terça-feira, 26 de outubro de 2010

VEREADOR ALCI SANTOS quer ser pai do Programa Luz Para Todos

O vereador Alci Santos passou dos limites, ontem (25/10) e hoje (26/10) no Jornal do Franco Costa, na Rádio A Crítica FM de Maués, concedeu entrevista se apresentando como o articulador do Programa Luz Para Todos para a Ilha de Vera Cruz e adjacências. Alguns esclarecimentos se fazem necessários.
Primeiro: O Programa Luz Para Todos é um programa do Governo Federal.
Segundo: A expansão da energia para a Ilha de Vera Cruz não é de autoria do Vereador Alci. o projeto original não a contemplava.
COMO TUDO COMEÇOU
Quando os técnicos do Ministério de Minas e Energia estiveram em Maués, efetuando vistoria junto as Comunidades que seriam beneficiadas com o Projeto Experimental (Modelo) de Usina movida a luz solar, o Senhor Josué Lima Rocha (Agente da Amazonas Energia), pediu aos técnicos, inclusive os dois são gaúchos (temos as fotos de suas visitas às comunidades e em nenhuma o vereador estava presente), a possibilidade da energia elétrica chegar até a Ilha de Vera Cruz. Naquela ocasião, inclusive, o Senhor Josué sugeriu a travessia a partir do porto do SESP, em frente da Pousada Panorama do falecido Bahiano.
Os técnicos viajaram e a expectativa ficou no ar. Para alegria do Josué, eles (os técnicos, não o vereador Alci) comunicou que haviam repassado a solicitação ao setor competente e que a mesma seria analisada.
Mais uma vez comunicaram ao Senhor Josué (não ao vereador Alci e outros que querem adotar o programa como seu filho) que a solicitação foi aceita, faltava agora o projeto e os demais trâmites exigidos. A princípio, se propôs o levantamento de torres por sobre a ilha até Vera Cruz.
Essa possibilidade foi descartada devido ao elevado custo e então surgiu, a ideia de se construir uma mini usina na Ilha de Vera Cruz. Mais uma vez, foi descartado, pois a Eletrobrás Amazonas Energia (na época era Manaus Energia) teria que disponibilizar pessoal técnico para a sua operacionalidade.
Por fim, foi sugerido o cabo submerso. A ideia foi aceita e a empresa Eletrobrás Amazonas Energia promoveu a licitação, pois a fábrica só produz esse tipo de material sob encomenda.
Concluída a licitação, o projeto foi desenvolvido (sem a participação do vereador Alci Santos) e licitado. Contratou-se a empresa vencedora do certame para a execução do mesmo. Diante disso, outras Comunidades foram beneficiadas (não por indicação do vereador Alci e outros), haja vista a possibilidade de posteamento ser possível.
Então, essa é a verdade VERDADEIRA da energia de Vera Cruz. O vereador Alci deve explicações por suas declarações equivocadas, deixando a entender que foi de sua autoria e esforço a chegada da energia até a Ilha de Vera Cruz.
A população deve repudiar esse tipo de atitude de um homem público. As obras da orla que estão a vista de todos, ninguém ouviu um pronunciamento sequer por parte do vereador Alci, reclamando a sua continuação. A escola Francisco Canindé está com as obras de reforma paralisada, existe entulho e fios expostos no prédio da escola e ninguém ouviu o vereador Alci falar nada. Como o Luz para Todos é um Programa FEDERAL abrangente, que envolve muitas comunidades (muitas pessoas/votos) ele quer se apropriar de um esforço que não foi dele, sequer ele sabia dessa possibilidade, agora que será concluída ele tenta tirar o mérito dos verdadeiros autores e entra em cena, tentando se beneficiar de uma iniciativa que nunca foi sua.
No caso da Iluminação Pública, esse mesmo vereador sugeriu a sua extinção e quando foi inquirido, ele simplesmente respondeu:"deixa a gente ganhar a eleição". Essa frase ele disse na eleição na qual Alfredo Almeida e Sidney Leite eram candidatos em disputa e esse vereador, era do grupo do Alfredo. A frase foi dita durante um comício que aconteceu no cruzamento da Rua Eduardo Ribeiro com a Rui Barbosa, lembra vereador?
Feito esses esclarecimentos, só nos resta repudiar e condenar atitudes dessa natureza, pois do homem público, deve-se esperar atitudes éticas e exemplares.

2 comentários:

  1. Compamheiro Aldemir!
    Congratulo-me com vossas prestimosas informações para o Povo da Comunidade de Vera Cruz! Quão bom seria que um Edil que se diz, ser Pastor de Igreja Evangélica resolvesse por seguir verdadeiramente a Jesus Cristo e não fazer desacreditar ao povo com as suas atitudes incondizentes com a Verdade!!! Mas Deus Jesus Cristo não dorme, pode acreditar... Buscai a verdade e verdade vos libertará!!!

    ResponderExcluir

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG