domingo, 17 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO é coisa SÉRIA, Senhor Prefeito















*Aldemir Bentes de Maués

Dia 15 de outubro de 2010 - sexta-feira, dia do professor, abri o rádio e ouço aquela voz fanfarrona do Franco Costa entrevistando o prefeito (logicamente por telefone, pois sabe Deus onde ele estava), depois falou uma Senhora e o programa foi interrompido com a mensagem do deputado eleito Chico Preto.

Mas, vamos à fala do prefeito. Instigado pelo radialista a comentar só “vantagens”, até que ele usou um “tiquito” de humildade, quando reconheceu que a educação em Maués precisa de muitos avanços, em seguida, retornou ao seu estilo e começou a falar sobre o Plano de Cargos e Salários dos Professores que, segundo ele, já estaria sendo encaminhado para a apreciação na Câmara Municipal.

Ele não esclareceu que o Plano, só foi possível, depois de uma árdua mobilização de alguns professores heróis, aqueles que não temem os chicotes da opressão, repressão e ameaças. Pois bem, foi formada uma comissão e esta, elaborou o Plano. Depois de pronto, foi encaminhado para o setor competente da prefeitura, para análise, apreciação e aprovação. Ocorre que o plano só foi, os professores não tiveram retorno, e não sabem de que forma, este plano seguiu para a Câmara. O prefeito não teve a humildade e o cuidado, de discutir com a comissão, os diversos pontos de divergências do Plano, expondo aos professores o que poderia ser “atendido”, aprovado e o que não poderia ser aprovado, por conta da falta de recursos ou outro entrave que poderia comprometer as finanças municipais. Simplesmente, segundo ele, o Plano foi encaminhado para a Câmara.

Mais uma vez, depois de tantas outras, o prefeito não teve a postura de um homem público decente, não reuniu para discutir com a classe de professores o Plano de Cargos e Salários e só então, encaminhar à Câmara Municipal.

A funcionária que se reportou depois, falando em nome da Secretaria de Educação, relatou avanços e conquistas na educação do município, destacando o índice alcançado e a participação em eventos a nível nacional, no qual, segundo ela, Maués se destacou como exemplo (que exemplo?) em algumas áreas da educação.

Tanto a representante da Secretaria de Educação, quanto o prefeito, ambos não explicaram que educação é coisa séria, em educação, não se improvisa. Educação é a reunião de planejamento, ação e resultados. O planejamento educacional de um município deve caminhar agregado ao seu orçamento. É necessário um planejamento amplo, discutido, de preferência, junto com a sociedade e suas representações. O município deve discutir o tipo e a forma de educação a ser adotada. Como desenvolver as ações para se obter os resultados planejados. Devem-se analisar os resultados, buscando melhorar as deficiências e aprimorar os positivos. Educação é um conjunto de pessoas treinadas e preparadas para aplicar o conhecimento em sala de aula, preparando pessoas (cidadãos) para a vida, buscando despertar em cada aluno, o senso crítico e a conscientização para melhor desempenhar seu papel no meio atuante, repassando seus conhecimentos a outras pessoas e que esses conhecimentos, sejam revertidos visando o bem estar das pessoas.
Educação de Qualidade se constrói remunerando bem os profissionais da educação, oferecendo condições para o desempenho de suas atividades, criando ambientes adequados para a prática da busca do conhecimento.

Avesso a estas questões, a representante da secretaria de educação e o Senhor prefeito, não mencionaram que Maués está carente e precisa urgentemente, sanar alguns problemas crônicos em nossa Educação.
1. O município não dispõe de creches, suprindo, de forma precária, através de parcerias com escolas particulares, como igrejas e associações;

2. A demanda de alunos cresceu, mesmo assim, não se construiu nenhum prédio novo para abrigar esta demanda. As Escolas Santina Prado de Negreiros não possui prédio próprio, está funcionando em prédio alugado e em péssimas acomodações, até o muro desabou. A Escola Nossa Senhora da Conceição, também não possui prédio próprio, está funcionando no antigo prédio onde funcionou o Sanatório. Neste local, há duas fossas sem as tampas, o que poderá vir a contribuir para um acidente, pois a escola abriga na maioria, crianças.
3. A Escola Francisco Canindé Cavalcante, começou uma reforma mal planejada, pois a mesma está parada por falta de pagamento dos trabalhadores. Fios energizados estão expostos, as salas tiveram os antigos cobogós isolados, o que contribui de forma alarmante, para o aumento do calor nas salas da escola, pois existem apenas dois VELHOS ventiladores por sala para amenizar o calor. Entulhos estão amontoados no pátio da escola.
4. O ônibus CONTRATADO pelo município para transportar alunos da zona rural até as escolas, estão sucateados, sem as mínimas condições de transportar pessoas, enquanto isso, o município recebeu em 04/2010, R$ 308.000,00 para aquisição de ônibus, através do Programa Caminho da Escola.

5. O salário dos professores são os mais baixos possíveis e agora, o Plano de Cargos e Salários só veio à tona, porque, como se sabe, pela iniciativa e mobilização de alguns poucos professores heróis, senão, nunca, de própria vontade, o prefeito e sua equipe, buscariam criar condições de melhorias para os professores desempenharem suas atividades com dignidade.
6. A merenda escolar chegou a atrasar 08 (dias) no começo do ano escolar e ninguém justificou o atraso, pois o dinheiro para a sua manutenção já estava (e com antecedência) na conta do município na Agencia Local do Banco do Brasil.

Então Senhor prefeito, as suas ponderações a cerca da Educação em nosso município não condizem com a realidade. Imaginem como não estarão as escolas na zona rural. Uma das quais eu visitei (2009), a casa do professor (Comunidade no Lago Grande) era uma aberração. Parecia choupana, tapiri. O sanitário era do tipo “buracão”, privadão, sem privacidade e conforto ao professor.

Como Vossa Excelência prometeu que “nesses últimos anos de mandato, serão como 04 anos”, é bom que comece já, pois o estrago está feito. Mas deixe a pavulagem de lado, permaneça mais aqui no município, ouça as pessoas, pois Vossa Excelência foi eleito Prefeito de Maués, Vossa Excelência não é prefeito de Manaus, de Brasília. Só viaje quando se fizer necessário e inadiável. Acompanhe de perto as ações da prefeitura, seja o comandante, não o comandado, senão, nada irá MELHORAR.
Aproveitando, como perguntar não ofende, pergunto a Vossa Excelência, o que mesmo que o Senhor de nome Manoel Rodrigues faz pela educação de Maués? Qual a sua contribuição para a sua melhoria? Qual a sua importância na educação de Maués? Ele é tão necessário que é insubstituível? O que mesmo que ele faz?

Lembre sempre: EDUCAÇÃO é coisa séria, em EDUCAÇÃO não se IMPROVISA.

*Aldemir Bentes é escritor, formado em Letras pela UEA, Acadêmico de Ciências Econômicas – UEA – Núcleo de Maués.

E-mail: aldemirbentes.maues@hotmail.com
Acesse o Blog: http://blogdoaldemirdemaus.blogspot.com/search?q=

Um comentário:

  1. Aldemir! Sinceramente, espero que esse projeto de lei de Planos de Cargos e Salários venha realmente suprir as necessidades pleiteadas pelos Professores Municipais! Que possa corrigir a distorção salarial mesmo atrasado e possa dar aumento real ao salário, nivelando-o ao Piso Nacional, que é o mínimo que deve ser feito!!!
    Parabens ao Professores que tiveram coragem para exigir respeito e melhoria salarial! Não dando importância para as possíveis retaliações...

    ResponderExcluir

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG