segunda-feira, 3 de maio de 2010

CÂMARA DE VEREADORES: Tem cheiro de Acordão no AR




CÂMARA DE VEREADORES DE MAUÉS.
Tem Cheiro de Acordão no AR.
*Por Heraldo Santos
segunda-feira, 03 de maio de 2010

Durante a semana que passou, andando em diversos lugares da cidade, nos deparamos com diversas pessoas que manifestavam estarem surpresas com diversas denúncias que foram feitas da Tribuna da Câmara Municipal de Maués, especialmente pelos vereadores Simildo Rocha e Júnior Leite, contra o Presidente da Câmara.
As pessoas manifestavam surpresa sim, porque nesta legislatura da Câmara, nunca se denuncia nada. Por que agora? De repente alguém diz “há já sei” é que os membros da mesa diretora da Câmara, inclusive o presidente, nos bastidores teriam manifestado o desejo de votar contra a aprovação das contas do ex-prefeito Sidney Leite. Então vêm a tropa que defende o ex-prefeito e num contra ataque fulminante “detona” denúncias contra o presidente e a mesa diretora da Câmara Municipal. Foram denúncias gravíssimas que devem merecer de nossa parte e da parte do amigo leitor, todo interesse de que as mesmas sejam apuradas, afinal, as denúncias foram feitas por vereadores que foram eleitos para fiscalizar o destino do dinheiro público do nosso município, coisa que raramente fazem. E já que erraram, vamos ajudá-los nessa empreitada.
De posse dos discursos dos Senhores Vereadores Simildo Rocha e Júnior Leite, vamos encaminhá-las ao Ministério Público, para que este órgão fiscalizador possa investigar as denúncias e elucidar os fatos, afinal as denúncias são realmente gravíssimas sobre desvio de finalidade dos recursos da Câmara.
Ocorre que a nossa atual Câmara, que não tem costume de fiscalizar nada, provoca “desconfiança” dos eleitores e dos cidadãos de Maués. É que para muitas dessas pessoas, inclusive para mim, tem cheiro de “acordão” no ar. Tomara que estejamos enganados.
Dizem os analistas da política mauesense, que a pressão em cima do presidente, é para que ele e seus parceiros da mesa diretora, desistam de votar contra a aprovação das contas do ex-prefeito e que os denunciantes, em troca, retirariam as denúncias contra o atual presidente, e desta forma a Paz que sempre reinou entre eles, que são do mesmo grupo, voltaria a reinar e entre mortos e feridos, todos se salvariam. E em relação ao povo? Isso é o de menos, até 2012, todo mundo já esqueceu isso.
Ocorre que nossa Câmara Municipal, nos últimos DEZ anos, tem dado todas as margens possíveis para a população desconfiar dos seus atos, em especial quando se trata em fiscalizar, senão, vejamos:
Pergunte aos vereadores se por ventura eles sabem o que se fez com as verbas destinadas ao primeiro convênio das primeiras 92 casas populares de madeira, construídas no Novo Bairro que já se encontram caindo nos dias de hoje.
Se eles sabem dos mais de R$ 100.000,00 que teriam sidos investidos na fábrica de redes que teria sido construída em Maués.
Ou ainda, se eles sabem, das mais de 1.000 casas populares que teriam sido construídas na zona rural com o dinheiro da AMBEV.
Se sabem da verba que veio para a construção do aterro sanitário na Estrada do Bacabal.
Indagamos mais. Quase 7.000.000,00 para a construção do esgotamento sanitário que nunca foi inaugurado. Será que alguém fiscalizou ISSO? Aliás, eu enquanto vereador, fiscalizei e continuo fiscalizando e se alguém quiser mais detalhe, é só me procurar. Se não fossem nossas ações fiscalizadoras, com certeza já teriam feito farra de inauguração para uma obra que nunca foi concluída, cujo dinheiro, o município já recebeu em toda sua totalidade.
Merenda escolar e até professores que faltam na zona rural, renda cidadã que reduziram praticamente a zero, tudo isso, e outras coisas mais, alguém fiscalizou?
Por que começar uma obra na beira do rio quando a água já começava a subir? Estariam eles pensando que estariam construindo um submarino? Aliás, até isso é construído em um estaleiro, fora da água.
É por estas e outras que a população desconfia quando tem alguma denúncia, quando isso ocorre, fica cheiro de acordão no ar. Será que já é para salvar a pele de alguém de novo? Afinal, os homens são do mesmo grupo. E como na nossa Câmara não tem oposição para nada, a desconfiança aumenta ainda mais, porque o normal, nos poderes legislativos do país é que tenha situação e oposição para que assim, haja um equilíbrio de forças e de ideias e assim enriquecer um poder legislativo, o que não é o caso da Câmara Municipal de Maués, que se transformou num verdadeiro Acordão para tudo.
Então eu me apego num adágio popular que diz “A unanimidade é burra”.
Resta-nos torcer para que tais afirmações das pessoas desconfiadas, não venham a se concretizar. E que a Câmara de Maués vote a conta do ex-prefeito dentro das regras que exige o caso e que as denúncias dos vereadores Simildo Rocha e Júnior Leite, sejam apuradas até o fim e assim, esclarecer a verdade, só assim, a nossa Câmara poderá recuperar a sua credibilidade junto a opinião pública.
FIQUE DE OLHO e TIRE SUAS CONCLUSÕES.

*Heraldo Santos é radialista, cidadão de Maués. – segunda-feira - de 18:30 às 19:41 h
Disponível no Blog do Aldemir: http://blogdoaldemirdemaus.blogspot.com/search?q=
“Não jogue este texto na via pública, mantenha limpa a nossa cidade”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa matéria.Comentários alheios ao assunto ou que agridam a integridade moral das pessoas, palavrões, desacatos, insinuações, serão descartados.

SIGA ESTE BLOG