sábado, 11 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010.- FARINHA DO MESMO SACO?


*Por Aldemir Bentes de Maués

Maués-AM., sábado, 11 de setembro de 2010.

O jargão “farinha do mesmo saco” é muito usado no seio de nossa sociedade e faz parte de nosso linguajar. Ele é usado quando queremos dizer “a mesma coisa”.
Calma leitor e eleitor, explico. Por exemplo, se queremos dizer que uma pessoa é igual à outra, dizemos, de forma irônica “são farinha do mesmo saco”. Significa dizer que ambas possuem os mesmos defeitos de caráter, que agem de modo semelhante. Entendido?

Pois bem, na política partidária existem muitos exemplos desse jargão.
Os maus administradores, os péssimos administradores, os administradores incompetentes, corruptos, os administradores aproveitadores, os administradores pávulos, os administradores insignificantes, os administradores medíocres, insensatos, inescrupulosos, os administradores que administram em causa própria, usam dos mesmos artifícios quando querem impor suas vontades que nem sempre ou quase sempre, não são da maioria, ai, eles:
Perseguem adversários,
Demitem funcionários,
Ameaçam funcionários,
Impõe o medo,
Impõe o terror,
Obrigam funcionários a seguirem à risca suas vontades.

Nas últimas administrações, tudo isso ocorreu no município de Maués. Quando um novo prefeito assumia, demitia os funcionários admitidos pelo seu antecessor, sem levar em conta se eram ou não concursados. Foram mais de três mil pais de famílias que perderam sua fonte de renda, pois foram demitidos por prefeitos fajutos, perseguidores, hipócritas! Quantas famílias ficaram sem condições de honrar compromissos assumidos, pois da noite para o dia, sem aviso prévio, “estavam no olho da rua”, sem direitos. Esses arrogantes, que pensam estarem acima das leis, não hesitam em se “vingar” de quem atravessa seu caminho, que pensa diferente deles ou que atrapalha seus esquemas diabólicos. Como o mal por si só se destrói, estamos vendo o desfecho dessas “traições” entre eles. São grupos rachados, são ex-aliados se digladiando, são antigos parceiros se distanciando.

Para as pessoas compromissadas com o progresso de Maués e que repudiam às ações desses decadentes governantes, é o começo de um novo tempo para Maués. Não devemos cruzar os braços, devemos sim, pensar em 2012.

Mas é preciso que se crie uma nova opção, buscando pessoas que queiram trabalhar pelo progresso de Maués. Aqueles que buscam o poder para “armar” seus esquemas, aqueles que buscam o poder para “encobrir” suas falcatruas, devem ser rejeitados e exterminados da vida pública.

O teatro que se apresenta no momento, chega a confundir o eleitor menos avisado. O prefeito criador que também demitiu, que perseguiu, que devastou nossas florestas, agora acusa sua cria e encenam uma briga. Se formos analisar essas encenações com racionalidade, veremos que tudo não passa de uma grande armação para fortalecer o criador. Esse grande cenário é apenas um ato dessa encenação. Há indícios da união de grupos adversários para a disputa da próxima eleição para prefeito. Entre a incerteza de uma vitória, esses grupos buscam a preparação para a volta ao poder em grande estilo, pois a cria, esse câncer miudinho que contaminou a administração pública de nosso município, está seguindo a “cartilha” de seu criador ao pé da letra. Quanto à união de declarados adversários, devemos observar que os dois candidatos até então adversários, hoje estão na mesma coligação. Que adversários são esses? Que buscam os mesmos votos? Essa criaturinha insignificante que corroeu e contaminou de maldade a administração pública, contagiou o legislativo que também está praticando os mesmos atos de péssima administração. Ninguém vê nada, ninguém reclama de nada.

Esse câncer criou raízes, cresceu os olhos no dinheiro que o poder público pode proporcionar, através de esquemas e atos arbitrários, deixou o povo de Maués entregue a própria sorte. Uma cidade bonita como a nossa, que tem uma história, está aos poucos, se transformando em uma cidade triste e sem expectativa de dias melhores. Reflexo desses desmandos e da falta de administração responsável, foram à tona durante o festival de verão 2010, em uma única noite, sete pessoas foram esfaqueadas, ocorrendo um óbito.
Dos pretensos candidatos em 2012, nenhum deles é capaz de governar Maués com isenção, responsabilidade e independência. Todos estão contaminados com as amarras do comprometimento, com a recíproca dos favores, com a continuidade dos esquemas escusos.
Então, devemos pensar em outra alternativa, começando a partir de agora, o início de uma nova história para a nossa cidade e dias melhores para a população.

Ou Será que os nossos políticos são FARINHA DO MESMO SACO?



Visite o Blog do Aldemir: http://blogdoaldemirdemaus.blogspot.com/search?q=
Opine, critique, colabore, comente: e-mail: aldemirbentes.maués@hotmail.com
Não jogue este texto na via pública, mantenha limpa a nossa cidade!
*Aldemir Bentes é filho de Maués, Escritor, Formado em Letras pela UEA – Núcleo de Maués – Maués-AM, 11/09/2010 – sábado. 09:18

3 comentários:

  1. Caro Aldemir!o Alfredo Almeida nunca vai ganhar para prefeitto de Maues!e o que vc sonha,mais nao vai!!!ele nao e querido!!!o proximo prefeito de maues se chama Sidney Leite!!!ei sei q v c nao vai postar essa mensagem!!!obrigado

    ResponderExcluir
  2. O QUE CHAMA MAIS ATENÇÃO NESSA HISTORIA TODA E QUE HA NO MEIO DO POVO AQUELES QUE EM NOME DA EMOÇÃO E DE UMA OBEDIENCIA CEGA QUE BEIRA O FANATISMO, QUE NAO DEIXA VER O OBVIO A REALIDADE DOS FATOS. ESTA ANALISE FOGE DAS RAIAS DA AMIZADE, DA IDEOLOGIA PARTIDARIA, RELIGIOSA E EFETIVA. VAMOS FAZER UMA CONTA BASICA: NO PERIODO DE GOVERNO DO ENTÃO PREFEITO CARLOS ESTEVES, PASSANDO PELO BETO, SIDNEY, BELEXO, VAO AI APROXIMADAMENTE UNS 30 ANOS DE GOVERNAÇA. A PERGUNTA E, QUANTAS ESCOLAS, HOSPITAL, POSTO DE SAUDE, CRECHE, PAVIMENTAÇÃO, MEIO FIO, ASFALTO, PORTO HIDROVIARIO, MORADIAS FORAM CONSTRUIDAS E ENTREGUES E NAO AQUELAS DO PLAYMOBIL, OU CASA DA BARBY, ATE MESMO A IMPLANTAÇÃO DO PCCS (PLANO DE CARGO CARREIRA E SALARIOS), FICA NITIDO PARA QUEM PRIMA PELA BOA ADMINISTRAÇÃO DO BEM PUBLICO, A TOTAL E COMPLETA FALTA DE TATO ADMINISTRATIVO, HAJA VISTA O ALTO INDICE DO DEFICIT NA EDUCAÇÃO, NA SAUDE, MORADIA, INFRA-ESTRUTURA. ISTO SEM FALAR NA CAMARA MUNICIPAL QUE DURANTE ESSE TEMPO FEZ O QUE. QUAL LEI FOI CRIADA PARA BENEFICIAR A SOCIEDADE, OU MAIS, QUAIS AS LEIS CRIADAS E QUE ESTAO EM VIGOR. DIANTE DESTA PROVA BASICA DE MATEMATICA, FICA CLARO QUE MAUES NAO NECESSITA DE ARDOROSOS MILITANTES POLITICOS, DE BEATOS DO SANTO PARTIDO OU DE SANTOS DOS ULTIMOS ACORDOS, MAUES NECESSITA DE BONS ADMINISTRADORES QUE ESTÃO COMPROMETIDOS COM O POVO. MINHA AVO DIZIA QUE CAVALO VELHO NAO APRENDE TRUQUE NOVO.

    ResponderExcluir
  3. A POLITICA E SUA POLITICA
    HA ALGUNS TEORICOS QUE AFIRMAM QUE A POLITICA E A ARTE DE CONVERGIR OS DIVERGENTES, MAS ULTIMAMENTE A POLITICA TORNOU-SE A ARTE DE CONVERGIR OS INTERESSES IMEDIATOS, CUMPULSORIOS E VANTAJOSOS, DIANTE DA INCERTA E TENUE REALIDADE DO MOMENTO. A ARTE DE UNIR FORÇA PARA O FORTALECIMENTO DE GRUPOS DE DESPOTAS SEM ESCLARECIMENTO E CAUSA, QUE SE MACOMUNAM A FIM DE SODAR A FE PUBLICA E OS DIREITOS DO CIDADAO.
    A POLITICA TEM UMA VANTAGEM E QUE NO MEIO DE TODOS OS MALES SURGEM UMA NOVA CLA DA DISSE SOCIAL, A DOS ARTISTAS CENICOS DA ARTE DA DISSIMULAÇÃO

    ResponderExcluir

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG