao sossego público e derespeito descabido e injustificável. Os puxas sempre escolhem a área do cemitério, onde muitos de nossos familiares repousam. É bom lembrar ao chefe da ideologia do rádio que por motivo da falta de prédio próprio para funcionamento da Escola Municipal Santina Prado de Negreiros, a mesma está funcionando no prédio ao lado do cemitério, justo nas proximidades onde os fogueteiros do chefe da ideologia estouram seus rojões. As crianças e a vizinhança estão sendo prejudicadas com esse tipo "provinciano" de chamar a atenção e querer "se aparecer" para o público. Além de ser uma atitude que desaprovamos, o chefão da ideologia está incorrendo em infração, não respeitar os mortos e os alunos da escola Santina Prado.






Enquanto no rádio ele afirmava que até cego pode ver a obra da orla, no momento em que o Heraldo Santos caminhava pela Rua Adolfo Cavalcante, a empresa responsável pela Obra, continuava a poluir nossas praias. Toda a área da obra está comprometida, pois as dezenas de carradas de barro já poluíram as praias daquele local. Estão transformando o Rio Maués Açu em paraná e nossas praias em lamaçal, símbolo daqueles que deveriam tomar uma atitude para que a poluição não fosse consumada e nada fizeram. E o município dispõe de secretarias que "dizem" cuidar do meio ambiente. É assim que vocês cuidam???



OBS: Paraná para nós de Maués, significa rios de águas barrentas.

DESCASO: Esgoto sanitário despeja dejetos no Igarapé





As fotos mostram o tão falado e decantado esgotamento sanitário que nunca funcionou. Enquanto a ideologia do rádio fala de suas "obras", a obra que custou mais de 4 milhões de reais, despeja dejetos sanitários diretamente no Igarapé do Ramalho Júnior. Enquanto as águas do Igarapé são poluídas o ar também fica insuportável naquela área da Rua Alfredo Guimarães entre a Casa do Cerou e a Fundação Gualter de Almeida. Vale lembrar que as águas do Igarapé correm para o Rio Maués Açu. Cadê a Secretaria do Meio Ambiente, a secretaria de Obras, a Vigilância Sanitária, o SAAE?

terça-feira, 4 de maio de 2010

Câmara de Vereadores de Maués: E o Heraldo Santos estava Certíssimo








CÂMARA DE VEREADORES DE MAUÉS
E o Heraldo Santos estava CERTÍSSIMO.
Por Aldemir Bentes de Maués
terça-feira, 04 de maio de 2010

Depois de tentarem esconder da população, que a votação para aprovação ou rejeição das contas do ex-prefeito Sidney Leite seria votada em plenário no dia de hoje, 04/05/2010, a Câmara de Vereadores de Maués, confirmou o que a maioria da população já sabia: as contas do ex-prefeito Sidney Leite foram aprovadas por 5 X 3.



No início da manhã, a votação não constava na pauta da sessão, a busca por informações eram desencontradas, somente no chamado grande expediente é que a votação entrou na pauta.
Por cinco votos a favor e três contra, as contas de Sidney Leite foram aprovadas.


Os votos a favor da aprovação, foram dos vereadores, Miguel Gonçalves, Raimundo Rodrigues, Martinéia, Simoca e Júnior Leite. Os votos contra a aprovação, foram dos vereadores Pastor Alcir Santos, Cléia Brasil e Heraldo CB.
O vereador Rodrigo Bentes não compareceu ao plenário.



Como foi anunciado ontem no Blog do Aldemir, através do artigo do Heraldo Santos, depois que o presidente Miguel Gonçalves, nos bastidores, acenar com a possibilidade de votar contra a aprovação das contas, a reação foi imediata, Miguel sofreu pressão dos vereadores Simildo Rocha e Júnior Leite. Sem saída, mudou de opinião, voltou atrás e hoje, em plenário, votou pela aprovação sem grandes alardes, justificando, segundo ele, o parecer do Tribunal de Contas do Estado que recomendava a aprovação.
Já os vereadores que votaram contra a aprovação, justificaram seus votos, segundo eles, seguindo as recomendações do Ministério Público Estadual que sugeria a desaprovação.


Ficou provado mais uma vez, que na política de Maués, quem manda são os “caciques” e que os “peões” apenas obedecem e quando qualquer “peão” demonstra desobediência, é punido com denúncias que os obriga a recuar. Mesmo com o resultado de hoje, as denúncias contra o presidente Miguel Gonçalves devem ser apuradas pelo Ministério Público, pois são denúncias gravíssimas e o que ficou evidenciado é de que existem indícios de veracidade nas denúncias apresentadas, pois se assim não fosse, o presidente Miguel Gonçalves não teria recuado.


Neste episódio e nos outros que virão, a população de Maués deve fazer a seguinte leitura: é preciso que se mude o modo de escolha de nossos representantes. Ao escolhermos um representante é imperativo que se busque analisar suas histórias de vida, seus propósitos e principalmente, o seu comportamento ético. Se as denúncias formalizadas contra Miguel Gonçalves não tivessem nenhum fundamento, ele não recuaria e acreditamos que “outras” ameaças também foram colocadas contra ele, porque não é possível a demonstração de fragilidade apresentada, fazendo com que mudasse de atitude de uma hora para outra.


Daí, a necessidade de escolhermos representantes que tenham independência para analisar, julgar e votar, optando pela razão em detrimento de interesses de grupos e pessoas.
Se a população continuar a votar em representantes que apenas “querem ser apenas mais um político”, nada irá mudar, continuaremos a ver obras inacabadas, gastos públicos sem prestação de conta, denúncias que só vêm à tona em vésperas de votação de matérias de relevância, retenção de valores descontados de funcionários, atraso no repasse de valores de Previdência Complementar (própria) de um ano para outro, maquiação de salários de servidores através de gratificação e outras irregularidades que a população não tem conhecimento.


Tudo que o Heraldo Santos expôs, está dentro da realidade política de nosso município. A opinião pública deve fazer uma nova leitura e procurar selecionar seus representantes. Representante não é para pagar água, luz, aluguel, remédio, dar rancho, gasolina e outras coisas a troco de voto. Representante é para lutar em prol do coletivo, propondo melhorias para todos, fiscalizando, denunciando, cobrando das autoridades, isso sim, é legislar.



Não estamos criticando o resultado da votação das contas do ex-prefeito Sidney Leite, o que se está discutindo foi a forma como ocorreu a aprovação, desde a “rebelião” do Presidente Miguel Gonçalves, as denúncias contra a sua administração, culminando com o seu: “sim Senhor”. Se a sua administração fosse uma administração TRANSPARENTE, na qual as despesas e as receitas estivessem à disposição (em linguagem popular) da população para consulta a qualquer tempo, DUVIDO que esse tipo de denúncia tivesse vindo à tona e DUVIDO também se ele recuaria em seus propósitos. Fica a lição, Presidente Miguel, reconheça seus erros, implante a TRANSPARÊNCIA a partir de agora, na continuidade de sua administração a frente da Câmara de Maués, agindo assim, nunca mais ninguém duvidará de seus atos, ao contrário, servirá de BOM exemplo para as futuras administrações legislativas e executivas.

O Heraldo Santos estava CERTÍSSIMO.

*Aldemir Bentes é filho de Maués, Escritor, Formado em Letras pela UEA – Núcleo de Maués – Maués-AM, 04/05/2010 – terça-feira - de 22:02 às 23:13 h



Visite o Blog do Aldemir: http://blogdoaldemirdemaus.blogspot.com/search?q=
Opine, critique, colabore, comente: e-mail: aldemirbentes.maués@hotmail.com
“Não jogue este texto na via pública, mantenha limpa a nossa cidade”

segunda-feira, 3 de maio de 2010

CÂMARA DE VEREADORES: Tem cheiro de Acordão no AR




CÂMARA DE VEREADORES DE MAUÉS.
Tem Cheiro de Acordão no AR.
*Por Heraldo Santos
segunda-feira, 03 de maio de 2010

Durante a semana que passou, andando em diversos lugares da cidade, nos deparamos com diversas pessoas que manifestavam estarem surpresas com diversas denúncias que foram feitas da Tribuna da Câmara Municipal de Maués, especialmente pelos vereadores Simildo Rocha e Júnior Leite, contra o Presidente da Câmara.
As pessoas manifestavam surpresa sim, porque nesta legislatura da Câmara, nunca se denuncia nada. Por que agora? De repente alguém diz “há já sei” é que os membros da mesa diretora da Câmara, inclusive o presidente, nos bastidores teriam manifestado o desejo de votar contra a aprovação das contas do ex-prefeito Sidney Leite. Então vêm a tropa que defende o ex-prefeito e num contra ataque fulminante “detona” denúncias contra o presidente e a mesa diretora da Câmara Municipal. Foram denúncias gravíssimas que devem merecer de nossa parte e da parte do amigo leitor, todo interesse de que as mesmas sejam apuradas, afinal, as denúncias foram feitas por vereadores que foram eleitos para fiscalizar o destino do dinheiro público do nosso município, coisa que raramente fazem. E já que erraram, vamos ajudá-los nessa empreitada.
De posse dos discursos dos Senhores Vereadores Simildo Rocha e Júnior Leite, vamos encaminhá-las ao Ministério Público, para que este órgão fiscalizador possa investigar as denúncias e elucidar os fatos, afinal as denúncias são realmente gravíssimas sobre desvio de finalidade dos recursos da Câmara.
Ocorre que a nossa atual Câmara, que não tem costume de fiscalizar nada, provoca “desconfiança” dos eleitores e dos cidadãos de Maués. É que para muitas dessas pessoas, inclusive para mim, tem cheiro de “acordão” no ar. Tomara que estejamos enganados.
Dizem os analistas da política mauesense, que a pressão em cima do presidente, é para que ele e seus parceiros da mesa diretora, desistam de votar contra a aprovação das contas do ex-prefeito e que os denunciantes, em troca, retirariam as denúncias contra o atual presidente, e desta forma a Paz que sempre reinou entre eles, que são do mesmo grupo, voltaria a reinar e entre mortos e feridos, todos se salvariam. E em relação ao povo? Isso é o de menos, até 2012, todo mundo já esqueceu isso.
Ocorre que nossa Câmara Municipal, nos últimos DEZ anos, tem dado todas as margens possíveis para a população desconfiar dos seus atos, em especial quando se trata em fiscalizar, senão, vejamos:
Pergunte aos vereadores se por ventura eles sabem o que se fez com as verbas destinadas ao primeiro convênio das primeiras 92 casas populares de madeira, construídas no Novo Bairro que já se encontram caindo nos dias de hoje.
Se eles sabem dos mais de R$ 100.000,00 que teriam sidos investidos na fábrica de redes que teria sido construída em Maués.
Ou ainda, se eles sabem, das mais de 1.000 casas populares que teriam sido construídas na zona rural com o dinheiro da AMBEV.
Se sabem da verba que veio para a construção do aterro sanitário na Estrada do Bacabal.
Indagamos mais. Quase 7.000.000,00 para a construção do esgotamento sanitário que nunca foi inaugurado. Será que alguém fiscalizou ISSO? Aliás, eu enquanto vereador, fiscalizei e continuo fiscalizando e se alguém quiser mais detalhe, é só me procurar. Se não fossem nossas ações fiscalizadoras, com certeza já teriam feito farra de inauguração para uma obra que nunca foi concluída, cujo dinheiro, o município já recebeu em toda sua totalidade.
Merenda escolar e até professores que faltam na zona rural, renda cidadã que reduziram praticamente a zero, tudo isso, e outras coisas mais, alguém fiscalizou?
Por que começar uma obra na beira do rio quando a água já começava a subir? Estariam eles pensando que estariam construindo um submarino? Aliás, até isso é construído em um estaleiro, fora da água.
É por estas e outras que a população desconfia quando tem alguma denúncia, quando isso ocorre, fica cheiro de acordão no ar. Será que já é para salvar a pele de alguém de novo? Afinal, os homens são do mesmo grupo. E como na nossa Câmara não tem oposição para nada, a desconfiança aumenta ainda mais, porque o normal, nos poderes legislativos do país é que tenha situação e oposição para que assim, haja um equilíbrio de forças e de ideias e assim enriquecer um poder legislativo, o que não é o caso da Câmara Municipal de Maués, que se transformou num verdadeiro Acordão para tudo.
Então eu me apego num adágio popular que diz “A unanimidade é burra”.
Resta-nos torcer para que tais afirmações das pessoas desconfiadas, não venham a se concretizar. E que a Câmara de Maués vote a conta do ex-prefeito dentro das regras que exige o caso e que as denúncias dos vereadores Simildo Rocha e Júnior Leite, sejam apuradas até o fim e assim, esclarecer a verdade, só assim, a nossa Câmara poderá recuperar a sua credibilidade junto a opinião pública.
FIQUE DE OLHO e TIRE SUAS CONCLUSÕES.

*Heraldo Santos é radialista, cidadão de Maués. – segunda-feira - de 18:30 às 19:41 h
Disponível no Blog do Aldemir: http://blogdoaldemirdemaus.blogspot.com/search?q=
“Não jogue este texto na via pública, mantenha limpa a nossa cidade”

SIGA ESTE BLOG