sábado, 16 de outubro de 2010

Acorda Maués! Deixa de Tapeação - O golpe fracassado

*Aldemir Bentes de Maués
Era assim, nos idos anos 50, 60 e 70. Os nossos velhos políticos, cada um a sua maneira, criavam bordões que os identificavam junto à população. Ao convocarem o povo para os famosos comícios em época de campanha política, os locutores da época estufavam o peito e chamavam a população. Um dos bordões mais famosos da história era esse: Acorda Maués! Deixa de Tapeação. Podemos traduzir, ao pé da letra, e aos dias de hoje, nas seguintes formas e significação: Abre os olhos Maués! Chega de Enganação ou ainda; Desperta Maués! Chega de Corrupção. Outros adjetivos, deixo por conta da imaginação de cada leitor ou leitora.

Voltando aos nossos dias, depois de uma árdua campanha política, a maioria dos envolvidos, perdedores e ganhadores, saíram em férias. Os perdedores, refletindo os pontos negativos e buscando meios ou formas de reverterem os fracassos nas próximas eleições. Os vencedores não cabem em si, estão vaidosos, cheios de planos, arquitetando o que a maioria das pessoas comuns nunca imaginou. Somente eles e DEUS sabe de seus planos. Ainda tem os que ganharam muito dinheiro à custa de pessoas pobres de esperança e de conhecimento. Os chamados espertalhões, aqueles que negociaram votos, ganharam dinheiro e o lucro, foram gastar em outras plagas. Adeus Maués, adeus Amazonas, seus destinos foram às praias do nordeste, do sudeste e do sul do país. Que crise que nada, durante existir uma população miserável que somente sobrevivem, eles estarão sempre “rindo” de nossas caras.

Pois bem, mas, antes das merecidas farras, um grupo de secretários “importados”, aqueles que caíram aqui nesse paraíso e se deram bem à custa do dinheiro público, arquitetaram um plano diabólico secreto para neutralizarem os “super poderes” de um único secretário. Pura inveja! Muitos deles querem a sua pasta. Eles devem pensar, “lá é que rola muita grana”. E todos os descontentes se reuniram, depois que o chefe chapéu branco ter dado carta branca para demitirem ou afastarem, todos aqueles que não “rezaram a sua cartilha”. Aproveitaram o embalo e incluíram nessa lista o “super secretário”.

Depois, para ninguém assumir sozinho o estrago, viajaram...
O pedido de demissão chegou à mesa do secretário de administração. Ele olhou, olhou, virou folhas e quando viu incluso o nome do “super”, estremeceu. Esse, falou em alto e bom som, “só o prefeito pode assinar a sua demissão”.
Como em tudo há os “espiões”, os “traidores”, “os amigos”, até na Inconfidência Mineira, havia dentre eles, um “amigo” ou talvez, “traidor”, a história dirá, e esse avisou o “super” e invejado secretário. Esse emissor deve ser uma pessoa de extrema confiança do “super”, pois o seu telefone, rejeitava todas as ligações. Graças a Deus, ele atendeu esse tão importante telefonema, senão, hoje, a história seria outra e o desfecho “muito trágico”, mas já previsto e anunciado. Basta alguém, dentre os “que sabe das coisas” se sentirem desprestigiados, traídos, demitidos, a bomba explode.

A par da grande orquestração diabólica, o super buscou contato com o secretário e confirmou a veracidade dos fatos.
Em seguida, ligou para o homem do chapéu branco e lhe deu um ultimato: ”Se o fato proceder, quero que você mesmo assine o documento, não aceito nenhum outro, nem vice prefeito e nem secretário, somente você”. Depois de alguns segundos, completou, “se eu sair, quero que saiba, sairemos juntinhos, abraçadinhos, coladinhos e para o mesmo destino”. Silêncio na ligação, depois o aparelho foi desligado.

Minutos mais tarde, o homem do chapéu branco retorna ao super e já um pouco descontraído e em tom de brincadeira, explicou: “tudo não passa de gozação, era uma brincadeira que queriam fazer com você”. O super ficou sossegado, mas a partir de agora, o super tem que rever seus conceitos. Saber com quem está envolvido, pois o poder e o dinheiro podem provocar no homem, estranhas e inimagináveis atitudes. Por dinheiro e poder são capazes de matar, trair. Cuidado super, seus opositores estão com muita inveja e querem tomar seu lugar.

Alerta povo de Maués, lembram daquele desafio que lançamos, foi tentado, mas quem tem rabo preso, quem não tem mãos limpas, quem não tem moral e ética, jamais poderá agir INDEPENDENTE, sempre estarão subordinados as amarras da obscuridade, onde só os infiéis compreendem e sabem porque estão reféns.

Assim, fechando esta quase tragédia grega, poderíamos pedir mais atenção do povo de Maués e usarmos o jargão “Acorda Maués! Chega de Tapeação!!!!!!!!!!!!!!!!!

Somente o povo consciente pode mudar sua história.


*Aldemir Bentes é escritor, formado em Letras pela UEA, Acadêmico de Ciências Econômicas – UEA – Núcleo de Maués.

E-mail: aldemirbentes.maues@hotmail.com
Acesse o Blog: http://blogdoaldemirdemaus.blogspot.com/search?q=

Um comentário:

  1. Caro Aldemir!
    Como diria o psicanalista Freud!!!
    (...)"Ser ou não ser! Eis a razão..."(...)
    Muito óbvio, acho que você descreveu corretamente todas as ações dos principais personagens!!! em seus mííínimos detalhes...
    Concordo que é chegada a hora de nós o Povo acordar mesmo...

    ResponderExcluir

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG