segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ELEIÇÕES 2010 - A nossa vez

A história política de Maués é marcada por nomes de peso na política regional e nacional. Aqui de Maués já elegemos dois senadores da república, o ilustre José Raimundo Esteves ou simplesmente Zé Esteves. José Esteves foi prefeito de Parintins e chegou ao senado da república, fez história na terra vizinha, mas sempre manteve um forte vínculo com nossa terra. Tivemos ainda o privilégio de elegermos a primeira senadora do país, a distinta e prestimosa senadora Eunice Michiles. Dona Eunice Michiles foi casada com o saudoso Darcy Augusto Michiles, pai de Beto Michiles. O grande sonho de Darcy Michiles era ser prefeito de sua terra, objetivo que não conseguiu realizar, mas, jamais desistiu de ajudar seus conterrâneos. Darcy jamais saiu daqui, aqui viveu a maior parte de sua vida. Ainda tivemos os deputados estaduais Homero de Miranda Leão, Darcy Humberto Michiles "Beto Michiles", Simão Barros, Alfredo Almeida, Carlos Esteves.
Na Câmara federal tivemos Rafael Faraco e o nobre Darcy Humberto Michiles que no momento, tenta uma vaga.
Se analisarmos os últimos anos de nossa história política, não conseguimos eleger, sequer, um único deputado estadual da terra. Os políticos locais, preferem apoiar políticos de outras paragens, os chamados "paraquedistas".

Agora é a nossa vez. Temos bons nomes para deputado estadual e federal. Todos são políticos experientes e já exerceram ou exercem cargos eletivos.
Há a necessidade de votarmos em nossos conterrâneos. Por quê? Porque votando neles, podemos cobrá-los depois, exigindo que eles cumpram com as promessas de campanha. Particularmente, estava dispostos a votar em candidatos não filhos de Maués, mas analisando a nossa situação e o momento político, resolvi votar na prata da casa. Aquele candidato que melhor apresentar propostas viáveis de serem executadas, estes serão meus candidatos. Mas preparem-se, eu vou cobrar ações concretas deles, se caso forem eleitos.
Nos últimos anos perdemos muitas ações de governo, seja estadual ou federal, para o município de Parintins. Tudo isso ocorre porque não temos força política e representantes a altura de nossa história e de nossas lutas.
Agora é a nossa vez - devemos cobrar de nossos candidatos ações que possam desenvolver nosso município, sem a necessidade de darmos "esmolas" para nossos irmãos mais necessitados sobreviverem. Devemos cobrar, caso sejam eleitos, que busquem recursos que promovam a geração de emprego e renda e que os recursos destinados a Maués possam ser aplicados em suas finalidades e não desviados para outros fins. Devemos cobrar a instalação de um Campus Avançado da UFAM em nossa cidade, com cursos de pós-graduação para nossa população, pois hoje a UFAM não tem sequer um escritório de representação. Devemos cobrar a expansão de cursos da UEA, pois muitos cursos, como o de Letras, por exemplo, saíram do currículo local.
Vamos conversar com nossos candidatos, vamos sugerir, vamos fazer parcerias para que possamos eleger nossos próprios representantes, os quais, depois de eleitos, continuem a ouvir o povo. Chega de pedir rancho, gasolina, telha, gás e outras coisas momentâneas, vamos pedir o bem para a maioria de nossa gente. Bens que possam gerar emprego, que possam melhorar nossa condição de vida, é isso que o povo merece.
Vamos nos unir e eleger nossos representantes, filhos de Maués que estiverem comprometidos com o nosso desenvolvimento, e se eleitos, não cumprirem, voltaremos ao passado recente, elegeremos os paraquedistas caramuri que aqui aterrisam de quatro em quatro anos.

Não troque e nem venda seu voto. O voto não é mercadoria. Se você o vender, não tem como cobrar de seus candidatos.

Aos nossos candidatos: sejam mais autênticos, responsáveis, éticos e transparentes quando estiverem no exercício de seus mandados, só assim, poderemos votar em vocês e sentir orgulho de nossas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG