sábado, 6 de novembro de 2010

CENSO 2010 - IBGE divulga resultado

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - divulgou o resultado oficial do Censo 2010 -
No Brasil, em 2000, éramos 169.799.170, agora, em 2010 - a população brasileira é de 185.712.713.
Na Região Norte, somos agora 15.484.929 habitantes. No Estado do Amazonas somos 2.812.557 habitantes, destes, 1.718.584 residem em Manaus. Parintins é o município, depois de Manaus, o mais populoso, com 96.223 habitantes.

Maués

O município de Maués, segundo dados do IBGE, em 2000, éramos 40.036 habitantes. Em 2010, somos 49.889 habitantes. Em 10 anos, houve um crescimento de 24,61%, ou seja, 9.853 habitantes, com a média de 985,3 nascimentos por ano; 82,10 nascimentos/mês.
Esses dados não convencem, senão, vejamos.
Somente na cidade de Maués, temos 6.000 ligações de energia elétrica. Se considerarmos que em cada residência abrigam a média de 3 pessoas, teremos, 18.000 habitantes. Se elevarmos essa média para 4, teremos 24.000, pois existem várias famílias, cujos membros são em torno de 7,8, 9 ou mais pessoas.
Na nota de rodapé do instituto, fica esclarecido que o município que discordar destes resultados, terão 20 dias para apresentarem suas reclamações. O período é de 05 a 24 de novembro de 2010. As reclamações deverão ser bem fundamentadas, só assim, o IBGE poderá tomar as providências necessárias.
O que ocorre muito, durante a coleta de dados do recenseamento, é que quando o recenseador visita um domicílio e este está fechado, muitos deles não têm a preocupação e responsabildade de voltar ao local. Desta forma, muitas pessoas ficam sem serem recenseadas, refletindo dados incorretos. Esse tipo de irregularidade prejudica o município, pois é através do número de habitantes que os planejamentos para os próximos 10 anos são trabalhados. Outra, os recursos de participação dos municípios são distribuídos de acordo com a sua população. Assim, perde o município e desta forma, invibializa muitas administrações que em alguns casos, perdem receitas.
A prefeitura de Maués já tomou suas providencias, convocando a população que ainda não foi recenseada, que procure a Escola Salum de Almeida, no Bairro Ramalho Júnior, onde funciona a representação local do IBGE.
É dever de todo cidadão, contribuir para que o município não seja penalizado com a perda de receitas.
Fica aqui o apelo para que esse procedimento seja divulgado ao maior número de pessoas, na cidade e no interior do município de Maués.

2 comentários:

  1. Aldemir, em parte, concordo com sua avaliação, mas observe que nesses exatamente dez anos desde 2001, início do reinado do “coronelzinho de barranco” e seus comparsas, CALCULE! Quantos milhares de filhos de Maués tiveram que agonizar pela perseguição implacável imposta pelo dito cujo prefeito, por pura vingança maquiavelística e índole, outras puramente por ser incômodo político!!! Resultando na saía (expulsão) dessas famílias inteiras de sua cidade natal para tentar vencer na vida em outras cidades pelo Brasil afora! Isto, contando com muita sorte, e orando a Deus para que na nova cidade escolhida não tivesse um administrador “amigo” do algoz!!! Feito as contas tenho a certeza que você concordará com os dados do IBGE os quais retratam fidedignas a realidade de nosso município. Isso sim, é uma vergonha para todos nós. Tem que haver um fim nessa história trágica, quase igual à época da inquisição...

    ResponderExcluir
  2. Sei não parente! Acho que o IBGE ta certo... Maués perdeu muitos filhos e famílias inteiras, que tiveram de sair pra arrumar trabalho noutro lugar que aqui não tem né mesmo? Fora os que tiveram que fugir de perseguição política desses grupos de políticos safados que tomaram o Poder prometendo mudança para as vidas das pessoas, mas não disseram antes que era pra andar Eles pra outro lugar... Tem que mudar isso mano... quando será?

    ResponderExcluir

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG