quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O QUE É LIBERDADE

*Por Aldemir Bentes de Maués

Maués-AM. quarta-feira, 22 de setembro de 2010.

A palavra liberdade teve seus fundamentos no campo político, não se relacionando ao estado de consciência, de espírito ou psíquico do homem e sim, o seu estado perante a polis. Na etimologia grega, significava liberdade de movimento de corpo. Na antiguidade, era uma qualidade do cidadão, aquele que era livre, sem coações e sem limitações.
Essa condição de liberdade, com o advento da cultura moderna, das ciências e das religiões, foi aos poucos, ganhando significado relacionado à condição humana, isto é, a condição do espírito, da alma, da consciência.
A palavra liberdade entrou para a história da humanidade como uma condição para que o homem pudesse desfrutar de uma vida digna, sem restrições, cabendo a ele, decidir seus atos, fazendo referência ao livre arbítrio que foi dado por DEUS ao criar o homem a sua imagem e semelhança.
Assim, podemos afirmar que há dois tipos de liberdade: a liberdade de corpo e a liberdade de consciência (pensamento).
Como liberdade de corpo, podemos dizer da condição do homem na sociedade, quando o homem está livre, liberto perante as regras do estado, desta forma, participa, a sua maneira, da vida e das decisões dessa sociedade, podendo concorrer a cargos públicos, votar e ser votado. Quando esse ser liberto, quebra as regras da sociedade, é punido, e uma das formas do estado (sociedade organizada e representativa) fazer valer suas regras é aplicar ao infrator, a perda da liberdade de movimento de corpo. Uma das formas na qual o homem perde a liberdade de movimento é a manutenção do mesmo em cárcere privado, fazendo com que o homem viva sob regras disciplinares punitivas e repressivas.
Já a liberdade de pensamento (consciência) é a forma livre que o homem tem para pensar, agir e decidir sobre seus atos. Essa forma de liberdade, o homem é soberano, pois mesmo estando preso, o seu pensamento continua livre. Mas uma forma de “perturbar”, “confundir”, “restringir” essa liberdade o próprio homem buscou formas para que essa condição fosse quebrada, paralisada, interrompida, provocando perturbações psicológicas através de perseguições, terrorismo, ameaças, medo e coação.
Essas formas de ameaçar a liberdade de pensamento e de decisões são comuns no meio político em época de eleições ou quando aquele que detém o poder, busca de forma autoritária, encobrir suas ações escusas e continuar no poder.

Em Maués, infelizmente este tipo de ação está ocorrendo. Os funcionários municipais ou aqueles que de alguma forma dependem, “para sobreviverem”, de alguma forma de ajuda e ou/pagamento do município, estão sendo coagidos a seguirem os desejos “soberanos” do chefe do poder municipal que a todo custo, quer eleger os “seus candidatos”. O pensamento, a opinião, a vontade dessas pessoas, ficaram no último plano, pois o que vale, é o “que o chefe pensa” e decide. Esse serzinho infeliz e incompetente, está escravizando esse povo que se cala e aceita esse tratamento “desumano” “imoral” e escravagista desse hipócrita. Ele pensa que é dono de nossas vontades, que nossos votos são mercadorias ou propriedades dele, o qual pode negociar com outros políticos. Nas carreatas, nos comícios, ele obriga funcionários a participarem para “dar quorum” e com isso, elevar seu “ego”, aumentar sua pavulagem.
Pequenino, insignificante, erro da natureza e que por azar, viestes a ocupar um lugar que nunca deverias ter sido teu. Ingrato, insensato, inescrupuloso, para de perseguir nosso povo. As pessoas são livres, de corpo e de alma, você não tem o direito e nem a competência para interferir na vontade de ninguém.
A história de Maués está em nossas mãos.

Aos funcionários e pessoas que estão sendo manipuladas por esses insanos, usem sua liberdade Intelectual, votem no candidato que vocês próprios acharem convenientes, capazes, não votem em nenhum candidato indicado por esses líderes mercenários, pois eles não estão pensando em vocês, em seus filhos, em nosso município, eles estão ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE pensando em ganhar dinheiro e poder.
Se esses candidatos que eles negociaram os seus votos se elegerem, eles ficarão mais fortes, assim, eles continuarão a humilhar a interromper as Vossas liberdades, liberdade essa que foi dada por Deus.
Pense, reflita, use a sua liberdade para dar um basta na caminhada desses hipócritas.

Ou você muda a nossa história, ou a escravidão, o terrorismo, a perseguição farão parte de nossos dias.

A decisão é sua. Se você decidir errado, todos nós vamos continuar a sofrer nas mãos desse serzinho, torto e arrogante.

Visite o Blog do Aldemir: http://blogdoaldemirdemaus.blogspot.com/search?q=
Opine, critique, colabore, comente: e-mail: aldemirbentes.maués@hotmail.com
Não jogue este texto na via pública, mantenha limpa a nossa cidade!
*Aldemir Bentes é filho de Maués, Escritor, Formado em Letras pela UEA – Núcleo de Maués – Maués-AM, 22/09/2010 – quarta-feira – 22:58 a 01:22

3 comentários:

  1. Acho muita conversa fiada, ou esses funcionários são um bando de bundões, porque não denunciam ao Ministerio Público, é só levar umas testemunhas e pronto, formalise a denuncia. Ou tudo não passa de conversa fiada.

    ResponderExcluir
  2. Sabe Ademir, não é só "esses" funcionários (SIC) conforme comentário desse adjeto oculto que se diz anônima, principalmente esse, que se quer tem coragem de mostrar sua cara se é que tem. Não devias nem permitir esse tipo de comentários danosos à saúde pública, não dá pra debater com quem não existe.
    Mas quero dar-lhe os parabéns, continue a expor as verdades miseráveis que esses indivíduos produzem... Yenho certeza que Deus continuará a lhe proteger...

    ResponderExcluir
  3. Me admiro muito um cabra desses querer fazer um comentario do cidadão aí de cima, se ele não quis colocar o nome é pq tem seus motivos, vc só não vai pra cadeira eletrica pq aqui no Brasil não tem seu cabra safado, ou tu tá pensando que é santo, seu ruminante tracionado.

    ResponderExcluir

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG